O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






07/06/2016
RH » Qualidade de Vida » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Adrenalina e relaxamento contribuem para a QVT

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

O ingresso de um profissional em uma organização não se restringe mais a um simples contrato de trabalho. De um lado, encontram-se a empresa contratante que espera daquele talento um desempenho que agregue valor ao negócio. Por outro lado, o colaborador deseja que a companhia também atenda às suas expectativas seja no tocante ao desenvolvimento de competências, ascensão profissional e um ambiente que contribua para a melhoria da sua qualidade de vida.

Na Involves, por exemplo, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é vista como uma ação estratégica para a área de Gestão de Pessoas, desde a sua fundação em 2008. Com sede instalada em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, a empresa é responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter - uma plataforma de gestão de trade marketing e merchandising em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos.

De acordo com André Krummenaue, cofundador e administrador da Involves, há um bom tempo a empresa já adotava ações que impactavam na qualidade de vida dos seus funcionários como, por exemplo, adoção do horário flexível para que as pessoas pudessem conciliar melhor a vida pessoal com o lado profissional, estímulo ao consumo de frutas que sempre são distribuídas diariamente no início da tarde para que os colaboradores consumam uma alimentação mais saudável e aulas periódicas de ginásticas laborais para evitar as conhecidas doenças ocupacionais como L.E.R (Lesões por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Contudo, os dirigentes organizacionais da Involves quiseram ir mais além e foi justamente quando resolveram formalizar todas as iniciativas ligadas a QVT e lançaram o Programa Involvimento. "O intuito desta ação é o de justamente integrar ainda mais o time e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Entre as atividades do programa, temos: cinema, boliche, futebol, vôlei, trilhas, rafting, parapente, massagem e nutricionista. Logo, teremos novas opções, conforme as sugestões catalogadas pela nossa equipe. A Involves dedica, mensalmente, um valor de seu faturamento para viabilizar as atividades escolhidas por cada colaborador", sintetiza Krummenauer.

Vale destacar que o Programa Involvimento foi elaborado por um comitê, composto pela equipe de RH e dois ‘involvidos' (como são chamados carinhosamente os colaboradores da empresa) do setor administrativo, sendo um deles o diretor Administrativo da Involves. Após a estruturação do programa, o comitê nomeou líderes de todos os setores para cada atividade. Estas lideranças, por sua vez, são responsáveis para que suas atividades sejam realizadas da melhor maneira possível e de acordo com objetivo do programa: integração da equipe e qualidade de vida.

Ao ser indagado sobre a forma como o Programa Involvimento foi apresentado aos colaboradores, André Krummenauer explica a iniciativa chegou ao público interno através da Reunião Cíclica - um encontro trimestral para divulgar tudo que está por vir no próximo trimestre. "Um dos valores da Involves é a transparência. A Cíclica também é um espaço para discutirmos os objetivos, as metas, as ações sociais e as novidades relacionadas à empresa. O programa entrou como uma novidade e foi um momento de intensa alegria e comemoração quando os ‘involvidos' viram a apresentação. Rolou até a famosa vuvuzela, que faz parte do barulho das nossas comemorações", relembra animado.

Ainda, segundo o cofundador e administrador da Involves", o programa também tem sido divulgado através das redes sociais Facebook e Instagram. Com a adoção da hashtag #involvimento a empresa percebeu uma maior interação entre os ‘Involvidos', além de conseguir também que seus clientes sempre estejam cientes do que acontece no programa. "Nas próximas semanas, divulgaremos nas nossas redes sociais alguns resultados que obtivemos na pesquisa de satisfação realizada com os participantes dos Programas de Involvimento. Podemos adiantar que 95% dos ‘involvidos' gostaram da iniciativa do programa e 93,2%, de todos que responderam, sentem-se mais motivados no dia a dia, após participar das atividades" comemora André Krummenauer, ao acrescentar que os líderes têm uma função essencial que é participar do programa com os demais ‘involvidos' e manter as atividades agendadas.

AÇÕES DO PROGRAMA INVOLVIMENTO -
As ações desenvolvidas pelo Programa Involvimento são as mais variadas. Uma delas que possui ótima receptividade dos colaboradores é a massagem que permite que uma massoterapeuta vá até a Involves duas vezes por semana. A profissional atende os ‘involvidos', que estão inscritos no programa uma vez por semana, durante 15 minutos. A massagem, realizada em uma cadeira apropriada, é aplicada de acordo com as dores do massageado. "Esse é o momento em que esquecemos os pepinos da semana e tiramos aquele peso das costas, literalmente", brinca o executivo.

Outra ação que visa a melhoria da qualidade de vida dos profissionais está diretamente ligada à "Sétima Arte", - o Cinema. Os ‘involvidos' inscritos no programa combinam entre si para assistir uma sessão desejada pelo grupo. É um requisito do programa que todos os ingressos sejam utilizados por todos, ou seja, ninguém pode ir sozinho para conferir a telinha do cinema. "Queremos que os ‘involvidos' se aproximem mais e o cinema está facilitando muito isso. Após essa ação, podemos perceber uma maior interação entre os setores. Com a sessão escolhida, o grupo informa a equipe por meio do grupo de WhatsApp e todos da empresa são convidados. Já tivemos sessões que pessoas fora do programa foram assistir ao filme. Também tivemos recorde de ‘involvidos' em um filme: 16 colaboradores foram ver Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Os acompanhantes também são bem-vindos e participam ativamente do programa".

Outra ação de sucesso adotada pela Involves é o futebol semanal. Esse é predominantemente masculino, e, até hoje, o percentual é 100% de assiduidade. O futebol está dando tão certo que foram encomendadas camisetas personalizadas para os jogos e até quem não participa reservou o padrão do time.

NUTRIÇÃO - A alimentação saudável dos talentos internos é outra grande preocupação dos dirigentes corporativos da Involves. Para isso, a empresa conta com o apoio de uma nutricionista que atua para melhorar a qualidade de vida e promover benefícios na saúde dos ‘involvidos', por meio de um acompanhamento realizado mês a mês, para medir o quanto de gordura foi perdido e verificar quanto do objetivo foi alcançado. "Como estamos no início do programa e este, especificamente, demora mais para se ter um resultado, não temos uma base de referência, mas garantimos que a tradicional cervejinha nossa de toda sexta-feira não está deixando essa tarefa ser fácil", confessa André Krummenauer.

ADRENALINA - E quem pensa que a QVT da Involves para por aí, está enganado. Para isso, a empresa elaborou dois grupos de programas: os radicais e os livres. O primeiro grupo refere-se ao rafting e ao salto de parapente. Essas atividades possuem um custo mais alto, então, equivale aos programas bimestrais dentro da quantia destinada às atividades relacionada à qualidade de vida. Os programas bimestrais são substituídos a cada bimestre e, para esse novo bimestre, serão incluídos o kart e o paintboll.

"O rafting foi um sucesso, todos os participantes adoraram a adrenalina. Devido às condições meteorológicas, infelizmente, o parapente ainda não foi realizado, mas os ‘involvidos' não veem a hora. Quanto ao segundo grupo, os livres, são programas que não demandam custo para a empresa, como grupo de pedal, vôlei, surf e trilhas. Desses, podemos dizer que o de maior sucesso foi a trilha, realizada conforme planejado e com uma boa adesão de participantes na primeira edição, que percorreu a Costa da Lagoa. Alguns programas não tiveram sucesso, mas não desistiremos deles tão fácil", assegura o cofundador e administrador da empresa.

SATISFAÇÃO INTERNA - Para garantir a satisfação dos ‘involvidos' em relação às iniciativas de QVT, a organização realiza bimestralmente uma pesquisa. Além de avaliar os resultados obtidos, os dirigentes conseguem identificar se existem novas sugestões de modalidades que os talentos gostariam de verem implementadas pela empresa.

"Desta pesquisa, saíram muitas ideias boas que aproveitaremos neste bimestre que se inicia. Também daremos continuidade às nossas ações rotineiras, como a fruta no período da tarde, os campeonatos de Fifa - videogame, no horário de almoço e o horário flexível da equipe. Essas ações fazem parte da Involves e também auxiliam para uma melhor qualidade de vida de todos. Costumamos dizer que a Involves tem 71 donos, e todos têm liberdade para sugerir melhorias a qualquer momento. Ouvir os ‘involvidos' faz parte da nossa cultura", assinala André Krummenauer, ao acrescentar que após a implementação do Programa Involvimento, a empresa realizou uma pesquisa de satisfação interna que nos mostrou o quanto do nosso objetivo foi atingido.

Entre os resultados, foi observado que 85% dos ‘Involvidos' aproveitaram as atividades que o programa de Involvimento proporcionou no bimestre anterior e 90,9% querem continuar participando. Entre as atividades mais recorrentes, destacaram-se: a massagem, que possui 100% de aproveitamento e todos querem continuar participando. O mesmo acontece com o futebol: são 13 participantes e 100% de participação garantida para o próximo bimestre. "Podemos perceber que os ‘involvidos' estão mais felizes e motivados a trabalhar. Alguns programas também estão auxiliando na qualidade de vida, como a adoção de hábitos mais saudáveis e práticas de exercícios físicos. Essas práticas também retornam positivamente para a empresa, com colaboradores mais dispostos e saudáveis", conclui André Krummenauer.

 

 

Palavras-chave: | Involves | André Krummenauer | Programa Involvimento | qualidade de vida no trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.