Durante sua palestra no 9º ConviRH, o diretor de RH da C&C - Casa & Construção, Jorge Jubilato, apresenta as ações que impactaram diretamente na redução do turnover da companhia.
Mesmo que a demanda por profissionais seja menor que a oferta de candidatos, o processo de contratação e treinamento é demorado e pode exigir muitos recursos da organização quando acontece em grande escala.
Apesar de inúmeras empresas já estarem realizando ações de retenção de talentos, o tema ainda é um desafio para as organizações. O desafio se dá principalmente entre os jovens da geração Y.
A presença do profissional do RH na vida da empresa é relevante desde o momento em que o profissional é contratado até mesmo em que o momento em que o talento, por algum motivo, passa pelo desligamento. Por isso, a área de RH é estratégica.
Em 2013, o turnover da Rede C&C atingiu um percentual de 4,5% - o equivalente a 54% ao ano. Em 2014, o índice caiu e chegou ao patamar de 2,7% - o equivalente a a uma taxa de 32% de rotatividade de profissionais/ano.
A implantação e o gerenciamento do plano de cargos e salários devem ser bastante cautelosos, pois o não cumprimento do mesmo, bem como a falta de conhecimento e informação por parte dos funcionários, pode acarretar em sérios problemas.
Pesquisa conduzida no país revelou que 80% dos trabalhadores querem mudar de emprego. Destes, 73% estão procurando uma oportunidade e o que mais dizem motivá-los a buscar novos ares é a falta de um plano de carreira onde atuam.
Engajar pessoas é um dos grandes desafios que afetam diretamente a sustentabilidade dos negócios. Esta relação pessoas versus organização tem sido palco de grandes mudanças na estrutura das organizações.
Em entrevista ao RH.com.br, Fernando Paiva, diretor-executivo da heads Soluções em Recrutamento, afirma que o Brasil está acima da média de rotatividade não somente em relação aos países latinos, mas em relação ao mundo.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria de negócios Hay Group, em parceria com o Centre for Economics and Business Research, a rotatividade de talentos nas empresas deve aumentar ainda mais nos próximos anos.