O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






15/06/2016
RH » Salários e Benefícios » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Robert Walters lança guia salarial em português

Em um momento de mudanças extremas no Brasil, a Robert Walters lança seu primeiro guia salarial completo em português. Apesar do cenário econômico vir causando impactos diretos sobre salários e queda ou paralização de contratações em algumas áreas pesquisadas, há boas notícias para profissionais que atuam nos setores certos ou que possuem algumas habilidades-chave.

A situação política atual vem trazendo consequências diretas sobre as políticas cambiais e fiscais, e as empresas estão contratando experts para lidar com esses momentos desafiadores. A área que mais se destaca é o departamento fiscal, que busca profissionais experientes para garantir balanços e reservas intactas nesse cenário cambial volátil.

"Candidatos com mais de sete anos de experiência em tesouraria ainda são demandados e podem negociar aumentos salariais de aproximadamente 10%" afirma Kevin Gibson, CEO para a América Latina.

A área fiscal também vem se mantendo sólida em tempos bons e ruins. Entretanto, a decisão do Governo de criar uma série de novas taxas para reforçar suas finanças despertou nas empresas a necessidade de obter os melhores conselheiros na área.

Kevin Gibson diz: "A área de contabilidade fiscal sempre registrou demanda, mas em 2016 a necessidade de profissionais mais qualificados tornou-se ainda mais crítica, com muitas empresas buscando promover seus times e oferecer bons pacotes".

Enquanto muitas empresas estão passando por momentos difíceis, uma série de fatores faz com que algumas áreas registrem bom desempenho. Dois setores relacionados em que a Robert Walters vê atividade de recrutamento são o agronegócio e as indústrias de papel e celulose. Muitas dessas empresas são exportadoras e vêm se beneficiando com as mudanças recentes.

"Historicamente, essas empresas tiveram problemas para atrair pessoas qualificadas, mas agora estão em uma posição em que podem contratar talentos excelentes, sem precisar pagar os pacotes salariais demandados alguns anos atrás", explica Kevin Gibson.

Outro setor que vem crescendo no Brasil é o de e-commerce/marketing digital, onde uma série de startups vem fazendo enorme progresso e construindo times de alto nível. De acordo com Kevin Gibson, o Brasil é um país com alto engajamento online e um grande mercado interno. Há um número considerável de novos modelos de negócio que requerem jovens talentos em tecnologia, e esse é um ponto positivo para o país.

Os profissionais que dominam o inglês também podem esperar boas notícias, uma vez que o idioma é demandado em quase todos os níveis e os profissionais fluentes tornaram-se quase "à prova de crise". No passado, o inglês era requerido apenas para posições seniores, mas hoje é cada vez mais buscado em praticamente todos os níveis. Segundo Kevin, a Robert Walters observa uma tendência de recrutamento em que os funcionários que não falam inglês são substituídos por profissionais fluentes. Esse cenário acompanha também a demanda crescente por pessoas com experiência internacional. Porém, no momento atual esse perfil é difícil de encontrar, uma vez que os brasileiros que vivem no exterior estão menos dispostos a voltar ao país devido às mudanças dramáticas no câmbio.

Um sinal do clima atual de negócios é a grande quantidade de executivos experientes disponíveis no mercado em setores como manufatura, construção e varejo, que sofrem com uma prolongada queda do nível de atividade econômica.

Kevin Gibson conclui: "Com a queda no faturamento e a impossibilidade de reduzir salários, muitos negócios estão demitindo profissionais experientes e passando suas responsabilidades para membros mais jovens da equipe. Como resultado, vemos muitos executivos seniores no mercado e procurando oportunidades de trabalho em uma economia em depressão. Se uma empresa possuir os recursos e a visão de longo prazo, essa é uma oportunidade fantástica para contratar pessoas excelentes a valores abaixo do mercado e se posicionar para a inevitável recuperação da economia".


FONTE: Robert Walters

 

Palavras-chave: | Robert Walters | Kevin Gibson | remuneração |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.