O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






18/07/2016
RH » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Sai a lista dos 17 CEOs mundiais eleitos pela ONU

Uma série de estudos comprovou a influência, potencialmente positiva, que empresas podem ter na sociedade ao promover a liberdade religiosa aplicada à cultura e aos códigos de governança corporativa. Pensando em promover ações que estimulem a liberdade religiosa, a Religious Freedom and Business Foundation (RFBF) e sua filiada no Brasil, Associação pela Liberdade Religiosa e Negócios (ALRN), em parceria com a ONU, Global Compact e Business for Peace (B4P) e, com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global e da Prefeitura do Rio de Janeiro, promovem no Brasil o I Prêmio Cultura de Paz nos Negócios e no Relacionamento Inter-Religioso.

O Prêmio Cultura de Paz nos Negócios e no Relacionamento Inter-Religioso vai de encontro à Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas que tem entre seus pilares a promoção da paz e de parcerias em prol de sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência.

Os finalistas são empresários de todos os cinco continentes e dois deles pertencem ao mercado empresarial brasileiro. Os selecionados, seguindo ordem alfabética, são:

Abdo Ibrahim El Tassi - Presidente e CEO, Peerless Garments LP, Canadá. Muitos imigrantes do Canadá sofrem dificuldades de adaptação no novo lar, muitas vezes devido à falta de capacitação e desafios culturais e religiosos, além das dificuldades de comunicação. Abdo Ibrahim El Tassi, Presidente e CEO do Peerless Garments LP, dedica-se a construir pontes que promovam tolerância e harmonia entre os imigrantes e os cidadãos do novo País. Sua companhia respeita e contrata pessoas de todos os credos e oferece oportunidades de treinamento, desenvolvimento e capacitação dos novos colaboradores seja na área comercial, seja com a língua inglesa. El Tassi também forneceu 1,7 milhão de dólares em empréstimos sem juros para cobrir novas empresas, hipotecas e taxas de matrículas universitárias para os imigrantes no Canadá. Organização indicada: Ridd Institute for Religion and Global Policy (Instituto Ridd de Religião e Política Global).

Aziz Abu Sarah & Scott Cooper - Co-Fundadores e Co-CEOs, MEJDI Tours, USA & Israel. Em muitos países do Oriente Médio, incluindo Egito, Israel, Turquia e Palestina, a agitação política e social, onde cada grupo religioso tem uma narrativa histórica e social diferente, levou à violência e a conflitos atuais. Aziz Abu Sarah e Scott Cooper são co- CEOs e fundadores do Mejdi Tours, empresa de turismo inter-religiosa e intercultural em Israel e em todo o Oriente Médio, que fomenta a paz e a compreensão cultural por meio de visitas de "Dupla Narrativa" - passeios turísticos com guias israelenses e palestinos que oferecerem suas perspectivas culturais, políticas e religiosas em cada ponto turístico. Organização Indicada: Mejdi Tours LLC.

Brittany Underwood - Fundadora e Presidente, AKOLA, USA & Uganda. Os conflitos em Uganda deixam muitas mulheres e crianças, de diferentes credos, viúvas e órfãs, resultando em crianças de rua e em viúvas sem meios de sustento. Brittany Underwood é fundadora e presidente do Akola, empresa que tem como missão capacitar mulheres para se tornarem agentes de transformação em suas famílias e comunidades por meio do desenvolvimento econômico. Akola promove a igualdade de gênero, os direitos humanos e a liberdade religiosa. Eles empregam e treinam mulheres e provéem um meio de existência e uma melhor qualidade de vida às mulheres e às crianças. Underwood também desenvolveu uma operação no Texas/EUA para empregar mulheres resgatadas do tráfico. Organização indicada: Middle East Women's Leadership Network (Rede de Liderança de Mulheres do Oriente Médio).

Don Larson - Fundador e CEO, Sunshine Nut Company, Moçambique. Moçambique é um dos países mais pobres do mundo. Embora já tenha sido o maior produtor de castanha de caju do mundo, a guerra civil e doenças nos cajueiros levaram o País à extrema pobreza e à falta de oportunidades de emprego, deixando muitas viúvas e mais de 1,6 milhão de órfãos. Don Larson, fundador e CEO Sunshine Nut Company e ex- vice-presidente da Hershey Company, inspirado por sua fé, acredita que as companhias podem ter um impacto profundo na vida das pessoas. Sua empresa está revivendo o negócio de caju e empregando pessoas em Moçambique, incluindo muçulmanos. Ao todo, mais de 50.000 famílias têm obtido oportunidade de trabalho. Novos cajueiros estão sendo plantados para promover o crescimento econômico. Organização indicada: Sunshine Nut Company.

Emma Nicholson - Baronesa de Winterbourne, Presidente executiva da Iraq Britain Business Council, e Fundadora e Presidente da Fundação Amar, UK & Iraq. O ISIS impulsionado pela intolerância religiosa e o fundamentalismo, destruiu as economias sírias e iraquianas, deslocando muitas pessoas de suas casas e causando o genocídio de minorias religiosas, incluindo yazidis. Muitas mulheres iraquianas passam por necessidade de abrigo, de cuidados de saúde, de educação e de trabalho. Emma Nicholson, chefe do Conselho Empresarial Iraque Grã-Bretanha e da Fundação AMAR, promove oportunidades de negócios, de comércio, de investimento, de formação e de transferência de tecnologia para o Iraque. A discriminação religiosa é combatida com ações que ajudam mulheres, independentemente da sua fé, a obter cuidados na área da saúde (física e mental), da educação, da recreação e das habilidades de trabalho. As ações contam com o apoio de líderes do governo local. Organização indicada: LDS Charities.

Fouad M. Makhzoumi - Presidente executivo-CEO, Future Pipe Industries Group Limited, UAE & Lebanon. Durante uma guerra civil de 15 anos no Líbano, os jovens foram desviados das oportunidades de educação pelo fundamentalismo religioso, resultando em desemprego e estagnação econômica. Fouad Makhzoumi, CEO do Future Pipe Industries Group Limited, testemunhou como a energia de seu filho, ao liderar a empresa, desencadeou crescimento exponencial e forneceu uma visão positiva, produtiva e significativa para os negócios. Makhzoumi e sua fundação capacitam pessoas por meio da mobilização da juventude e promovendo a liberdade religiosa. Sua formação de microcrédito para libaneses de todas as fés tem ajudado mais de 10.000 pessoas na criação de empresas sustentáveis e centenas de milhares mais estão a receber formação profissional. Organização indicada: Nasser Saidi & Associates.

Frank Fredericks - CEO, Mean Communications, USA & worldwide. Muitas comunidades religiosas e culturais sofrem preconceitos por falta de educação e de questões econômicas subjacentes que muitas vezes estimulam a violência por parte de diferenças percebidas. Frank Fredericks reuniu profissionais de comunicação em uma estratégia de mídia social para auxiliar na divulgação da campanha mundial "Faça Uma Coisa pela Diversidade e Inclusão". A campanha envolvia pessoas ao redor do mundo por meio do Facebook, Twitter e Instagram e incluiu a divulgação da liberdade religiosa ou de crença e a tolerância. A Aliança das Nações Unidas de Civilizações lançou a campanha em parceria com a UNESCO e parceiros de corporações da sociedade civil. Organização indicada: Mean Communications.

H. Bruce McEver - Presidente e Co-Fundador Berkshire Capital Securities LLC, USA & UK. Os líderes de negócios muitas vezes não entendem as contribuições de fé ao local de trabalho e na sociedade, incluindo a forma como a liberdade religiosa promove a paz e a estabilidade. H. Bruce McEver, presidente e fundador da Berkshire Capital Securities LLC, criou a Fundação para a Educação Religiosa para promover essa compreensão, trazendo os líderes empresariais e outros profissionais, juntamente com acadêmicos e profissionais. A Fundação cultiva compreensão inter-religiosa e habilidades práticas por meio da colaboração com parceiros como clubes escolares de negócios de Harvard. Sua fundação também defende valores e ética oriundos de tradições religiosas e seculares, promovendo uma democracia pluralista saudável por meio do respeito à diferença. Organização indicada: Religious Freedom Center of the Newseum Institute (Centro de Liberdade Religiosa do Instituto Newseum).

Joaquim Augusto Sanches Pereira - Líder Empresarial Regional/CEO, Guascor do Brasil Dresser-Rand, a Siemens Business (Guascor do Brasil), Brasil. O Brasil tem passado por enormes transformações religiosas, incluindo entre as mais de 200 sociedades indígenas. Muitas religiões e culturas, nas regiões mais remotas, não têm voz ou meios de comunicação com a sociedade, dada a falta de infra-estrutura e problemas com alfabetização. Joaquim Augusto Sanches Pereira, Líder Empresarial Regional e CEO da Dresser-Rand, a Siemens Business (Guascor do Brasil), apoia a iniciativa Vaga Lume na promoção e no entendimento da paz religiosa, bem como a proteção da diversidade cultural. Isso é feito por meio de programas literários para mais de 26.000 crianças, adolescentes e adultos, fornecendo mais de 86.000 livros e atividades que utilizam este conhecimento literário para promover o diálogo sobre a cooperação inter-fé e compreensão intercultural. Organização indicada: Vaga Lume Association.

Jonathan Berezovsky - CEO, Migraflix, Brasil. Os imigrantes, por vezes, enfrentam preconceito por causa de suas identidades religiosas e culturais quando mudam para o Brasil. Jonathan Berezovsky é fundador e CEO da Migraflix, que ajuda a capacitar os imigrantes e refugiados economicamente e a integrá-los na sociedade. Ele faz isso por meio de oficinas e eventos que mostram como as novas culturas podem enriquecer o Brasil como, por exemplo, as novas formas de cozinhar. Migraflix espalha uma mensagem de tolerância aos imigrantes, independentemente da nacionalidade ou religião. A empresa pretende mostrar ao mundo que judeus, muçulmanos e cristãos, alguns dos quais imigraram para o Brasil a partir de áreas de conflito no Oriente Médio, podem se unir e entender uns aos outros por meio da música, como a banda inter-religiosa Majeez fundada por Jonathan. Organização indicada: Global Compact Network Brazil (Rede Pacto Global Brasil).

Jonathan Shen Jian - CEO, Shinework Media, China. A China tem uma necessidade nacional de compreensão cultural e inter-religiosa e o mundo também tem a necessidade de compreender melhor o rico mosaico de religiões e culturas da China. Como CEO da Shinework Media & Shinework Pictures, Jonathan Shen Jian aborda esta necessidade internacional por meio de projetos colaborativos. Com o seu trabalho de cinema, ele ajuda a trazer uma compreensão da diversidade cultural global e, até certo ponto, o entendimento inter-religioso para o mercado de mídia na China que tem um bilhão de pessoas. Um de seus filmes, por exemplo, conta a história verídica de um fã iraniano de Kung Fu, que passou por muitas dificuldades para se tornar um mestre de Kung Fu e embarcar em uma peregrinação ao famoso templo Shaolin da China. Organização indicada: Shinework Mídia

Kathy Ireland - Fundador e Presidente, kathy Ireland Worldwide, USA & worldwide. Opressão e discriminação religiosa causam instabilidade e limitam as liberdades e oportunidades de homens e mulheres em todo o mundo. Isto é agravado porque os líderes das comunidades, políticos, funcionários governamentais e especialistas legais não são ensinados sobre os benefícios socioeconómicos da compreensão inter-religiosa e da liberdade religiosa. Kathy Ireland, fundadora e Presidente da Kathy Ireland Worldwide, apoia uma iniciativa liderada por mulheres para levar dignidade e liberdade e confrontar a opressão religiosa, especialmente no Iraque e no Sudão, por meio da educação dos líderes nacionais e comunitários. Além de seu apoio a causa, ela se envolve pessoalmente. Kathy ajudou a organizar um evento para as mulheres iáziges escaparem da opressão, que incluíam um apelo ao Congresso para tomar medidas imediatas para parar atrocidades ISIS contra yazidis. Organização indicada: - Hardwired, Inc

Mehool H. Sanghrajka - Fundador e CEO, Learning Possibilities Group, UK. No Reino Unido e em todo o mundo, há pouca compreensão do jainismo, uma fé antiga. Há também acesso limitado aos materiais em Inglês sobre esta fé crescente ou ao acesso aos seus textos religiosos. Mehool H Sanghrajka, fundador e CEO da Learning Possibilities Group, concebeu o 'projeto JAINpedia' como o director do Instituto de Jainologia (IOJ). Mehool desenvolveu um programa de 12 anos para criar a mais conceituada enciclopédia on-line Jain, usando as coleções das principais instituições no Reino Unido. Incluindo a Biblioteca Britânica, o museu Victoria and Albert, a Biblioteca Boliden, Oxford e a Wellcome Trust Library. Organização indicada: - Long Island Multi Faith Forum & Shanti Fund.

Michael Feder - Fundador e CEO, PrayerSpark, USA & worldwide. Em tempos de necessidade, conflito ou luta, as pessoas de todas as fés geralmente buscam por consolo espiritual, valorizando o apoio da comunidade religiosa. Michael Feder é fundador e CEO da PrayerSpark, empresa que permite que as pessoas recorram à fé dos principais líderes espirituais do mundo para enviar orações livres ou afirmações positivas para qualquer pessoa, em qualquer lugar, de qualquer crença ou na fé. A empresa gera receitas oferecendo outros serviços, tais como a venda de cartões, com receitas que apoiam as causas de fé locais. Além disso, as doações podem ser feitas contribuindo para a missão da paz da PrayerSpark, obra de caridade de base e compreensão inter-religiosa. Organização indicada: Inter Religious Federation for World Peace

Tayyibah Taylor - CE e Fundadora, WOW Publishing, Inc. (Azizah Magazine), USA. Nas sociedades ocidentais, as mulheres muçulmanas muitas vezes não são bem compreendidas, sendo vistas tanto como oprimidas quanto com pouca compreensão da sua situação real entre os não-muçulmanos. Mesmo entre as populações muçulmanas, elas não têm a oportunidade de ter voz em público e há pouco reconhecimento de sua visão de negócios. Tayyibah Taylor (1952-2014), CEO e fundadora da Wow Publishing, Inc. (Azizah Magazine), era um empresária muçulmana que por meio de sua revista e viagens ajudou as mulheres muçulmanas, assim como muitos homens e mulheres de outras religiões a entender melhor a vida e as realizações das mulheres muçulmanas. Ela era uma defensora incansável das mulheres muçulmanas e visitou seis continentes em defesa da paz e da construção das relações inter-religiosas. Organização indicada: Azizah Magazine, WOW Publishing, Inc.

Yaya Winarno Junardy - Presidente-comissário, PT Rajawali Corpora, Indonésia. A Indonésia é um País multi -religioso, onde no passado, ocorreram maciços distúrbios, muitas vezes dirigidas a empresas e empresários, muitos dos quais eram as minorias, devido às linhas raciais, étnicas e religiosas. A ameaça de violência é agravada pela pobreza. Um problema latente é que milhões de casais de todas as fés são incapazes de se casar devido aos custos e à burocracia, o que deixa seus filhos sem status legal dificultando suas oportunidades futuras tais como educação e trabalho. Y. W. Junardy, chefe de uma grande empresa de investimento indonésio, usa o seu know-how para resolver o problema. Trabalhando com as empresas, o governo e as religiões, ele facilita casamentos e recepções para milhares de pessoas. Os casais e seus filhos imediatamente ganham status legal e verdadeira esperança para o futuro. Organização Indicada: PT Rajawali Corpora.

Zahi Khouri - Presidente e CEO, National Beverage Company, Palestina. As tensões políticas e religiosas entre Israel e Palestina e dentro da própria Palestina, levaram a má educação da juventude palestina e a um mercado de trabalho estagnado. Zahi Khouri, CEO da The National Beverage Company (Licenciada exclusiva da Coca Cola para a Palestina) usou sua posição como um líder empreendedor de negócios para promover tanto empregos quanto programas de educação de jovens na Palestina. Adicionalmente, ele foi um agente fundamental no lançamento do BTI (Breaking the Impasse) (IPV), juntando-se a proeminentes empresários e líderes da sociedade civil do povo palestino e israelense, chamando os líderes políticos para alcançar uma resolução de paz para o conflito israel-palestina, um conflito inerentemente religioso. Sua empresa emprega 250 pessoas, oferecendo mais 10.000 postos de trabalho. Organização indicada: Department of Service to Palestinian Refugees (Departamento de Serviço para os Refugiados da Palestina).

Os finalistas foram escolhidos por um seleto corpo de jurados: H.E. Sr. Nassir Abdulaziz Al-Nasser, alto representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, Dr. Katrina Lantos Swett, chefe da Fundação Lantos, filha do único sobrevivente do Holocausto a servir no Congresso dos EUA e Per Saxegaard, CEO em Oslo, líder de negócios com conexões para o Comitê do Prêmio Nobel da Paz.

Três vencedores serão anunciados no dia 6 de Setembro de 2016 no Rio, no Marriot Hotel, em evento privado para empresários, entidades governamentais e líderes religiosos e, nove dos dezessete finalistas, presentes ao evento, serão homenageados. A data escolhida, dia 6 de setembro, não é um mero acaso, já que assim como as Paralimpíadas, as ações promovidas pelos finalistas são um exemplo vivo de superações. O prêmio tem o objetivo de identificar e reconhecer os CEOS, em todo o mundo, que têm defendido a paz e a compreensão inter-religiosa.

Os líderes empresariais contemplados terão a oportunidade de apresentar seus compromissos com a compreensão inter-religiosa e da paz, dentro do Objetivo 16 (SDG-16) da ONU, em Nova Iorque, durante a cerimônia de apresentação, assim como suas ações em prol da liberdade de religião ou crença, tal como definido no artigo 18 da Declaração das Nações Unidas Universal dos Direitos Humanos (DUDH). As ações devem ser englobadas dentro do negócio principal da companhia, em investimentos sociais e filantrópicos, apoio e políticas públicas de comprometimento e parcerias de ação coletiva.


FONTE: Jo Ribes Comunicação

 

Palavras-chave: | ONU | estilo de liderança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.