O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






23/08/2013
RH » Qualidade de Vida » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Colaboradoras recebem tratamento 'vip' durante gravidez

Sejam mães de primeira viagem ou experientes, as colaboradoras do GRUPO BB E MAPFRE ganham cuidados especiais após descobrirem que estão grávidas. Além da licença-maternidade de seis meses, dois meses a mais que o benefício previsto em lei, as funcionárias passam a fazer parte do Programa Gestante, uma iniciativa que promove cursos e acompanhamento profissional desde o início da gestação até o primeiro ano de vida do bebê.


"O objetivo é fazer com que a colaboradora se sinta ainda melhor nessa nova fase e reforce o vínculo familiar. Com muita delicadeza e cuidado, os especialistas do projeto acompanham a funcionária, tiram suas dúvidas e fornecem dicas práticas para o dia a dia", afirma Cynthia Betti, diretora de RH do Grupo BB E MAPFRE.


O apoio começa assim que a colaboradora, ou gestor, avisa a companhia sobre a sua gravidez. O acompanhamento é iniciado e, mensalmente, uma enfermeira entra em contato com a gestante para explicar o que aconteceu nesse período (com o seu corpo e com o bebê). Caso a colaboradora tenha mais dúvidas ou alguma necessidade seja identificada, um nutricionista, enfermeiro e/ou um psicólogo podem ser contatados, em qualquer dia ou horário da semana, por meio de uma central telefônica exclusiva para funcionários do Grupo.


"Essa é uma ação preventiva de muita importância. É durante essa conversa que os especialistas conseguem detectar e solucionar problemas emocionais e de saúde", explica a diretora.


Workshop - Outra etapa de sucesso do programa é o dia do curso presencial. O encontro reúne todas as colaboradores gestantes e os futuros pais (inclusos colaboradores e suas esposas) para assistirem a uma palestra sobre os cuidados com o bebê, hora do parto, aleitamento materno, entre outros temas, ministrada por médico e nutricionista. Em seguida, assistem outra apresentação sobre como lidar com a chegada do filho, como manter a vida de casal e o retorno ao trabalho, apresentada por psicólogo.


Ainda no meio do dia, as participantes recebem a visita de uma fisioterapeuta. A especialista ensina exercícios terapêuticos para a respiração e para o corpo, reforçando posturas e alongamentos que evitam dores musculares e desconfortos comuns nesse período e que podem ser evitados a partir de novos hábitos.


Já os cuidados práticos de como dar banho, amamentar, trocar a fralda e acalmar o recém-nascido durante as cólicas ficam por conta da presença de uma enfermeira obstetra. No final, as futuras mamães são presenteadas com um kit de produtos de higiene infantil e com uma foto do casal.


Nascimento - Até um mês após o nascimento, a colaboradora recebe a visita da enfermeira do programa em sua casa. A profissional acompanha o banho e a amamentação, fala sobre os cuidados nos próximos meses e presenteia o bebê com um roupão personalizado. Além disso, durante o primeiro ano de vida do bebê, as gestantes participantes continuam recebendo o acompanhamento por telefone dos profissionais do programa. Iniciado em 2010, cerca de 150 pais já passaram pelo programa.

 

 

FONTE: CDN São Paulo

 

Palavras-chave: | MAPFRE | Cynthia Betti | saúde | mulher |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (2)
Ana Catarina em 24/10/2014:
Parabéns, Mapfre! Atitudes como essa realmente fazem a diferença para as colaboradoras grávidas.

celeste novaes em 25/04/2014:
Excelente iniciativa. Acredito que o número de absenteísmo das grávidas também foi reduzido, além delas se sentirem valorizadas e respeitadas ainda mais, e com melhor qualidade de vida - o que neste periodo é fundamental. Parabéns, Mapfre

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.