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29/08/2016
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Eu não sei o que dizer!

Por Marco Fabossi para o RH.com.br

A produtividade de uma de minhas melhores lideradas caiu drástica e subitamente. As pessoas comentavam que ela estava com problemas pessoais graves, e eu, ainda que quisesse ajudá-la, não sabia o que dizer!

Evitei até onde pude, mas um dia ela apareceu na minha sala, e com certo ar de tristeza perguntou se podíamos conversar. Ela entrou, fechou a porta, sentou-se, olhou pra mim e começou a contar sobre os seus problemas.

Durante alguns minutos ela falou, calou, chorou e, quando terminou, enxugou as lágrimas, deu um profundo suspiro e disse:
- É isso.

Eu comprimi os lábios, pensei por alguns segundos sobre o que poderia dizer, mas sem muita clareza conclui:

- Me desculpe, mas eu não sei o que dizer!

Ela apenas respondeu:
- Não precisa dizer nada. Eu apenas precisava que você me escutasse. Muito obrigado!

E daquele dia em diante seu comportamento voltou ao normal e sua produtividade retornou aos níveis de excelência que ela sempre havia demonstrado.

Quando falamos sobre habilidades de comunicação em liderança, é comum que pensemos na capacidade de expressar ideias, de falar em público, de fazer apresentações impactantes, de conduzir boas reuniões, enfim, somos naturalmente levados a pensar em habilidades de oratória, de fala. Obviamente, essas são habilidades importantes para um líder, contudo, existe outra habilidade ainda mais importante que estas: a habilidade de escutar as pessoas. Aliás, tão importante que Deus nos criou com dois ouvidos e apenas uma boca.

E perceba que eu não disse "ouvir", mas "escutar". Ouvir é uma função natural do corpo humano. Ao ser estimulado por qualquer tipo de som, o cérebro ativa as áreas do sistema nervoso que nos permitirão capturá-lo, contudo, se não o escutarmos com atenção, ele será apenas mais um ruído.

Não há como liderar sem escutar empaticamente as pessoas, porque uma das premissas básicas para se tornar um bom líder é gostar de pessoas e, quanto mais as escutamos, mais as entendemos com profundidade, mais aprendemos a gostar delas e, consequentemente, mais respeito sentimos por elas. Escutar empaticamente significa buscar colocar-se no lugar das pessoas, tentar compreender sua realidade e entender o que elas estão sentindo.

Pode até parecer algo complicado, mas como a maioria das competências de liderança, a escuta empática depende, acima de tudo, de interesse genuíno pelas pessoas, de um pouco de boa vontade e de certa dose de disciplina, e aqui vão algumas dicas: quando reunir-se com alguém pra conversar, procure fazê-lo em ambientes em que você não se distraia ou se disperse. Concentre-se no que a outra pessoa estiver dizendo, e não naquilo que você pretende responder. Ouça mais e fale menos. Parafraseie, colocando com suas próprias palavras aquilo que você ouviu. Faça boas perguntas. Demonstre compreensão e respeito.

Lembre-se de que o silêncio também faz parte da conversa, por isso, não tenha pressa em falar, responder ou expressar sua opinião. As mensagens não verbais são mais poderosas do que as verbais, portanto, evite bocejar, olhar para os lados, menear a cabeça negativamente, ficar olhando no relógio ou se voltar para qualquer outra manifestação que possa denotar pouco interesse pelo que está sendo dito.

Quando escutamos verdadeiramente, demonstramos interesse genuíno pelas pessoas, derrubamos as barreiras da comunicação e desobstruímos os caminhos da sinergia e da criatividade, já que elas se sentem respeitadas pelo fato de suas sugestões estarem sendo consideradas pelo líder e pela organização e, naturalmente, estarão mais motivadas a trabalhar por algo que também é fruto da opinião delas.

Escutou?

Um Grande Abraço!

* Acesse o Blog do Fabossi - www.blogdofabossi.com.br

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | equipe | produtividade | comunicação interpessoal |

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