O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






23/06/2015
RH » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Reabilitação Profissional da Funfarme recebe prêmio nacional

Quando o profissional sofre alguma lesão que o torna incapaz para exercer suas atividades e ele retorna à empresa - após o término do período de afastamento dado pelo INSS - é comum que o mesmo se depare apenas com uma realidade: a demissão. A Funfarme - Fundação Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem de Rio Preto mostrou como evitar este triste destino ao criar o Programa de Reabilitação Profissional, o qual já recuperou mais de 50 funcionários, reintegrando-os em outros setores e, assim, evitando as dispensas. O sucesso do Programa mereceu a Menção Honrosa no 5º Prêmio do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial, no último dia 15 de junho, pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial - CBSSI, em Campinas.

O CBSSI é uma entidade sem fins lucrativos que visa distinguir e reconhecer as melhores práticas e tecnologias nas áreas de reabilitação e readaptação profissional, acessibilidade, inclusão social e gestão.

O Programa de Reabilitação da Funfarme - Concluído o período de afastamento do colaborador pelo INSS, que o considera apto para exercer atividade profissional, o colaborador é avaliado pelo setor de Recursos Humanos da Funfarme sob os aspectos social, médico, ergonômico, psicológico e psiquiátrico para decidir se há condições de reabilitá-lo e reinseri-lo num dos setores do complexo hospitalar. As possibilidades são inúmeras, já que a Funfarme é um dos maiores complexos de saúde do interior paulista, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório Geral de Especialidades, Instituto do Câncer, Hemocentro e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.

"O que buscamos, através do programa, é oferecer a possibilidade de reabilitação por meio de um trabalho de avaliação, readaptação e reinserção. Ao possibilitar a volta ao trabalho, os colaboradores sentem-se valorizados e recuperam a autoestima", comenta Cristiane Midori, responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Funfarme.

"O Programa de Reabilitação Profissional beneficia não só o colaborador, mas a fundação, pois já conhecemos o colaborador enquanto pessoa e profissional e este já está incorporado à cultura organizacional da instituição. Nossa satisfação é constatar que, com o programa, promovemos o bem-estar em todos os sentidos para o ser humano, com impactos muito positivos na família", afirma Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.

Diferencial - Um dos diferenciais do Programa da Funfarme apontados pelo CBSSI para lhe conferir a menção honrosa é o acompanhamento do colaborador após a inserção em seu novo cargo na fundação. O profissional passa por avaliações de desempenho para se verificar se realmente adaptou-se à nova função.

Colaboradores falam do Programa - "Continuar na Funfarme, em função adequada à nova minha realidade só foi possível graças à reabilitação que foi oferecida a mim pelo hospital. Hoje sinto-se valorizada, mais útil e realizada profissionalmente", afirma Marlene Lopes, de 55 anos, colaboradora do setor de Nutrição e Dietética da Funfarme, antes auxiliar operacional na cozinha.

Há colaboradores que passam a atuar em setores completamente diferentes dos anteriores. É o caso de Elisabeth Lopes dos Santos, de 56 anos, que, depois de 24 anos trabalhando na lavanderia, é agora auxiliar administrativa no setor de Endoscopia do Hospital de Base. "Quase entrei em depressão no tempo que fiquei afastada. Sempre gostei de trabalhar no ‘pesado', mas era minha saúde que estava em jogo. Neste novo setor, sinto-me operante novamente e sei que, de alguma maneira, posso ajudar as minhas companheiras e ser útil. Não há sensação melhor", comenta.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa Funfarme

 

Palavras-chave: | Funfarme | Horácio José Ramalho | Cristiane Midori | qualidade de vida no trabalho | cidadania |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.