O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






23/02/2016
RH » Qualidade de Vida » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Uma empresa que inspira qualidade de vida

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Para algumas pessoas a qualidade de vida significa a contagem regressiva para os finais de semana ou mesmo quando o calendário registra a proximidade de um feriado prolongado, pois isso se torna sinônimo de horas de descanso, lazer ou de ficar ao lado de quem tanto se ama. Contudo, a realidade mostra que passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho e isso denota que: ou temos um bom ambiente para exercermos nossas atividades laborais e que nos propicie bons momentos ou, então, nos tornaremos profissionais com baixa produtividade, na maioria dos casos, infelizes e com o sentimento de que estamos no "lugar errado".

Para que a última alternativa não se torne uma realidade, muitas empresas têm considerado a QVT (qualidade de vida do trabalho) uma questão prioritária, uma vez que ela não somente impacta na performance dos talentos, mas também influencia na retenção dos profissionais e no aumento de fatores como rotatividade e absenteísmo. Na Avast Software, empresa que possui sede na cidade de Praga em Portugal, e que marca presença em 30 países diferentes, inclusive no Brasil, a QVT é uma ação estratégica e sempre se encontra em destaque na pauta dos seus dirigentes corporativos.

Para se ter uma ideia de como a qualidade de vida tem sido levada a sério, a empresa começou a investir maciçamente nessa questão, em território nacional há cerca de dois anos. De acordo com Kamila Štěpánková, diretora de Recursos Humanos da Avast, todo começou quando a companhia ouviu um grupo de engenheiros da empresa localizada no Vale do Silício. Naquela oportunidade, a intenção da Avast era justamente obter inspiração para realizar o planejamento de um novo ambiente físico para a companhia, que estimulasse o potencial de inovação das pessoas.

"Descobrimos que as empresas líderes em tecnologia e localizadas no Vale do Silício davam prioridade à criação de um ambiente físico que maximizasse a comunicação entre os funcionários. Essas empresas ofereciam ambientes abertos, restaurantes internos, aonde as pessoas pudessem se encontrar e realizar suas refeições juntas. Partimos para atuar nessa linha e, além disso, passamos a proporcionar um ambiente muito diferenciado para nossos profissionais. O ambiente físico alimenta os funcionários com uma sensação de bem-estar e oferece as melhores oportunidades para movimentos criativos", defende a executiva, ao acrescentar que a principal proposta sobre QVT foi apresentada pelo CEO da Avast, Vince Steckler, que veio pessoalmente ao Vale do Silício. Para tornar o projeto em realidade, ele montou um time com gente de todos os departamentos - Financeiro, Facilities, Recursos Humanos, Engenharia, por exemplo, e contribuiu ativamente para o sucesso do projeto.

É importante mencionar que o principal público-alvo beneficiado pelas ações de qualidade de vida é formado pelos funcionários da Avast, também chamados carinhosamente de 'Avastians'. Porém, há também os candidatos em potencial no mercado, além das famílias e amigos dos Avastians, que são sempre bem-vindos para um almoço, um café ou para estarem presentes às áreas de relaxamento da companhia.

Excelentes equipamentos contribuem para a melhoria da QVT na AvastAo ser indagada sobre a forma como as ações de qualidade de vida foram para os funcionários da Avast, Kamila Štěpánková explica que a empresa conta com vários canais de comunicação interna. Um deles é o encontro geral que a empresa faz como todos os colaboradores a cada trimestre, onde o CEO da Avast - Vince Steckler e o Ondrej Vlcek - Chief Operation Officer, apresentam as mais recentes notícias sobre a companhia, além dos objetivos e das conquistas. Nessa oportunidade, eles podem, inclusive, responder a quaisquer perguntas que os funcionários façam.

"Nessas ocasiões pudemos apresentar as novidades sobre o novo prédio no Vale do Silício, o novo ambiente, as novas oportunidades de interação e de comunicação conectadas ao espaço e exibimos imagens desde o primeiro momento da construção do novo edifício, incluindo a visualização das áreas de trabalho. Nesses encontros. os funcionários também são convidados a beber uma excelente cerveja checa com Vince e Ondrej em sessões de bate-papo mais informais. Além disso tudo, existe nossa intranet para as comunicações internas, que incluem os blogs sobre atividades internas, assim como uma revista interna cuja curadoria é dos próprios funcionários", sintetiza a diretora de RH, ao destacar que a importância dos líderes tornou-se fundamental para o êxito das ação, uma vez que eles passam o dia inteiro com os colaboradores, e assim podem influenciar o clima, discutir detalhes dos projetos, colher as impressões dos talentos corporativos e principalmente servir de modelo para as equipes.

QVT no dia a dia - Mas como será, de fato, a QVT dos funcionários que atuam na Avast? Segundo Kamila Štěpánková, uma das ações realizadas pela empresa é garantir que os profissionais tenham acesso a excelentes equipamentos de trabalho, de modo que possam se utilizar as mais recentes tecnologias, como redes rápidas e dispositivos perfeitos. A empresa também oferece mesas com mobilidade, para que os colaboradores possam trabalhar sentados ou de pé, conforme preferirem - ou se deitar num sofá, se assim desejarem.

"Outro detalhe importante: no restaurante da empresa, onde os funcionários podem comparecer para o café da manhã, almoço, lanche ou simplesmente para beber um café ou um suco feito na hora - é tudo de graça, todos os dias. Ainda garantimos que haja grande variedade de comida saudável, para que eles possam trazer suas famílias, seus pais e amigos também", detalha a executiva.

Para manter o time bem longe do estresse, a Avast oferece aos talentos as chamadas 'áreas de relaxamento' dentro da companhia, para que os profissionais possam descansar um pouco quando se sentirem cansados. Já para ajudá-los a manter a saúde em dia, a companhia conta com uma academia no seu próprio prédio e os colaboradores podem frequentar este espaço a qualquer hora. Somando-se a isso, são oferecidas aulas de ioga duas vezes por semana, sem falar nas variadas comunidades esportivas internas como, por exemplo, a de corridas. Em breve, a empresa disponibilizará massagem para ajudar que a musculatura das pessoas não se torne rígida.

No restaurante da empresa os colaboradores da Avast têm uma alimentação saudável."Uma novidade agora é o Cantinho das Crianças, onde as 'mães' da Avast cuidam das crianças filhas de funcionários. Ali são oferecidas diferentes atividades educacionais e também brincadeiras para os pequenos. Temos, ainda, a biblioteca, onde dispomos dos livros publicados recentemente, para que as pessoas possam se educar e também compartilhar o seu conhecimento com os outros. Contamos com uma porção de atividades nas quais os funcionários podem se encontrar e se divertir como, por exemplo, no nosso estúdio de música, onde estão disponíveis instrumentos que incluem bateria, piano e guitarra. Eles se encontram também na sala de jogos para jogar tênis de mesa, pebolim ou sinuca. Como também podem simplesmente ir ao nosso cinema e assistir a um filme", detalha a diretora de Recursos Humanos.

Ao ser indagada sobre os benefícios que todas essas ações proporcionaram à companhia e, consequentemente, aos seus colaboradores, Kamila Štěpánková diz que por a Avast ainda ser considerada uma empresa um tanto pequena, frequentemente os dirigentes corporativos costumam colher as impressões diretamente com seus colegas seja durante um almoço, um café ou em ocasiões de treinamento. Porém, a companhia gostaria de realizar um estudo de engajamento anual, para verificar como estão em comparação com o resto do mundo.

"Um dos principais indicadores é que as demissões voluntárias estão em 7% já há alguns anos, de modo que parece que as pessoas na Avast estão satisfeitas e não estão nos abandonando. A nossa empresa de software é totalmente dependente das nossas pessoas. Se elas se sentem engajadas, vão criar melhores produtos. A melhor coisa que se pode fazer então é cuidar delas, e nós fazemos isso com prazer", conclui, ao ressaltar que não se concebe mais imagina a Avast sem ações direcionadas para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

 

Palavras-chave: | Avast | Kamila Ště | pánková | Vince Steckler | Ondrej Vlcek | qualidade de vida no trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.