O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






01/12/2014
RH » Qualidade de Vida » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

A Síndrome do Pensamento Acelerado

Por Leonardo Siqueira Borges para o RH.com.br

Já parou para pensar se você consegue relaxar e ter uma noite com sono tranquilo, descansando o seu corpo e a sua mente por completo? Ou você acorda de madrugada pensando naquilo que precisa fazer no dia seguinte ou, então, levanta pela manhã se sentindo extremamente cansado? A velocidade do pensamento em determinados momentos pode provocar a ansiedade, prejudicando a qualidade de vida. Essa patologia, apresentada por muitas pessoas é chamada de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). Esse será o assunto que abordarei nesse artigo.

Vivemos em um ritmo acelerado e a todo o momento temos acesso a informações e a obrigações que necessitamos cumprir todos os dias. Muitos especialistas dizem que essa síndrome não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado ao Transtorno de Ansiedade - considerada uma das patologias do mundo moderno. As pessoas mais vulneráveis a essa síndrome são os profissionais que necessitam que ficar "ligadas" a todo o momento. Dentre esses indivíduos, podemos citar alguns exemplos: executivos, profissionais da saúde, jornalistas, escritores, publicitários e professores. Uma das causas que podem ser identificadas como sendo a causadora da SPA pode ser pela pressão profissional ou alta ansiedade a que ficam expostas as pessoas.

A velocidade das informações dobram a cada dez anos, a tecnologia veio através das redes sociais, a Internet oferece milhões de informações que viciam e fazem, cada vez mais, as pessoas buscarem informações em um curto espaço de tempo, o que as estimula a captar sempre novos assuntos. Além disso, no dia a dia as pessoas no trabalho buscam compulsivamente necessidades que nem sempre são prioritárias, mas pela rotina colocam energia intensa na atividade profissional.

Uma das caraterísticas da SPA é o surgimento de um grande cansaço físico e sem explicação, pois as pessoas não param de pensar e por isso reduzem, sem saber, a energia do córtex cerebral - que é a parte mais evoluída do cérebro, desviando sua função que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo humano.

Se essas informações estão fazendo sentido para algumas perguntas que você não tinha resposta até agora, sobre alguns sintomas que passaram a surgir na sua vida, a sugestão dados por diversos especialistas é que a pessoa mude o estilo de vida. Uma dessas formas é treinar a emoção para "desacelerar" (essa é palavra-chave), recuperando a estabilidade e a tranquilidade.

Praticar atividades físicas e incluir o lazer na rotina também ajuda a minimizar os sintomas da SPA. Qual foi a última vez que você viu o pôr-do-sol, parou para escutar uma boa música, relaxar e descansar o corpo e a mente? Pense nisso e faça uma reflexão sobre o assunto e avalie o que está fazendo da sua vida.

Lembre-se de cuidar do seu corpo e mente, pois são eles que mantêm você de pé todos os dias e passe a tomar mais atitudes preventivas, antes que seja tarde para não necessitar tomar ações reativas.

 

Palavras-chave: | qualidade de vida no trabalho | saúde | tecnologia |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
denilson leite em 28/12/2014:
Essa síndrome deve ter o diagnóstico bem difícil, principalmente pelo fato de outros sintomas encobrirem o verdadeiro problema. Acredito que a pessoa traga isso de sua própria criação e educação, portanto não há cura milagrosa, é um processo lento de novo estilo de vida com terapia ocupacional auxiliar. Abraços.

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.