O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






28/07/2015
RH » Liderança » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Quem disse que líder não precisa de desenvolvimento contínuo?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

O mercado está em constante transformação e os profissionais precisam acompanhar esse ritmo que chega a ter uma velocidade, por vezes, alucinante. E o desenvolvimento de talentos também tem sido expressivo para aqueles que assumem que assumem o papel de líderes, pois são esses talentos que comandam os times e se tornam representantes oficiais da alta direção junto a todos os níveis hierárquicos. Por isso, o aperfeiçoamento das competências das lideranças é fator estratégico para qualquer corporação.

Na TOTVS, empresa que atua no segmento de softwares, o desenvolvimento das lideranças ganhou mais impulso a partir de 2014 - período em que a companhia lançou a Escola de Líderes. O principal objetivo da iniciativa foi o de capacitar os gestores da organização para que eles apresentassem um melhor desempenho, nos temas Liderança e Gestão de Negócios, alavancando o conhecimento acadêmico deles, e em práticas de mercado para que pudessem atuar de forma estratégica. Além disso, a Escola de Líderes surgiu, ainda, para preparar esses profissionais para assumir maiores responsabilidades e formar sucessores.

De acordo com Daniela Cabral, executiva de RH da TOTVS, a Escola de Líderes tem como público-alvo a gerência de média gestão e os profissionais que participam dos cursos de desenvolvimento são selecionados por meio de indicações atreladas ao desempenho e ao potencial de sucessão que apresentam. Vale destacar que a gestão do programa é totalmente interna. No entanto, existem parcerias que foram firmadas com instituições de ensino para a multiplicação dos conteúdos.

Escola na Prática - A Escola de Líderes tem em média de 90 horas de duração e conta com conteúdos de liderança, negócios e da realidade da TOTVS. "Hoje temos como parceiros a Crescimentum, que endereça questões de liderança, a Saint Paul, responsável pela grade de negócios, e a Lee Hecht Harrison, responsável pelos temas relacionados à Gestão da Mudança. A Escola de Líderes é formada por três módulos e um encontro final para apresentação de um trabalho de conclusão de curso", esclarece Daniela Cabral, ao acrescentar que a Escola de Líderes ajuda a mensurar os líderes com real potencial de sucessão e que fazem a diferença na companhia, devido às suas contribuições e ao trabalho em equipe que eles desenvolvem no dia a dia.

Benefícios - Ao ser indagada sobre os benefícios gerados a partir da implantação da Escola de Líderes, a executiva de Recursos Humanos responde que o referido programa desenvolve novas competências, o que leva, indiretamente, a uma multiplicação interna de conteúdo. Além disso, aprimora-se também o engajamento e o relacionamento entre as lideranças que têm a oportunidade de participar da iniciativa.

Por fim, Daniela Cabral enfatiza que a organização acredita que a Escola de Líderes tem sido bastante positiva e cita, para isso, cita que a satisfação dos profissionais sobre o programa tem sido medida através de pesquisas de reação. As análises dos dados apontam que a aceitação chega a ser superior a 90%. "A liderança precisa estar em constante processo de formação. Por isso, precisamos estabelecer ambientes para troca de aprendizado e, principalmente, de relacionamento visando fortalecer os líderes nesse nível de carreira", conclui.

 

Palavras-chave: | TOTVS | Daniela Cabral | Escola de Líderes | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Adriana em 31/07/2015:
A cada publicação uma matéria fantástica! Concordo e acho que os líderes devem ter essa consciência, de que cargo de liderança não é apenas para delegar e sim conhecer e colocar a mão na massa ...

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.