O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






27/01/2016
RH » Salários e Benefícios » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Remuneração estratégica

Por Paulo A Accorsi de Godoy para o RH.com.br

Há algum tempo, um dos jornais de São Bento do Sul/SC, publicou reportagem sobre o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense tratando inclusive da carência de profissionais qualificados, compreendendo os cargos de gestão.

O texto destacou que mais de 30% dos cursos de graduação e de pós-graduação em Santa Catarina estão ligados às atividades do setor de madeiras e móveis, atividades econômicas expressivas na economia local. Mais adiante indica as indispensáveis ações da área de Recursos Humanos para solucionar o problema de atração e retenção de bons profissionais.

Uma das alternativas do programa é a instituição de Planos de Cargos e Salários atrativos. Até em períodos relativamente recentes, diversos métodos e técnicas de administração de cargos e salários poderiam conduzir a um satisfatório resultado.

No momento atual, em São Bento do Sul, o estágio adiantado de desenvolvimento das atividades econômicas, a significativa diversificação das empresas, as relações favoráveis de trabalho e as novas demandas da sociedade recomendam a estruturação de eficazes Planos de Cargos e Salários, que contribuam segura e decisivamente com resultados para os objetivos e as estratégias das organizações.

Nessa linha, há planos de remuneração que acertadamente estabelecem importância tanto ao conhecimento como a outras variáveis de igual influência para as estratégias de atração e retenção de bons profissionais.

Um plano de cargos e salários que bem atende aos interesses das empresas e sociedade de São Bento do Sul é o de remuneração por competências, compreendendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas e interdependentes. Dessa forma valoriza - se o capital humano ao mesmo tempo em que há maior efetivação das "competências que garantem o sucesso da empresa".

O importante e o indispensável conhecimento encontram-se na expressiva quantidade e qualidade em Santa Catarina como já mencionado, havendo Planos de Cargos e Salários conferindo considerável ênfase a esse fator.

Em São Bento do Sul, o panorama socioeconômico de 2014 ao relacionar cursos livres e técnicos, ensino superior e pós-graduação sugere a expressiva atuação de entidades voltadas à difusão de conhecimentos no município.

Com uma oferta de cursos em níveis apropriados e a próxima efetivação de novos centros educacionais e de pesquisas identificados às necessidades do município, parece-me ser um momento propício para o estabelecimento de sistemas de cargos e salários que privilegiem a interação desse conhecimento (saber o quê, saber o porquê) com habilidades (técnica, capacidade - saber como) e atitudes (identidade, determinação - querer fazer).

O sistema de remuneração por competências "estimula a competitividade - de uma forma positiva, esta competição traz para a empresa benefícios, mantendo seus funcionários sempre atualizados, aumentando seu nível de profissionalização".

Outras diretrizes para a eficácia dos planos de remuneração na atração e retenção de bons profissionais consistem na inclusão da sustentabilidade nas políticas salariais e um direcionamento flexível, estratégico e desenvolvido com forte integração com as áreas das organizações.

 

Palavras-chave: | benefício | atração | retenção | talento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.