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04/07/2016
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Descubra se você sabe relacionar-se com pessoas!

Por Ernesto Artur Berg para o RH.com.br

As relações humanas constituem a arte e a ciência de lidar com as pessoas de modo que a nossa autoestima e a autoestima dos outros permaneçam, não apenas intactas, mas também tenham um ganho de qualidade no relacionamento.

Faça o teste, e saiba se você sabe relacionar-se com pessoas. Responda como você age normalmente, e não como você gostaria que fosse.


S = SIM N = NÃO AV = ÀS VEZES

1. Sou uma pessoa fácil de me relacionar com outros.
S N AV

2. Eu, genuinamente me interesso pelas pessoas e pelos seus problemas.
S N AV

3. É normal eu ver defeitos no meu chefe e nos meus colegas de trabalho.
S N AV

4. Ouço atentamente quando as pessoas falam comigo.
S N AV

5. Tenho facilidade de conversar e trocar ideias com as pessoas.
S N AV

6. Sempre trato de ver algo de bom nas pessoas, mesmo que eu não goste de alguém.
S N AV

7. Dou sempre às outras pessoas o crédito pelo que fizeram. (Não surrupio o crédito delas).
S N AV

8. Tenho o hábito de elogiar as pessoas por algo de bom que fizeram.
S N AV

9. Às vezes, piso no amor-próprio da outra pessoa.
S N AV

10. Invariavelmente trato os outros do jeito que quero ser tratado.
S N AV

11. Sempre trato as pessoas com educação e gentileza.
S N AV

12. Mantenho a calma mesmo que alguém seja grosseiro comigo.
S N AV

13. Mesmo que eu discorde de alguém, respeito o seu ponto de vista.
S N AV

14. Digo o que penso de uma pessoa mesmo que isso possa ofendê-la.
S N AV

15. Sou colaborativo e habitualmente ajudo meus colegas no trabalho.
S N AV

16. As pessoas costumam me procurar quando estão em dificuldades.
S N AV

17. Sou impaciente com as pessoas.
S N AV

18. Contribuo ativamente para a tranquilidade e a harmonia da equipe de trabalho.
S N AV

19. Detesto boatos e fofocas e não os espalho.
S N AV

20. Mantenho sempre a conversação num clima positivo.
S N AV

21. Guardo mágoas por ofensas que recebi.
S N AV

22. Sou impulsivo e, às vezes, digo coisas das quais me arrependo.
S N AV

23. Se eu tiver que criticar ou chamar a atenção de alguém no trabalho, faço-o em particular, com respeito e educadamente, sem ofender ou humilhar.
S N AV

24. Sou normalmente bem-humorado.
S N AV

25. Aceito críticas sem me ofender.
S N AV

Faça sua contagem de pontos

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 4, 5, 6. 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 18, 19, 20, 23, 24, 25.

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 9, 14, 17, 21, 22.

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.

TOTAL DE PONTOS _______

RESULTADO

De 21 a 25 pontos. Ótimo. Você domina os princípios e as técnicas das relações humanas e sabe como utilizá-los positivamente. Demonstra interesse e respeito pelas pessoas. Mantenha esse espírito e continue a desenvolver suas capacidades de relacionamento interpessoal, pois colherá ainda maiores frutos no futuro.

De 17 a 20,5 pontos. Você vai bem. Conhece os fundamentos que norteiam o bom relacionamento, dá valor a isso e o demonstra através do seu comportamento. Pode, entretanto, melhorar em alguns pontos. Observe as afirmações onde não pontuou. Elas podem lhe dar indicações do que é necessário para isso.

De 13 a 16,5 pontos. Sua pontuação é média. Em alguns momentos você vai bem, e em outros, nem tanto, o que, esporadicamente, é possível que lhe traga algumas dificuldades de relacionamento. Precisa melhorar alguns itens. Veja as afirmações onde você não pontuou, ou obteve meio ponto; são boas pistas do que necessita melhorar.

Abaixo de 13 pontos. Você precisa melhorar sua habilidade de relacionamento interpessoal. Provavelmente você não se interessa, ou não dá muita abertura para interagir com pessoas, o que pode estar lhe causando grandes problemas. Veja as afirmações onde não pontuou, ou obteve meio ponto, procure analisar suas próprias atitudes, e o que você pode fazer para interagir mais e melhor com as pessoas.

Seis dicas sobre relações humanas

1. A importância das relações humanas em sua vida
Aprender a desenvolver e manter relações humanas de qualidade superior pode fazer mais por sua vida profissional e pessoal do que, provavelmente, qualquer outro fator em sua vida. O lado triste da questão é que a inabilidade de conviver com os outros é a primeira causa das crises e infelicidades pessoais e no trabalho.

O Instituto de Tecnologia Carnegie analisou mais de dez mil pessoas e descobriu que apenas 15% do sucesso delas se deviam à inteligência e à competência no trabalho, e que os outros 85% do sucesso eram frutos da capacidade de lidar e conduzir pessoas. É bem conhecido o jargão que diz "Você é contratado por seus conhecimentos, e demitido por seu comportamento".

2. Demonstre respeito
Se você perguntar aos seus colegas de trabalho qual é o tratamento que eles mais desejam ter no serviço, provavelmente a lista seria encabeçada pelo desejo de serem tratados com respeito e dignidade. Em se tratando de relações humanas o único pecado imperdoável é pisar no amor-próprio da outra pessoa.

Ao desprezar a dignidade da outra pessoa você estará plantando a semente da mágoa, do rancor e da discórdia. Trate aos outros com decência e consideração SEMPRE, não importa se é o seu colega de trabalho, seu vizinho, seus familiares ou alguém na rua.

3. A regra de ouro do relacionamento interpessoal
Trate aos outros do que jeito que você gostaria de ser tratado. É o que - de outra maneira - Cristo afirmou: "Amai o próximo como a ti mesmo". E se alguém tratá-lo mal se lembre de que a tranquilidade e o tratamento de respeito com que você responde ao outro, desarmam o opositor e dissolvem divergências.

4. A regra de platina do relacionamento interpessoal
A regra de ouro, citada acima, é importante. Mas, mais importante ainda, é tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas, que talvez, seja diferente da forma como nos gostaríamos de ser tratados. Procure observar como é o perfil, a personalidade e, sobretudo, os gostos de cada pessoa com quem você mantém contato. Essas observações lhe darão seguras indicações de como você deve agir, tratar e conduzir-se em relação a elas.

5. Demonstre atenção
Dê atenção às pessoas quando estão falando e demonstre isso. Evite "cortar" a cada momento o interlocutor. Se você ficar falando de si mesmo, estará usando o caminho mais curto para a conversação murchar. O ego é um pavão com lindas penas que adora se exibir e falar de si mesmo.

6. Receba feedback positivamente
Se o feedback que receber não for positivo, não se defenda nem tente justificar-se. Agradeça a informação e analise a crítica para ver se ela é realmente procedente. Se for procedente corrija o desacerto. Se for improcedente ignore o aviso sem aborrecer-se com o indivíduo.


* Texto extraído e condensado do livro "O Livro das Relações Humanas - Seu Manual para Obter Sucesso com as Pessoas", de Ernesto Berg, Juruá Editora.

 

Palavras-chave: | relacionamento interpessoal | conflito | equipe |

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