O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Participante, assista e certifique a Jornada de Liderança!
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






30/07/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Motive-se: é sempre tempo para aprender

Por Evaldo Costa para o RH.com.br

Você busca ser uma pessoa melhor? Está sempre atento para não deixar o ego entrar no caminho do seu aprendizado? O que você considera mais importante para se manter atualizado? Saiba que as pessoas bem-sucedidas são as mais entusiasmadas e abertas a novos aprendizados.

Elas sabem muito bem que independente do quão alto é o seu domínio em seu campo de atuação, é sempre possível evoluir. Mas, como buscar novos conhecimentos? Há muitas formas. Eu prefiro crer que tudo começa por mudanças de nossas crenças e nossos comportamentos. Por exemplo, se você é um especialista em sua área de atuação, poderá procurar outros campos onde possa adquirir novos conhecimentos.

Além disso, diante das tarefas do cotidiano, mesmo que eles sejam de seu pleno conhecimento, poderá adotar uma abordagem de aluno e fazer perguntas ao invés de dar respostas. Agindo assim, você terá a oportunidade de aprender um pouco mais onde parecia não haver mais nada a acrescentar. Além disso, provavelmente constatará que a solução para o mesmo problema ocorrerá de forma diferente, gerando assim aprendizado e a capacidade contínua de se manter entusiasmado. É isso mesmo, entusiasmo e não otimismo, pois muita gente confunde o conceito destas palavras.

Nunca é demais lembrar que otimista é aquele que acredita que algo dará certo ou que torcer para que dê certo. Já a pessoa entusiasmada, acredita em si e nos outros. Potencializa a força humana, luta obstinadamente contra as suas limitações e com sabedoria, transforma expectativa em realidade.

Além disso, aquele que sabe que pode se tornar uma pessoa melhor, não espera ter as condições ideais para agir, não gasta seu precioso tempo na frente da televisão, no sofá de sua sala, elucubrando sobre a vida alheia ou sobrepujando para impor a sua vontade. Ela sabiamente cria as condições ideais que a conduzirá ao sucesso.

Aquele que deseja se tornar uma pessoa melhor sabe muito bem que a vitória não cai do céu e nem tampouco é conquistada do dia para a noite. O triunfo é conquistado com esforço hercúleo, disciplina, determinação, atitude e coragem. Peter Drucker costumava dizer que "Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que assumir uma atitude de coragem".

Em meu livro "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia", enfatizo este assunto com riqueza de detalhes, pois o verdadeiro profissional de vendas sabe que não vencerá se não for capaz de se manter atualizado na arte de fazer amigos e conquistar pessoas. Ele sabe também que precisará manter a chama da motivação acesa, a fim de transformar cada pequena oportunidade em uma grande realização. Para ele, o entusiasmo é o combustível que alimenta a locomotiva que o conduzirá ao topo.

Em quase quatro décadas de experiência profissional, já apertei a mão de muitas pessoas de sucesso nos mais de 40 países que visitei para a prática do benchmarking. Em todas as oportunidades que tive, sempre indaguei sobre a forma do sucesso. As respostas quase sempre foram as mesmas: "A pessoa precisa ser congruente e entusiasmada. Afinal de contas, não é o sucesso que leva ao entusiasmo, é o entusiasmo que leva ao sucesso".

Pense nisso e ótima semana!

 

Palavras-chave: | meta | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Cibele Barbosa Silva em 24/01/2013:
Adorei o artigo, realmente a parcela maior do sucesso é nossa!

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.