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08/03/2016
RH » Recrutamento e Seleção » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Feedback no processo seletivo: uma regra de etiqueta e respeito ao próximo

Por Paula Cabral para o RH.com.br

Feedback nada mais é que um retorno que o candidato tem da empresa/recrutador, seja ele positivo ou negativo de sua participação em um processo de seleção para uma oportunidade de trabalho. No caso do retorno positvo, o candidato incia na empresa e no caso negativo?

O candidato se prepara, envia o currículo e tem a oportunidade de participar do processo seletivo da empresa, mas não recebe qualquer retorno do resultado... Isso pode ser mais comum do que se imagina. Segundo pesquisas apresentadas pelo site G1 mostra que 91% dos candidatos não recebem nenhuma resposta sobre a sua participação em uma entrevista de emprego. Dentre os 9% que tiveram um feedback do selecionador, 31% relataram que o tempo médio para recebê-lo foi de até uma semana. Nesse grupo, mais de 70% responderam que não receberam explicações quando não foram aprovados no processo.

Questionados sobre o quão importante é ter uma resposta sobre uma seleção, 88% dos entrevistados disseram ser muito importante, 11% acharam importante e menos de 1% avaliaram como pouco importante. A pesquisa levantou também os principais motivos que levam um profissional a desejar uma resposta sobre um processo seletivo. Para 54% dos entrevistados, o gesto demonstra respeito a quem participou da entrevista; 15% disseram que é ideal para não persistir no erro nas próximas vezes; outros 15% afirmaram que é para saber se têm chances numa futura oportunidade; 14% disseram que é para poder seguir em outras entrevistas de emprego; apenas 2% afirmaram que é para dar uma resposta a outro selecionador.

De um lado temos o candidato cheio de expectativas, sonhos, angústias e até limitações que se forem apontadas a tempo, podem ajudá-lo no futuro e com isso a empresa/recrutador, contribui de forma positiva para a vida daquela pessoa. Do outro lado temos a empresa, que na maioria dos casos tem urgência de uma contratação e busca o melhor candidato no mercado para ocupar a posição em seu legado de sucesso e quando encontra é apenas um que ocupará aquela tão disputada vaga. É uma vitória quando se encontra a pessoa certa para o lugar certo, porém quando se deixa de dar o retorno para os outros tantos que se prepararam para ocupar este lugar, é a imagem da empresa e do profissional de RH que fica comprometida, essa comunicação é de extrema importância, pois é a porta de entrada da empresa e se já é falha no início, quem dirá seu fluxo operacional no dia a dia.

Ao longo dos meus 20 anos trabalhando e mais de 12 anos na área de RH, sempre vejo nas redes sociais, em círculo de amigos e até por experiência própria as pessoas reclamarem de não ter tido retorno de um processo seletivo em que participou.
Em pleno século 21 em tempos de redes sociais, celular, email, telefone e tantos meios de comunicação, ainda pessoas ficam sem uma posição em um processo que participou? Não pode ser!!!

É uma questão sim de etiqueta profissional e também de respeito aquele que foi até a empresa, muitas vezes sem condições por estar desempregado já algum tempo, mas se esforçou e tem esperanças e competências que foram adquiridas ao longo de sua vida para voltar a trabalhar e se dispôs a se preparar e ir até lá, portanto deve e merece ter uma posição seja ela qual for.

Para os RH's lembrem-se de que somos Recursos HUMANOS não podemos esquecer disso e deixar-se cair no Operacional e agir como meros "rápidos recrutadores de vagas", não existe um tempo fechado para dar este retorno, pode variar de acordo com questões internas da empresa, mas assim que tiver uma posição do seu cliente (gestor da vaga) posicione a TODOS que participaram e saiba que a sua condição de hoje, pode não ser a mesma de amanhã e o candidato de hoje pode ser o seu gestor de amanhã.

Sucesso a todos!

 

Palavras-chave: | feedback | captação | talento |

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