O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






09/05/2016
RH » Mudança » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O que faz um RH ser estratégico?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

RH Estratégico. Esse tem sido um terno muito utilizado e muito solicitado no campo corporativo, afinal quando a área de RH passa a atuar como business partner, ela grega diferenciais expressivos para a organização, uma vez que é este setor que lidar diretamente com as pessoas e essas, por sua vez, determinam o êxito ou o fracasso de qualquer processo.
Mas, o que caracteriza um RH Estratégico e como esse profissional deve atuar, para ser o diferencial? Para responder essa e outras questões que estão relacionadas diretamente ao RH Estratégico, o site RH.com.br convidou a diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria - Marcia Vespa, para falar sobre esse assunto que sempre permeia o dia a dia das empresas. Segundo ela, a decisão de um RH ser bem-sucedido, antecede qualquer ação.
"Sempre afirmo que um RH Estratégico precisa ter a clareza das metas a alcançar e se lançar à disciplina da execução são passos fundamentais. Isto feito, recomendo que ele desenvolva a visão sistêmica e um profundo conhecimento do negócio para falar a linguagem dos seus pares e propor soluções para problemas difíceis de serem resolvidos", complementa.
Marcia Vespa é uma das palestrantes do 10º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos) - evento promovido pelo site RH.com.br, que acontece no período de 12 a 27 de Maio de 2016. Na ocasião, ela conduzirá a palestra em vídeo "Mentes brilhantes, líderes nem sempre fascinantes: por que até mesmo os gênios fracassam?". Tenha uma ótima leitura e até breve!


RH.com.br - O que significa ser um RH Estratégico?
Marcia Vespa: Um RH Estratégico é aquele que alinha as ações da área com os objetivos estratégicos do negócio em longo prazo, e determina indicadores de desempenho em prazo mais curto, atuando muito próximo dos principais executivos no sentindo de assegurar a gestão da estratégia organizacional.

RH - Quem competências comportamentais destacam-se em um RH Estratégico?
Marcia Vespa - Antecipo afirmando que a decisão de um RH ser bem-sucedido, antecede qualquer ação. Ter a clareza das metas a alcançar e se lançar à disciplina da execução são passos fundamentais. Isto feito, recomendo desenvolver a visão sistêmica e um profundo conhecimento do negócio para falar a linguagem dos seus pares e propor soluções para problemas difíceis de serem resolvidos. Ter a excelente capacidade de análise não só do meio, mas também do ambiente externo e dos fatores críticos do sucesso da empresa que representa - estabelecendo conexões, além de um desejo intrínseco de adquirir novos aprendizados, para além da sua formação, são fatores de sucesso. Eu sempre chamo a atenção dos profissionais de RH lançando o desafio do "Seja o pior aluno da sala". O que isso significa? Significa se predispor a aprender coisas para além das competências de acesso ao cargo ora ocupado. RH precisa falar a linguagem do negócio e tem que atuar sobre os componentes de receita: caixa, margem, velocidade de resposta - de arquitetar sistemas operacionais-processos, satisfação do cliente e crescimento. Não menos importante estão as competências de Planejamento, Foco e Organização. Feche com uma boa dose de resiliência e otimismo. Tudo isso se aprende!

RH - Quais são as bases de sustentação para um RH Estratégico?
Marcia Vespa - Conectar as responsabilidades da área aos objetivos estratégicos; definir indicadores de desempenho - coerentes - e mensurar os resultados de suas ações. Trabalhar com medidas de direção e não meramente históricas; ter processos e políticas de RH claras e não burocráticas; e aproximar da alta direção e se posicionar como um agente de mudança, como também se fazer presente no processo decisório, envolvendo os superiores e pares nas ações de Recursos Humanos; formar as lideranças - em todos os níveis - para assumirem a gestão de pessoas, com uma perfeita congruência com os valores da empresa Além, disso, ter disposição para se manter firme e inquebrantável nos seus propósitos por anos, pelo menos até o atingimento da visão. Não se transforma cultura e padrões mentais na velocidade da luz. O quanto você realmente quer o que quer? E o quanto está disposto a se dedicar para lá chegar?

RH - Que diferenciais o RH Estratégico agrega ao dia a dia da empresa e ao negócio?
Marcia Vespa - O grande diferencial é a comprovação de que uma empresa se constrói, se fortalece e se torna melhor por meio das pessoas. E, que pessoas mais competentes e felizes dão mais lucro.

RH - Investir no RH Estratégico requer cifras expressivas?
Marcia Vespa - Enquanto um RH se ver como centro de despesa, sim! Até porque qualquer "troco" vai ser suado. A partir do momento que se permitir medir o retorno sobre o investimento, alterar-se-á a forma de como é percebido.

RH - Qual ou quais as grandes dificuldades que as empresas encontram para ter um RH Estratégico como parceiro do negócio?
Marcia Vespa - É lamentável afirmar que a dificuldade encontra-se porque ainda existe uma mentalidade retrógada em um RH extremamente operacional, poética e com uma visão estreita sobre a própria função.

RH - Em sua opinião, as empresas brasileiras já estão cientes para a importância do business partner ou ainda falta um longo caminho a ser trilhado?
Marcia Vespa - A realidade demonstra que não há outro caminho. O RH, no modelo atual, deve deixar de existir muito em breve. Espero que muitos - porque não todos - se antecipem as tendências. É enxergar o óbvio.

RH - O que a senhora diria para as empresas que desejam ter um RH parceiro do negócio, mas não sabem por onde começar a trabalhar esse novo desafio?
Marcia Vespa - Diria para a alta administração: "Una a estratégia às pessoas e aos processos. Diria ao RH: Una as pessoas às estratégias e aos processos. É o caminho do sucesso".

 

Palavras-chave: | RH.com.br | ConviRH | Marcia Vespa | estratégia |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
» Por que participar da Jornada Virtual de Liderança 2016?
» Começaram as inscrições para a Jornada Virtual de Liderança 2016! Participe!
» Avaliação de Desempenho – Qual o modelo ideal?
» Qualidade de vida vai além da redução de custos
» O RH.com.br promove a 2ª Turma do Curso Como Elaborar e Utilizar Questionários em Gestão de Pessoas! Participe!
» No dia 08 de Setembro participe do Curso Planejamento da EAD nas Empresas – 4ª Turma!
» Aprenda a “Elaborar um Programa de Treinamento” e desenvolva talentos!
» Participe do “Curso Cultura Organizacional: Como Identificar, Fortalecer e Disseminar!” - 2ª TURMA
» Começaram as inscrições para o Curso Entrevista de Seleção – Planejamento, Execução e Análise (2ª TURMA)
» Agende-se e participe do Curso On-line “Como Elaborar um Programa de Treinamento”!
» Participe do Curso Como Elaborar e Utilizar Questionários em Gestão de Pessoas
» Inscreva-se para o Curso Entrevista de Seleção – Planejamento, Execução e Análise
» Aprenda a elaborar questionários utilizados na área de Gestão de Pessoas
» Deseja captar os melhores talentos? Planeje, execute e analise a entrevista de seleção!
» Conheça os NOVOS CURSOS que o RH.com.br oferece para você, em JULHO!
» Você ainda pode participar do Curso Planejamento da EAD nas Empresas! Inscreva-se!
» Dia 23/06 começa o Curso “Cultura Organizacional: Como Identificar, Disseminar e Fortalecer”. Inscreva-se!
» Não siga a manada!
» Controle de Processos é vital para as empresas
» Dia 16/06 começa o “Curso Como Elaborar um Programa de Treinamento”!
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.