O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






11/07/2016
RH » Qualidade de Vida » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Por Daniele Brasil para o RH.com.br

Ter que escolher a roupa para entrevista de emprego muitas vezes não é tarefa fácil, porque o modo como você se veste influencia sua imagem e pode favorecê-lo ou atrapalhá-lo a conseguir uma nova oportunidade de trabalho.

Antes de pensar em como se vestir para uma entrevista de emprego você deve entender que nossa imagem profissional é composta por muitos fatores: nossa fala, gestos, expressões faciais, nosso bom humor e, sim, nossa vestimenta. Isso não quer dizer que a roupa certa para entrevista de emprego deve ser para um grande evento, mas saber o que é mais adequado para este momento é fundamental.

Então, uma dica importante para escolher a roupa adequada para entrevista de emprego é conhecer como é a empresa que você está se candidatando. Hoje em dia existem, existem muitas formas de fazer esta pesquisa: os sites das empresas, as redes sociais, os amigos que já trabalharam ou trabalham nesta empresa são algumas delas. Através dessas fontes, você poderá conhecer qual a imagem visual daquela empresa, quais os valores dessa organização e poderá compreender se é uma empresa mais formal (tradicional) ou mais moderna, mais descolada. Isso já trará a você uma noção do tipo de roupa para entrevista de emprego.

Além da empresa, é preciso pensar no cargo que você está concorrendo. Dependendo do cargo você deverá passar um nível de maturidade maior ou menor e a roupa poderá lhe ajudar.

Outra dica é que, em quase tudo na vida, menos é mais. Se você é uma pessoa que gosta de se vestir de uma forma muito chamativa no dia a dia, isso deve ser repensado no momento da entrevista, pois o que mais importa é que o entrevistador lembre-se de você pelo seu conteúdo e como você poderá contribuir para aquela empresa e não pela forma como você se veste.

E por último, se você escolher a roupa apropriada para entrevista de emprego e mesmo assim bater uma insegurança em relação a isso, mostre ao recrutador o quanto você quer estar ali, pois isso poderá fazer com que uma pequena gafe no vestuário passe despercebida.

Certa vez eu entrevistei um candidato para uma vaga de estágio que estava vestido com um terno que era claramente três números maiores do que o dele. Aquilo me pareceu engraçado, porque certamente ele pegou emprestado de alguém para fazer a entrevista. Durante a entrevista, ele demonstrou tanta vontade e desejo em conseguir aquela vaga, que percebi sua preocupação de estar com a melhor roupa que podia. E apesar desse pequeno deslize na roupa, a forma como ele se vendeu foi essencial para conseguir aquela oportunidade.

A verdade é que você deve pesquisar sobre a empresa que você está se candidatando, perceber a cultura desta empresa, avaliar se a roupa escolhida está aderente ao cargo que você está concorrendo, e por fim, fazer com que seu conteúdo técnico e suas habilidades se sobressaiam durante a entrevista ao invés do seu vestuário.

Mantenha o Foco na Carreira!

 

 

Palavras-chave: | recrutamento | seleção | talento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.