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19/04/2016
RH » Mudança » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Superar ou não os famosos paradigmas? Eis a questão...

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Muitas pessoas sentem uma extrema dificuldade de aceitar determinados processos inovadores em suas rotinas, principalmente quando se encontram no contexto organizacional. Na maioria dos casos, esses indivíduas até tentam aceitar as inovações, mas existe algo que os "impede" de dizer sim ao "novo" e precisam de um "tempo" para se adaptarem à realidade que parece ser inevitável. Isso acontece porque cada indivíduo carrega consigo uma bagagem de aprendizado e determinados padrões de comportamentos que são mais conhecidos por paradigmas.
De acordo com o educador, escritor e consultor organizacional, Tom Coelho, um novo paradigma apenas é capaz de influenciar o surgimento de comportamentos, quando comprovada sua eficácia. "A partir da disseminação, o conceito se expande, recebendo adesão gradual, ampliando-se no meio. Normalmente, um novo paradigma surge a partir de uma iniciativa inovadora introduzida por uma pessoa ou um grupo que decidiu ousar, rompendo um padrão anterior", argumenta.
Em entrevista concedida ao RH.com.br, Tom Coelho faz uma abordagem objetiva sobre como velhos paradigmas podem ser "quebrados" e de que forma a área de Recursos Humanos encontra-se inserida nesse contexto.
Tom Coelho é um dos palestrantes da 10ª edição do ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos) - evento promovido pelo RH.com.br, que acontece no período de 12 a 27 de Maio de 2016. Na ocasião, ele ministrará a palestra em vídeo "O sucesso a partir das Atitudes - As regras da competência". Confira a entrevista na íntegra e aproveite a leitura.


RH.com.br - O que são paradigmas?
Tom Coelho - Paradigmas são padrões, modelos, métodos que, uma vez colocados em prática e demonstrada sua efetividade, passam a ser utilizados por todos e seguidos como referência.

RH - De que maneira os paradigmas surgem e passam a influenciar o comportamento das pessoas?
Tom Coelho -
Normalmente, um novo paradigma surge a partir de uma iniciativa inovadora introduzida por uma pessoa ou um grupo que decidiu ousar, rompendo um padrão anterior. Todavia, o novo paradigma apenas é capaz de influenciar novos comportamentos quando comprovada sua eficácia. A partir da disseminação, o conceito se expande, recebendo adesão gradual, ampliando-se.

RH -
Ao chegar à empresa, para o profissional o que mais pesará no dia a dia: os paradigmas que ele formou ao longo da vida ou os aqueles que encontrará dentro da organização?
Tom Coelho - Em princípio, os estabelecidos na organização, em especial se a empresa tiver uma cultura corporativa sólida, com valores consistentes, disseminados e efetivamente praticados. Todavia, isso não significa que tais princípios não possam ser alterados. Assim, se o profissional em questão observa que mudanças devem ser feitas, baseado em sua experiência anterior, caberá a ele propor os novos paradigmas, utilizando da persuasão e de uma comunicação assertiva para sensibilizar os demais sobre os benefícios de sua proposição.

RH - Existe uma afirmação no meio organizacional: "Para mudar, é preciso vencer velhos paradigmas". Isso é uma regra para se chegar ao desenvolvimento?
Tom Coelho - É necessário cuidado com este tipo de colocação. Primeiro, porque não se deve tomar os velhos paradigmas como necessariamente ruins ou ultrapassados. Segundo, porque paradigmas diferentes podem coexistir. Assim, muitas vezes o desenvolvimento pode decorrer da evolução do paradigma anterior e não necessariamente pela introdução de um novo conceito.

RH - Quais os caminhos ou recursos mais utilizados para se vencer paradigmas?
Tom Coelho - Estimular a inovação, envolvendo toda a organização e não apenas áreas ou departamentos específicos. Isso por ser feito mediante reuniões de alinhamento ou brainstorming ou simplesmente através da implementação de caixas de sugestões para angariar ideias. Também é importante disseminar o conceito de que o erro é inerente ao processo, o que não significa estimulá-lo, mas entendê-lo, aprender a lidar com ele e, evidentemente, evitar a ocorrência dos "mesmos erros". Importante também uma atenção especial a pessoas mais tímidas ou introspectivas, pois podem se sentir constrangidas para apresentar sugestões, motivo pelo qual devem ser apoiadas e estimuladas.

RH - Superar paradigmas que se carrega há anos, é sinal significativo de que o profissional deseja sair da zona de conforto?
Tom Coelho - Certamente. As pessoas têm uma resistência natural à mudança. É mais fácil permanecer onde está, fazendo as coisas como sempre foram feitas. Por isso, além de sair da zona de conforto, também é necessário enfrentar o medo. Você faz o que te dá medo e ganha coragem depois, não antes.

RH - A superação de paradigmas, por parte dos colaboradores, é essencial para que uma empresa apresente uma Gestão de Pessoas diferenciada?
Tom Coelho - A verdade é que na maioria das empresas não há "Gestão de Pessoas", mas tão somente um "departamento pessoal". Uma área voltada a questões burocráticas, preocupadas em cumprir a legislação, monitorar o cartão de ponto, os períodos de férias... Quando há, de fato, uma Gestão de Pessoas, o foco está no indivíduo e acaba sendo natural o desenvolvimento e valorização da equipe e, por conseguinte, da própria organização.

RH - Quais os benefícios que a quebra de paradigmas traz a uma empresa, a partir de uma visão holística?
Tom Coelho - A possibilidade de repensar o negócio, vislumbrar novos consumidores e mercados de atuação, identificar os principais talentos da equipe, desenvolver um planejamento de longo prazo e integrar os departamentos da empresa de forma sinérgica.

RH - Como o profissional de RH pode contribuir para que os paradigmas sejam superados pelos profissionais, no dia a dia organizacional?
Tom Coelho - Estimulando o diálogo e favorecendo uma comunicação ampla e assertiva, através da qual todos tenham voz ativa para expor ideias, sugestões e críticas. Mas a maior tarefa do profissional de RH está em desenvolver a cultura corporativa, definindo missão, visão e valores que sejam efetivamente compartilhados e praticados e não apenas inseridos em uma placa hipócrita para ser afixada na recepção da empresa.

 

Palavras-chave: | RH.com.br | ConviRH | Tom Coelho | paradigma | inovação |

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