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22/03/2016
RH » Recrutamento e Seleção » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Falando sobre currículos...

Por Thalita Fernanda de Vicente Feza para o RH.com.br

Elaborar um bom currículo tornou-se uma grande oportunidade de se destacar entre os demais candidatos, pois, convenhamos que com essa "crise", ter suas informações destacadas entre os demais currículos já é uma boa vantagem!

Todos os dias os departamentos de Recursos Humanos das empresas recebem vários currículos. Contudo, quando o currículo é bem elaborado, ele chama muito mais atenção do selecionador. Portanto, o currículo precisa estar bem apresentado (visualmente), não ter rasuras ou, menos ainda, apresentar amassaduras. O currículo necessita ser bem formatado e estar sem erros gramaticais.

Para organizar um bom currículo é necessário reservar tempo para isso. É fundamental que tudo seja feito sem pressa, pois ele precisa ser elaborado de maneira eficaz. E o ditado popular que afirma "A pressa é inimiga da perfeição" - cabe muito bem quando estamos falando sobre como elaborar um BOM currículo. Afinal, produzir qualquer currículo é fácil. No entanto, provavelmente, este não trará os resultados esperados ao profissional que deseja ocupar uma nova colocação.

No cabeçalho do currículo, por exemplo, não é preciso colocar "CURRÍCULO VITAE", uma vez que os recrutadores sabem que aquele documento se trata de um currículo. Ao invés de "Currículo Vitae", deve-se colocar o nome do candidato, em letra maiúscula, centralizada, fonte Arial ou Times New Roman, com tamanho da fonte 14.
O formato da letra e cor deve seguir o padrão: cor preta, tamanho da fonte 12, tipo - Arial ou Times New Roman.

Afinal, quais dados devem constar no currículo? Respostas: nome completo do candidato, endereço, telefones, data de nascimento e estado civil. A não ser, que a empresa solicite dados específicos. Caso não solicite, esses dados já bastam!

Qual o objetivo? O próximo passo é discriminar o objetivo. É preciso colocar qual o cargo almejado para aquela empresa que se deseja conquistar uma oportunidade. A vaga "pra qualquer coisa" não existe. Sendo assim, é preciso colocar um cargo especifico. Se pessoa almejar a vaga na empresa X para telefonista, o objetivo será: Telefonista. Se na empresa Y, o foco for para a vaga para Assistente Administrativo, o objetivo, então, será este. Lembrando-se de que é necessário que o candidato tenha os requisitos necessários para se candidatar a vaga desejada.

O próximo passo é o resumo das qualificações, ou seja, é o que o candidato domina. Por exemplo: conhecimento na área de Recursos Humanos - sem em Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento etc. É um resumo do conhecimento em determinada área.

O outro campo que deve constar no currículo são as experiências profissionais. Nesse espaço, o candidato não precisa relatar todas as empresas em que ele trabalhou, mas sim as experiências mais relevantes para aquela vaga que se deseja disputar. Neste campo será relatado as experiências profissionais, como também é preciso conter o nome da empresa, telefone, data de início e de saída (não apenas o tempo de permanência deve estar discriminado). Também devem estar discriminadas as principais atividades que foram exercidas naquela empresa. Lembrando que as experiências profissionais devem estar em ordem decrescente, ou seja, do último emprego (ou atual) para o mais antigo.

A formação acadêmica é outro dado importante que deve constar no currículo, e também é ser apresentada em ordem decrescente. É imprescindível relatar se houve conclusão da graduação, de alguma especialização ou se, ainda, está frequentando determinado curso. Também é preciso mencionar o nome da instituição, o curso realizado e o período, ou seja, de início até à conclusão (ou data prevista para conclusão).

Foto. Pode? Não! Só anexe foto ao currículo se for solicitado pela empresa. Cuidado com a foto escolhida, pois ela pode prejudicar a impressão que o recrutador passará a ter de você enquanto candidato à vaga. Então, se a empresa solicitar currículo com foto sua, escolha 3x4, as que são usadas para documentos.
E se lembre: a linguagem deve ser clara. Revise o currículo para verificar se não há erros de português!
Boa sorte!

 

Palavras-chave: | captação | talento | crescimento profissional |

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