O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






29/08/2016
RH » Qualidade de Vida » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Você acha que aumento de salário é a única solução?

Por Viviane Ferreira para o RH.com.br

Você já percebeu que muitas pessoas esperam para organizar suas finanças ou fazer algum investimento, quando têm um aumento de salário? Mas o que de fato acontece, quando recebem o aumento do salário? Elas passam a gastar mais.

Quando recebemos um aumento de salário, aumentamos nossos gastos na mesma proporção. Seja por causa da inflação, seja por causa de algo importantíssimo que apareceu em nossas vidas, sempre arrumamos uma desculpa para justificar a falta de habilidade em gerenciar as finanças e assumir o controle da própria vida.

Para que esse gasto não aconteça, decidi criar seis passos que vão auxiliar você a colocar a vida financeira em dia.

1. Decida: escolha se organizar e assuma esse compromisso com você!

2. Renda: saiba exatamente quais são seus rendimentos, contabilize seu salário, os benefícios que recebe indiretamente e outras rendas.

3. Negociar: negocie suas compras, valorize seu dinheiro. Conheça, anote onde você gasta e planeje mensalmente onde irá gastar, fazendo assim seu orçamento por escrito.

4. Dívidas: se você possui dívidas deve avaliar o impacto delas no seu orçamento e traçar um plano para eliminá-las. No caso de dívidas longas como o financiamento imobiliário, procure equilibrar o seu orçamento.

5. Lucrar: os passos 2, 3 e 4 devem ser revisados até que você consiga ganhar mais do que gasta e, assim, criar um saldo positivo na sua conta. Esse é seu lucro mensal para você começar a investir.

6. Investir: tenha a visão de longo prazo. É fundamental investir mensalmente para construir uma reserva de sossego, que é uma reserva de dinheiro para imprevistos que pode ser uma emergência ou uma oportunidade. Investir também para conquistar seus sonhos como a aposentadoria, independência financeira e outros.

Sem planejamento financeiro, o aumento de salário não é a solução para os problemas, mas sim o agravamento deles. A solução é você ter consciência da sua vida, dos seus atos e do destino de cada centavo que você gasta. Somente assim você poderá fazer escolhas, começar a investir e perceber que sua renda é suficiente.

Lembre-se: mais importante que o valor da sua renda, é o quanto você gasta. Independentemente do valor dos seus rendimentos você deve sempre gastar menos e investir a diferença para construir sua reserva de sossego e realizar seus sonhos.

 

Palavras-chave: | remuneração | educação financeira | qualidade de vida no trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.