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07/06/2016
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Líder ou Chefe? Quem é meu gestor?

Por Vinicius Sebastião Borges da Silveira para o RH.com.br

O assunto que mais tem sido abordado nas empresas ultimamente é a crise, seja ela financeira e até mesmo emocional, e muito se discute a respeito das possibilidades e estratégias que auxiliam a organização a se manter consistente. Um dos pilares organizacionais determinantes nesse período de desafios é a figura do gestor.

Quem é o meu gestor? Acredito que todos nós já passamos por alguma situação em nosso ambiente de trabalho que fizemos essa pergunta internamente.

Líder e chefe, essas palavras têm significados com notórias semelhanças, mas ser líder e ser chefe na prática não é a mesma coisa. Chefe qualquer um pode ser, agora para ser líder é preciso muita dedicação e treino. O chefe só se preocupa com seus próprios interesses e apenas gerência recursos, o líder se preocupa com os outros e gerência recursos em prol de resgatar e formar pessoas. Infelizmente, mesmo diante das informações, das transformações do ambiente corporativo, da evolução do potencial humano, ainda existem várias empresas que estão cheias de chefes e com poucos líderes.

A característica marcante do líder é que ele lidera pelo exemplo, o chefe consegue pela imposição. O líder ensina, o chefe dá ordem. O líder conduz as pessoas e as inspira, o chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. O líder é constante em seus objetivos, o chefe interrompe a todo tempo e dificilmente conclui seus projetos. O líder administra e resolvem conflitos, o chefe foge dos problemas. O líder é orientador, o chefe não orienta para nenhuma atividade.

Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus colaboradores, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor, o chefe é temido e não respeitado, seus colaboradores geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O líder não costuma dizer que têm subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas, o chefe vê seus colaboradores como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo.

O gestor pode ser responsável não só pela liderança do seu trabalho, mas pelo bem-estar de seus colaboradores também. "Podemos dizer que em uma área tão delicada como a da realização profissional a opinião do líder tende a pesar bastante no nosso humor e disposição do dia a dia. Mas como isso mexe conosco, depende da forma como fomos criados e aprendemos a nos relacionar com alguém de nível hierárquico superior ao nosso", define o psiquiatra Roberto Shinyashiki, doutor em Administração de Empresas.

Pessoas lideradas por chefes perdem motivação, produzem menos e, em casos extremos, podem até adoecer. Já aquelas lideradas por um líder trará benefícios para a empresa, os resultados sempre serão melhores, pois estará a todo o momento motivado a crescer junto com a equipe e consequentemente com a empresa.

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | equipe | competência |

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