O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






30/05/2016
RH » Qualidade de Vida » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

A música: fonte de geração de emoções positivas

Por Verônica de Lyra Maranhão para o RH.com.br

Estamos vivendo em um cenário tão conturbado, onde as empresas buscam cada vez mais resultados para se manterem competitivas em um mercado que promove mudanças e exige adaptações com muita velocidade. Temos que enxergar sempre os dois lados para este momento: o positivo, uma vez que as pessoas buscam aprimoramento constante para acompanhar tais exigências, aguçando seu poder criativo e inovador. E o negativo, que, diante de tamanha correria e cobrança, os indivíduos estão cada vez mais estressados, impacientes, doentes e tristes. O estar assim, impacta na produtividade, na performance, nas relações interpessoais, no convívio social, nos resultados empresariais e acaba respingando na família, o que é mais delicado e preocupante.

Então, o que fazer? Qual a solução? Já que costumo dizer que precisamos estar sempre orientados para a solução e não para o problema. Existem inúmeras opções, mas compartilho com vocês a solução que encontrei para obter mais qualidade de vida e alcançar todos os objetivos de forma realizadora. Comecei a cantar... Isso mesmo, cantar em um grupo vocal focado em música brasileira.

Cantar... Meu sonho sempre foi cantar em um coral. Realizei este sonho recentemente quando entrei para o meu primeiro grupo vocal. Vi que podia, recebi incentivos e mergulhei. Grandes descobertas e aprendizados. A música faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito. A música soa como uma oração para a alma. Há poucos dias, fiz minha primeira apresentação em público. Foi lindo e emocionante cantar Titãs, Gonzaguinha, Villa Lobos dentre outros. O mais bonito e que gera a emoção, é estudar e saber os motivos das composições. Aí é que você canta com significado e alegria. Música brasileira rica, bela e da melhor qualidade é a tônica do nosso coral.

Relato isto porque quero falar sobre emoções positivas, um dos pilares para o alcance da felicidade, tratada por Martin Seligman, estudioso e disseminador do conceito da Psicologia Positiva. E é justamente isto que nossa sociedade necessita: gerar e viver emoções positivas, para que encontre dentro de si as forças e virtudes necessárias para superar todos os obstáculos impostos e alcançar os objetivos em todos os aspectos tanto pessoais como profissionais.

Ao fortalecer as emoções positivas, no âmbito organizacional, estamos falando de melhoria de um ambiente de trabalho, um fortalecimento das relações, uma fluidez na comunicação e, consequentemente, no alcance dos resultados tão importantes para toda e qualquer organização.

Agora, pare e reflita um instante de sua vida e verifique o que você pode fazer para despertar emoções positivas para si e para os que o cercam. Dedique-se a uma atividade que realmente gere satisfação, sinta e faça com prazer. Garanto que haverá um engrandecimento de seu ser e você descobrirá competências antes inimagináveis. Veja ao seu redor como conseguiu transformar os ambientes que vive e como estará mais pleno e feliz! É disso que nós e as empresas precisamos para sairmos vitoriosos e construirmos uma sociedade melhor!

 

Palavras-chave: | competitividade | mudança | comportamento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.