O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






07/07/2015
RH » Responsabilidade Social » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Fundação Telefônica comemora 10 anos do Programa de Voluntariado

Há mais de 15 anos instalada no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo aproveita o Dia do Voluntariado Social (05 de julho) para comemorar os 10 anos do seu Programa de Voluntariado no país.

O projeto, que está presente em 32 países e tem forte participação no Brasil, envolve funcionários do Grupo Telefônica em ações sociais e tem como objetivo despertar a consciência cidadã e oferecer ferramentas para que colaboradores e a sociedade em geral possam contribuir para a transformação social.

O Programa de Voluntariado é composto por uma série de iniciativas globais que mobilizam colaboradores das diversas empresas do Grupo Telefônica e os engajam em ações de voluntariado presencial e à distância, aumentando a prática cidadã e ainda desenvolvendo competências relevantes e atuais para os profissionais da empresa.

Ações como o Comitê de Voluntariado, Dia dos Voluntários, Voluntariado Digital (Game do Bem), ContribuIR e Vacaciones Solidárias são as grandes responsáveis por um total de 25 mil pessoas beneficiadas anualmente. Algumas das ações do programa ainda favorecem a causa Animal e cuidam de espaços públicos.

O Brasil é 2º país com maior número de participantes no Programa de Voluntariado do Grupo Telefônica. Em 2014, o piloto do Voluntariado Digital aconteceu durante uma semana e beneficiou mais de 25 mil pessoas e 240 ONGs. Neste ano em que o programa completa 10 anos, serão 37 comitês espalhados pelo Brasil, 265 integrantes com a meta de mobilizar 5.500 voluntários, atendendo 44 ONGs e beneficiando aproximadamente de 25 mil pessoas por meio de todas as frentes do programa.

"Em 2014, 4.800 colaboradores participaram do Dia dos Voluntários em 39 cidades do Brasil. Foram mais de 730 atividades de voluntariado realizadas no ano. Em 2015, a expectativa é um aumento de aproximadamente 30% na participação. Durante esses 10 anos de dedicação ao programa identificamos uma via de mão única, tanto os que colaboram como os que são amparados, se beneficiam de maneira positiva, comenta Luiz Guggenberger, gerente da Fundação Telefônica Vivo.

Segundo Luiz, o portfólio de projetos da Fundação procura criar uma cultura contínua de voluntariado, a fim de obter um maior impacto social e desenvolvimento de competências nos colaboradores.

Conheça cada frente do programa:

• Comitê de Voluntariado - O Comitê foi criado com o objetivo de aprimorar a Gestão do Programa de Voluntariado e desenvolver competências nos colaboradores para atuação social e como também profissionalmente na empresa. O modelo é fundamental para ouvir as necessidades locais e respeitar as características culturais de cada região, potencializando o impacto social do Programa. Há cerca de 300 voluntários em 39 cidades que participam ativamente da gestão. Esses mobilizam aproximadamente 5.000 outros voluntários por ano, em diversas ações do Programa.

• Dia dos Voluntários - Inspirados no "Make a Difference Day", o Dia dos Voluntários Telefônica é uma ação global que mobiliza esforços e atua em ações solidárias em atividades diversas. Desde 2005, em uma data escolhida do mês de outubro, os colaboradores comparecem a instituições previamente selecionadas pelo Comitê de Voluntariado para realizar atividades como reformas, construções, recreação, plantio, mentoria para jovens, palestras educativas, como também auxiliar as ONG's na gestão de captação de recursos. Este é o projeto que mais incentiva voluntários a captarem recursos e destinarem a instituições beneficiadas.

• Voluntariado Digital - O Voluntariado Digital promove uma experiência tão transformadora quanto ações tradicionais, aumenta o impacto social e beneficia milhares de pessoas durante o ano todo. Como a plataforma on line Game do Bem que possibilita que mais pessoas se conectem a causas, elimina custos de deslocamento e tem grande flexibilidade de tempo.

• Projeto Vacaciones Solidárias - O Vacaciones consiste na doação de 15 dias de férias dos colaboradores para que eles possam se dedicar, integralmente, a atividades em instituições que necessitam de ajuda para cumprir sua missão social. Esse projeto é uma iniciativa global da Fundação Telefônica Vivo e, por meio dele, os colaboradores têm a oportunidade de realizar um intercâmbio de voluntariado, conhecendo diferentes realidades sociais do Brasil e do mundo e ajudando a transforma-las.

• Projeto ContribuIR - O ContribuIR consiste em incentivar os colaboradores do grupo Telefonica e sociedade a destinar 3% do valor, que seria pago à Receita Federal, para beneficiar alguma entidade ou projetos sociais. Com o apoio da Fundação e por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Em 2015, as três instituições que receberão as doações são a Alfasol, Projeto Arrastão e Hospital Pequeno Príncipe. Além disso, as pessoas também podem destinar até 6% do imposto de renda durante o ano base.


FONTE: Assessoria de Imprensa MVL Comunicação

 

Palavras-chave: | Fundação Telefônica | Luiz Guggenberger | cidadania |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.