O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






06/04/2016
RH » Responsabilidade Social » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Engajamento voluntário faz bem à sociedade

Por Emerson Zappone para o RH.com.br

O trabalho voluntário é uma realidade cada vez mais sólida em todo o país, com os avanços na consciência da população sobre o resultado efetivo desse tipo de ação em que as pessoas doam parte do seu tempo e reservam o melhor do seu talento para transformar a realidade e o ambiente social. Cabe sempre reforçar a importância global desse engajamento espontâneo em atividades que trazem impacto positivo à população e, por natureza, são executadas sem qualquer tipo de remuneração.

Números do ano passado, de uma ampla pesquisa realizada pelo Itaú Social com 2.024 entrevistados em 135 municípios, indicam que três a cada dez brasileiros "fazem ou fizeram" serviço voluntário. Tantas são as iniciativas disponíveis, organizadas por empresas, ONGs ou fundações, por exemplo, que essa proporção tem tudo para crescer.

De acordo com o levantamento, 58% das pessoas entraram nesse movimento para ser mais solidárias. Ao mesmo tempo, 18% revelaram ter assumido a bandeira por influência de conhecidos ou instituições e outros 17% foram movidos pela busca de maior satisfação pessoal.

O trabalho voluntário leva o cidadão a valorizar as interações sociais. É, em síntese, uma relação ganha-ganha: eu, você, nós, o outro, a sociedade, todos se beneficiam de maneira efetiva.

A Embraco mantém, por exemplo, há mais de 12 anos, o Prove, um programa que estimula a atuação dos funcionários em ações de voluntariado. Há projetos em hospitais, escolas e instituições sociais. Pelo depoimento dos participantes, não há dúvida do quanto esse tipo de trabalho mexe com o indivíduo. As pessoas sentem-se envolvidas pelo objeto de suas ações, seja levar um tanto de alegria a crianças doentes, seja arregaçar as mangas para finalizar um projeto ambiental na escola do bairro.

O ponto alto é uma atividade anual que denominamos Prove Um Dia Diferente, realizado este ano último dia 1º de abril. Desta vez, cerca de 100 voluntários foram arregaçar as mangas em atividades como pintura de paredes e muros, revitalização de ambientes e construção de uma horta pedagógica no Naipe Joinville, o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial.

A sensibilidade ao voluntariado é mais e mais reconhecida como atributo profissional, desde os processos de recrutamento e seleção. As empresas tendem a valorizar a dedicação do candidato a uma "causa", a um propósito que esteja fora de seu dia a dia de trabalho e, por óbvio, não se vincule à remuneração. O compromisso social se estende ao ambiente corporativo e reforça o perfil multifuncional dos times, característica vital nestes tempos de "crise".

 

Palavras-chave: | Embraco | social | equipe |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.