O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






24/07/2012
RH » Qualidade de Vida » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Cuidar bem dos talentos é uma ação estratégica

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Um mercado que se mostra cada vez mais acirrado e a permanente conquista por bons resultados que exige dos profissionais esforços diferenciados. Para alcançar este objetivo, as empresas precisam construir uma gestão que garanta talentos humanos qualificados e, por conseguinte, uma competitividade capaz superar seus concorrentes. A partir dessa premissa a Brasilcap Capitalização tem realizado ações para o aprimoramento e a retenção dos seus funcionários.

A Brasilcap Capitalização foi criada em 1995, a partir de uma parceria do Banco do Brasil com as empresas Icatu Hartford, Sul América e Aliança da Bahia. Possui 17 anos de atuação e conta em seu quadro com cerca de 250 profissionais entre funcionários, diretores, estagiários e jovens aprendizes.

De acordo com Fabiane Borges, gerente de Administração de Pessoas da Brasilcap Capitalização, hoje a Gestão de Pessoas enfrenta um grande desafio. Se anos atrás oferecer bons salários e uma carreira estável eram suficientes para assegurar capital humano, atualmente as expectativas dos profissionais em relação às empresas são totalmente diferenciadas. Eles querem mais: desejam atuar em uma organização que lhes assegurem uma fonte de realização e de bem-estar.

E foi justamente a partir dessa visão sistêmica sobre os indivíduos que a companhia definiu sua estratégia de Gestão de Pessoas. "A nossa estratégia tem como premissa que o investimento no colaborador é a forma mais segura para garantir um ambiente de trabalho produtivo e está baseada em quatro pilares: desenvolvimento contínuo, remuneração justa, reconhecimento por resultados e ambiente diferenciado.

A partir do pilar "ambiente diferenciado", três programas corporativos foram instituídos na Brasilcap:

Gestão do Clima - Anualmente a empresa realiza o monitoramento da satisfação dos colaboradores através de Pesquisa de Clima. A partir desta avaliação são propostas ações corretivas, com o envolvimento dos gestores e representantes de todas as áreas. As propostas são acompanhadas ao longo de todo ano e a organização recebe feedbacks contínuos sobre o andamento das mesmas.

Programa Cuidar Bem - Compreende iniciativas de estímulo à saúde e qualidade de vida individual e coletiva. Esse programa consolidou a visão de valorizar os colaboradores através do respeito ao próximo e ambiente adequado, alinhando interesses individuais às necessidades corporativas.

Endomarketing Estratégico - É traduzido em ações que reforçam o espírito de companheirismo e descontração através da promoção de atividades lúdicas no coletivo. O programa, além de contribuir para a integração dos colaboradores, aproxima a alta direção e fortalece a cultura organizacional.

Dimensões do Programa Cuidar Bem da BrasilcapFabiane Borges explica que o Programa Cuidar Bem está alicerçado em duas bases: os aspectos legais e o diagnóstico das necessidades específicas. No primeiro caso, é assegurado o cumprimento: da legislação vigente, incluindo as normas regulamentadoras que estão relacionadas à saúde do colaborador; da convenção coletiva de trabalho e da Consolidação das Leis do Trabalho.

A segunda base do Cuidar Bem, que compreende o diagnóstico das necessidades específicas, considera as seguintes fases:

1 -
Resultados dos exames ocupacionais periódicos: anualmente estes exames proporcionam um "raio x" da saúde dos colaboradores da Brasilcap, incluindo perfil do grupo, histórico familiar, fatores de risco, hábitos de vida e principais queixas.
2 - Justificativas de absenteísmo: permite à empresa realizar um mapeamento dos principais motivos de ausência por licença. A partir destes resultados, são propostas ações que reduzir o índice do absenteísmo.
3 - Indicadores de utilização do seguro-saúde: como demonstrativo emitido pela empresa administradora do plano de saúde, companhia identifica as especialidades médicas mais procuradas pelos colaboradores e seus dependentes. Isso permite a adoção de ações preventivas.
4 - Comunicados de acidentes de trabalho: mesmo tendo um índice pouco expressivo de acidentes de trabalho, cada comunicado emitido é analisado no sentido de identificarmos oportunidades de melhoria nos ambientes.
5 - Acompanhamento dos afastamentos pelo INSS: todo mês são gerados relatórios de acompanhamento com indicadores de afastamentos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, que inclui quantidade de profissionais afastados bem como o motivo dos afastamentos e previsão de retorno ao trabalho. Esse trabalho também serve de fonte para a elaboração de ações preventivas.
6 - Resultado do laudo ergonômico do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Mapa de Riscos Ambientais: essas análises permitem a identificação constante de possíveis melhorias nos ambientes de trabalho, garantindo espaços cada vez mais confortáveis para os colaboradores.
7 - Pesquisas de clima organizacional: organização participa anualmente de duas pesquisas que avaliam o clima organizacional: a realizada pelo Instituto Great Place to Work e uma customizada, aplicada por empresa especializada.

Ações implantadas - Após a instituição do Programa Cuidar Bem, a Brasilcap teve a oportunidade de instituir várias ações em benefício do capital humano. Dentre essas, destacam-se: ginástica laboral, campanha de vacinação, check-up de executivos, reeducação alimentar, flexibilidade de horário, plano de saúde, plano odontológico.

"Também foi criada a sala de descompressão, onde o profissional tem acesso a um ambiente tranquilo e acolhedor, televisão, aparelhos de som, sofás. Esse espaço visa o relaxamento por breves períodos e contribui para a redução do estado de ansiedade e tensão das pessoas", cita a gerente de Administração de Pessoas da Brasilcap, ao acrescentar que também são criadas oportunidades esportivas que ampliam a rede de relações, incentivam o convívio social e a prática da cidadania entre os talentos internos.

Programa Cuidar Bem da Brasilcap estimula práticas esportivas

O Programa Cuidar Bem inclui, ainda, atividades de cultura e lazer como, por exemplo: o estabelecimento de parceria firmada entre a Biblioteca Central do Banco do Brasil que visa estimular o hábito da leitura; e exposições culturais com visitas guiadas a exposições realizadas pelo Centro Cultural do Branco do Brasil, do Rio de Janeiro, para ampliar o conhecimento da cultura brasileira e internacional.

Revisão das ações - Levando em consideração o constante processo de mudanças que vivencia o cenário corporativo, o Cuidar Bem tem suas ações sempre revisadas. A gerente de Administração de Pessoas cita como exemplo, o fato de nos últimos anos ter ocorrido um aumento na quantidade de colaboradores que tiveram filhos. Para atender a essa nova realidade, a empresa instituiu o Criar - uma atividade que promove ações preventivas, de apoio e educação, no processo de constituição familiar e o cuidado com a própria saúde das pessoas.

Quando indagada sobre a importância de "Cuidar Bem" das pessoas, Fabiane Borges é categórica ao afirmar que ações desse tipo trazem equilíbrio entre a saúde física, social, emocional e intelectual. "Acreditamos que as pessoas permanecem nas empresas que preservam o clima e o ambiente organizacional. Por isso o Programa Cuidar Bem faz parte da estratégia de retenção de talentos na Brasilcap. Temos um ambiente harmônico e descontraído, que traz o sentimento de alegria em fazer parte da companhia", finaliza.

 

Palavras-chave: | Brasilcap | Fabiane Borges | Programa Cuidar Bem | qualidade de vida no trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.