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29/03/2016
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Gestão de Conflitos - Uma influência no clima organizacional

Por Paula Cabral para o RH.com.br

Uma breve definição de conflito: "Profunda falta de entendimento entre duas partes". Choque, enfrentamento. Discussão acalorada, alteração. Contestação recíproca pelo mesmo direito. Fato em torno do qual se estruturam as ações e que consiste no choque de interesses, opiniões etc. de duas ou mais personagens, ou entre o protagonista e forças externas (divindades, forças da natureza), ou até consigo mesmo.

De fato o conflito é algo que sempre houve e sempre estará presente em nossas vidas pessoais, profissionais e até mesmo conosco. Já sabemos que isso faz parte do desenvolvimento humano. Ok! Mas como fazemos a gestão disso tudo?

Não é tão simples como parece... Afinal, se todos nós temos nossos conflitos internos, precisamos partir do autoconhecimento para aí sim podermos gerir os conflitos que estão em nosso meio. Desde os primórdios é dito que tudo começa dentro de nós e se nos conhecermos verdadeiramente e cada vez mais, conseguiremos gerir os nossos próprios conflitos, para que tenhamos uma Inteligência Emocional (QE) elevada para poder entender o outro. É impossível conhecer o outro quando não se conhece a si mesmo. E como fazer isso?

Desenvolvendo nossa Inteligência Emocional como mencionei acima, conhecer cada vez mais nosso modo de pensar e agir.

Podemos começar respondendo algumas perguntas chaves?
- O que você acredita como verdades? (crenças limitantes e fortalecedoras).
- Quem você acredita ser fortemente?
- O que te move? (Valores).
- Qual seu maior sonho e por que deseja conseguir isso?

Respondendo essas quatro perguntinhas básicas, você já pode ter uma lista de crenças que te limitam e as que te fortalecem, além de uma lista de valores. Para que essas duas listas são importantes?

Precisamos saber se estamos agindo mais pelas crenças que nos limitam como, por exemplo: sou muito velha, sou muito gorda, não consigo aprender fácil etc. Ou se agimos por crenças que nos fortalecem: eu tenho direito dado por Deus de vencer, nasci para ser feliz, quando quero algo para minha vida eu consigo etc.

E nossos valores: o que me move é poder contribuir para vida das pessoas (Contribuição), poder ser quem eu sou (Liberdade), e por aí vai.

O ideal é começarmos por nós e depois conhecer as crenças e os valores de quem convive conosco, pois com isso facilitará no dia a dia na resolução de conflitos e ideias divergentes, pois o conflito só existe porque possuímos crenças e valores diferentes um dos outros e precisamos aprender a respeitar isso, sem que saiamos feridos de uma conversa.

Numa organização é a mesma coisa, se estamos inseridos num ambiente em que tem isso claro e praticado verdadeiramente e não somente no papel para ficar bonito, (Missão, Visão, Valores e Crenças) precisamos atuar de acordo com eles, o ideal é conhecê-los mesmo antes de ir na entrevista, pois se não coincide com os nossos ou se agredirem de alguma maneira, o melhor a fazer é escolher outra organização.

O clima organizacional se dá muitas vezes a esta falta de QE (Inteligência Emocional) dos gestores para resolver e gerir os conflitos internos e criar um clima gostoso de trabalho a apenas um pacote de benefícios atrativo.

Em tempos de crise, sei que ninguém pode escolher trabalho, porém o fato é, quando estamos inseridos no ambiente organizacional temos que nos adaptar ao modo de agir e de pensar da empresa e não ela ao nosso, agora, se isso está a ponto de te fazer sofrer e perder noites de sono, com certeza, está mais do que na hora de buscar outras alternativas.

Sucesso a todos!

 

Palavras-chave: | equipe | conflito | relacionamento interpessoal |

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