O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






17/02/2016
RH » Motivação » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Um troféu que chega às mãos dos talentos inovadores

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Não importa o momento vivenciado, a organização sempre precisará que seus profissionais apresentem uma entrega positiva e que agregue diferenciais para o negócio. Se por um lado a companhia deseja que seu time apresente um desempenho que atenda às suas expectativas, os dirigentes corporativos devem estar cientes de que as pessoas precisam receber estímulos motivacionais e, no mínimo, devem ser reconhecidas pelo esforço dado. E isso não significa obrigatoriamente que a empresa deva oferecer premiações ou bônus que necessitem de altos investimentos, muito pelo contrário.

Na Pöyry, por exemplo, multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada - balanced sustainability - e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e, localmente, a diversos mercados estratégicos, o reconhecimento pela entrega apresentada pelos talentos internos começou a ganhar um formato estratégico a partir de 2013.

Foi justamente naquele ano, após uma pesquisa de engajamento realizada internamente e também com base em uma das solicitações vindas do Café com o Presidente, em que as pessoas demonstraram interesse por alguma iniciativa que reconhecesse os profissionais que contribuíam de alguma forma com a companhia ou seus clientes. Com os resultados apurados, a empresa montou um plano de ação e uma das ideias estava voltada para a inovação. A partir daí, nascia o Projeto do Troféu Pöyry de Inovação e o conceito de uma nova campanha. Porém, a primeira edição do Troféu Pöyry de Inovação aconteceu no ano seguinte, em 2014.

De acordo com Julia Salce, responsável pelo Departamento de Comunicação da Pöyry na América Latina, o Troféu Pöyry de Inovação veio para reconhecer o talento e as ideias inovadoras que contribuíram ou contribuirão com os valores da companhia e de seus clientes. Os principais objetivos do projeto são reconhecer as pessoas que geraram as iniciativas, armazenar o conhecimento e produzir ideias para o futuro. "É uma contribuição local para a Gestão do Conhecimento do grupo. Com as inscrições das ideias - novas e já implementadas, criamos um Banco de Ideias para compartilhar o conhecimento desenvolvido na empresa. Podem concorrer ao troféu todos os colaboradores da empresa organizados em grupos - exceto o Comitê Avaliador -, que tenham implementado ou implementarão ações inovadoras, cujos resultados impactaram ou impactarão tanto no desempenho dos negócios, dos clientes como da própria Pöyry", esclarece Salce, ao acrescentar que a iniciativa envolve várias áreas da companhia. Além do Departamento de Comunicação e Presidência, a ação conta com a participação dos líderes das unidades de negócios e do setor de Recursos Humanos.

TROFÉU NA PRÁTICA - A logística do Troféu Pöyry de Inovação é bem simples. Inicialmente, as ideias dos colaboradores são enviadas por meio do preenchimento da ficha de inscrição, localizada em um site interno e os participantes devem ler as instruções/regulamento antes de inscreverem suas propostas. Vale destacar que os profissionais podem formar grupos - ou enviar uma ideia individualmente, além de optarem de inscrever quantas ideias eles desejarem.

Quando o período de inscrições é encerrado, todos os projetos inscritos são submetidos ao Comitê Avaliador, que seleciona os finalistas durante uma reunião. Os finalistas são anunciados e eles têm um tempo específico para realizar uma apresentação das suas respectivas ideias para o Comitê Avaliador. É importante mencionar que cada finalista tem 15 minutos para expor seu trabalho, além de serem reservados cinco minutos para perguntas e respostas.

Os vencedores são anunciados durante o "Por dentro da Pöyry" - evento realizado duas vezes ao ano, que reúne os colaboradores da empresa para cascateamento de estratégias e informações. "Nesse evento, entregamos um certificado para grupo finalista e anunciamos os quatro vencedores, sendo um por categoria", enfatiza Julia Salce, ao frisar que as categorias do Troféu Pöyry são as seguintes: Externo/Produto - Ideias já implementadas; Externo/Produto - Novas Ideias; Interno/Processo - Ideias já implementadas; Interno/Processo - Novas Ideais.

COMUNICAÇÃO INTERNA - Quando indagada sobre a forma como o Troféu Inovação foi divulgado internamente, a responsável pelo Departamento de Comunicação cita que a comunicação interna aconteceu por meio de uma campanha de lançamento e sustentação. Para isso, foram utilizados e-mails marketing, banners, posters em murais, folders impressos e matérias publicadas na intranet e na newsletter interna. Já durante a campanha de sustentação, foram utilizadas algumas ações diferentes para atrair a atenção dos colaboradores.

Em relação à aceitação dos profissionais no tocante a essa ação, a responsável pelo Departamento de Comunicação afirma que os colaboradores estão elogiando a iniciativa de reconhecimento e que é possível ver que o projeto está se consolidando como uma premiação importante, em que todos querem vencer e ter o seu próprio "trofeu em cima da sua mesa".

RETORNO - Em relação ao retorno que o Troféu Inovação tem gerado à Pöyry, Julia Salce comenta que atualmente existem várias ideias em análise para serem implantadas, que vão desde mudanças nos processos internos até às práticas de gerenciamento de projetos dos clientes. Algumas ideias vencedoras estão sendo implementadas e outras que não venceram, mas foram muito boas também serão colocadas em prática pela organização.

"Já na primeira edição notamos um forte engajamento e um grande interesse de todos, quando tivemos 83 trabalhos inscritos, o que superou nossas expectativas. Na segunda edição, o número de inscrições foi de 84, o que mostra um processo de amadurecimento e consolidação do projeto. Percebo que os colaboradores abraçaram a iniciativa e estão enxergando o Troféu Inovação como um grande veículo de reconhecimento individual e celebração das conquistas da empresa", conclui a responsável pelo Departamento de Comunicação da Pöyry na América Latina.

 

Palavras-chave: | Pöyry | Julia Salce | Troféu Inovação |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.