O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






11/01/2016
RH » Responsabilidade Social » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Projeto social abre horizontes para jovens de São Paulo

O ingresso no mercado de trabalho, bem como acesso a bens culturais e sociais, pode ser uma missão bastante difícil, ainda mais para jovens de baixa renda. A fim de reconhecer e incentivar o real potencial destes jovens, a DHL, maior provedor logístico global, desenvolve o projeto Go Teach Dhedicar, que ministra aulas de reforço escolar e de iniciação profissional a jovens estudantes. Em sua última edição, os jovens agraciados são de Vargem Grande, bairro no extremo Sul de São Paulo que possui o segundo menor IDH da cidade. O Go Teach é um programa global da DHL voltado a transmissão de conhecimentos que, em cada país, adota um enfoque diferente, embora haja um intercâmbio entre as diversas iniciativas. O projeto é desenvolvido em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS, organização internacional, sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha, desde 1949, na promoção dos direitos de crianças e jovens.

Esta entidade, a partir dos projetos que desenvolve (atividades socioculturais complementares no contraturno das aulas regulares de segunda a sexta e casas-lares para jovens em situação de acolhimento), recruta jovens, de 14 a 18 anos, que desejem voluntariamente aprofundar seus conhecimentos em atividades aos sábados, durante cerca de 6 meses. O foco principal é apresentar os jovens ao ambiente de trabalho, facilitando a busca do primeiro emprego. São abordados temas corporativos como noções de informática (Excel, Word), como redigir um currículo, buscar um emprego, se comportar na entrevista, etiqueta empresarial, além de assuntos cotidianos como ética e desenvolvimento pessoal. Com o tempo, notou-se também a necessidade de aprofundar algumas disciplinas do currículo regular como português, matemática e inglês. Em ambo s os casos, as aulas têm um caráter prático e dinâmico, com exemplos cotidianos de aplicação e coerentes com a realidade dos alunos. Para as aulas de inglês, são utilizadas músicas e dramatizações. Na matemática, o cálculo de juros em um empréstimo parcelado para a aquisição de um bem é o desafio. Em 2015, os alunos inclusive visitaram um Centro de Distribuição da DHL Supplay Chain em Barueri, a fim de conhecer como os mais diversos produtos são armazenados e distribuídos.

Segundo a presidente da DHL Global Forwarding e uma das orientadoras das aulas de inglês, Cindy Haring, "esses jovens tem muito potencial e não sabem. Queremos auxiliar a abrir seus horizontes, mostrando que o mundo é muito mais do que sua situação imediata, incentivando-os, assim, a buscarem melhores condições de vida". A executiva explica que muitas das atividades desenvolvidas tem um caráter de desmistificação. "As disciplinas de matemática e inglês são tidas, muitas vezes, como difíceis ou até inacessíveis. Mas com estudo, aplicação e a ajuda de nossos orientadores esses jovens podem e conseguem atingir muito", ressalta.

Para o presidente da DHL Supply Chain Brasil, Javier Bilbao, que também participa das aulas, "queremos mostrar a esses jovens que há opções reais para a construção de um futuro promissor e, com este programa, demonstrar que isso está mais ao alcance de sua mão do que eles acreditam".

As atividades são ministradas por 60 colaboradores voluntários da DHL Global Forawrding e da DHL Supply Chain, que passaram por um treinamento para entender a realidade dos jovens participantes e suas necessidades de aprendizado. Com uma turma de cerca de 30 alunos por ano, os colaboradores da DHL se revezam na preparação e condução das aulas, que costumam contar com dois ou três instrutores. Outros colaboradores também participam das aulas a fim de proporcionar um acompanhamento mais de perto de cada aluno. Além das aulas, a DHL também oferece transporte, uniforme, alimentação, convênio médico e odontológico e seguro de vida aos alunos participantes. Até hoje, cerca de 150 jovens já foram assistidos.

O retorno dos jovens e familiares é muito positivo. Além da maciça presença nas aulas e pouquíssimas desistências, são comuns os relatos de melhora sensível no desempenho escolar, o sucesso na obtenção do primeiro emprego e até melhora da autoestima dos participantes. Em 2015, os instrutores destacam o caso de uma adolescente que, no início, tinha grandes dificuldades com a matemática, mas que, após as aulas do Go Teach Dhedicar, superou sua insegurança ao ponto de auxiliar colegas da escola nesta disciplina.

Em 14 de novembro, foi realizada a formatura da turma de 2015. Vinte e oito formandos receberam um certificado de conclusão do curso em uma sessão solene no Hotel Gran Estanplaza, na zona sul de São Paulo. "Em cinco anos, já temos muitas histórias de sucesso de jovens obtendo seu primeiro emprego, alguns deles inclusive na própria DHL. No entanto, creio que nós voluntários ganhemos ainda mais. Temos contato com outras perspectivas de vida, revendo assim nossos valores e levando isso para organização. É um processo de troca que enriquece muito a empresa também", afirma Cindy Haring.


FONTE:
DFreire Comunicação e Negócios

 

Palavras-chave: | DHL | Cindy Haring | jovem | cidadania |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.