O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






29/08/2016
RH » Liderança » Livro Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Editora Senac São Paulo lança Horizontes para a liderança

Uma reflexão sobre a influência das atitudes de todos os atores de uma organização na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. O novo olhar sobre as relações no mundo organizacional é apresentado pela autora Lucila Mara Sbrana Sciotti no livro Horizontes para a liderança - Para onde nos levam nossos modelos, crenças e ações.

Lançamento da Editora Senac São Paulo, a obra apresenta o desenvolvimento da liderança como um fator primordial para qualquer líder. "Todo gestor de uma equipe será um gestor de pessoas, já que essa tarefa é inerente ao cargo, pois coordenar uma equipe é coordenar pessoas", salienta Lucila. Sua abordagem parte do princípio de que qualquer gestor é responsável pelos recursos humanos de uma organização, visto que são as relações interpessoais que irão determinar como o grupo irá se comportar. "É na rede estabelecida a partir de cada pessoa que se formam as principais características de um local de trabalho", afirma a autora.

Superintendente de Operações do Senac São Paulo desde 2006, Lucila é doutora e mestra em Educação e coordena a operação das 57 unidades Senac no estado de São Paulo, além da área de Atendimento Corporativo, que conta com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações. A instituição tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional e possui metodologia focada no empreendedorismo, formando profissionais diferenciados para o mundo do trabalho.

Fazendo um paralelo com a área de educação, uma das propostas da autora é que os líderes façam do seu comportamento um exemplo a ser seguido, lembrando que é preciso sempre manter a coerência entre o discurso e a prática. Neste sentido, a autora remete à necessidade de o gestor aprimorar suas competências técnicas na mesma medida em que desenvolve a dimensão ética, o que envolve a busca constante pelo autoconhecimento.

Ao longo dos capítulos, a autora expõe as características de vários perfis de gestores - contrapondo os autoritários com os democráticos, os centralizadores com os disseminadores, os impositivos frente aos inspiradores e individualistas versus os interacionistas entre outros -, avaliando as consequências das atitudes de cada perfil para o desempenho e para a harmonia do grupo. Lucila ressalta que um líder autoritário, frequentemente, usa o poder do cargo para agir de maneira arrogante e desrespeitosa, podendo evoluir para atitudes que se configuram até em assédio moral. Por outro lado, o livro descreve as qualidades de um gestor democrático, que atua para o desenvolvimento de processos focados na busca do consenso do grupo e prima pelo respeito às pessoas como fio condutor de todas as relações, independentemente de cargos ou funções.

Obra fundamental para os gestores que buscam evoluir para tornarem-se verdadeiros líderes, respeitados por suas equipes, seus pares e superiores em qualquer organização, Horizontes para a liderança | Para onde nos levam nossos modelos, crenças e ações, reforça o poder da humildade, a importância de dar e receber feedbacks e de atuar como facilitador ou como dificultador em todas as situações para se atingir o sucesso como líder verdadeiro.

Sobre a autora - Lucila é doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em gestão educacional e comunicação empresarial. Desde 2006 é superintendente de operações do Senac São Paulo, instituição na qual já atuou como gerente de desenvolvimento e como diretora da Faculdade Senac de Moda. Atua em cargos executivos desde 1998, e desde o início de sua prática profissional vem refletindo sobre as dinâmicas que envolvem a gestão de grupos e a estruturação de ambientes saudáveis de trabalho, nos quais as pessoas possam encontrar significado para suas vidas. A autora tem realizado diversas apresentações sobre o tema gestão de pessoas, defendendo que a dinâmica estabelecida nas relações pode se tornar a base de sustentação do trabalho ou, o contrário, o fator de sua desestruturação - de onde emerge a responsabilidade que têm os gestores na construção dessas relações. Seus campos de estudo são ainda os processos de aprendizagem nas organizações, a gestão educacional e a educação do futuro.

 

Fonte: Approach Comunicação

 

Palavras-chave: | Lucila Mara Sbrana Sciotti | Editora Senac | estilo de liderança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.