O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






19/04/2016
RH » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Jovens buscam qualificação para escapar do desemprego

Os jovens têm sido as maiores vítimas da crescente onda de desemprego. De acordo com os dados divulgados em março pelo IBGE, 20% da população de 18 a 24 anos está sem emprego. Com a maré desfavorável, a melhor alternativa tem sido recorrer aos estudos para acumular novas experiências e conhecimentos, especialmente em cursos de qualificação profissional, como o Formare, da Fundação Iochpe. Nesse tipo de iniciativa os jovens têm a oportunidade de concluir um curso totalmente adaptado e adequado às reais necessidades do mercado. Podem atuar em departamentos estratégicos das empresas, como logística, RH, compras, vendas ou marketing, por exemplo.

"O modelo de nosso programa vai ao encontro das discussões mais recentes sobre educação profissional: aproximar a escola da empresa. Sabemos que essa proximidade com o ambiente corporativo é necessária às companhias. Outro aspecto importante é a integração que ele proporciona. O funcionário, ao se tornareducador, quase um tutor desse jovem, aproxima o aluno da realidade do mundo profissional., explica Beth Calia, coordenadora do Formare. A representante do programa conta ainda que há dados apontando que cerca de 80% dos jovens que concluem o curso conseguem ingressar no mercado de trabalho. "O nosso programa é adaptável ao que as empresas efetivamente precisam. E o jovem é quem mais ganha pois acaba acumulando experiências e conhecimentos que as companhias realmente procuram e necessitam. É por isso que grande parte deles consegue ter a chance de conquistar uma vaga de emprego logo após o término da formação", diz.

Denis Borges é um desses ex-alunos do Formare que aproveitou ao máximo a chance que teve. Em 2009 ele foi um dos 20 selecionados pela Santos Brasil para participar do programa da empresa. A participação de Denis foi tão intensa que ele acabou sendo selecionado para trabalhar na empresa ao término do curso. "Atuei durante quatro anos como operador de gates lidando diretamente com trâmites de importação e exportação. Eu era responsável por alimentar o sistema de entrada e saída utilizado no terminal CTIS (Conteiner Terminal Information System) com informações referentes aos contêineres e outras pertinentes à mercadoria, viagem do navio, localização no pátio, lacres", recorda.

Mas os sonhos de Denis não param por aí: o jovem está com 24 anos e participando de um processo seletivo para um projeto de pesquisa em uma universidade da Califórnia. "A seleção para este curso na Singularity University está sendo um grande desafio em muitos aspectos, pois todo o processo é feito em inglês. Além disso, ele é almejado por pessoas do mundo todo, de diversos campos de atuação, idades e classes sociais, o que o torna realmente difícil. Serão selecionadas 80 pessoas para estudar durante dez semanas as tecnologias do futuro, com o objetivo de solucionar os problemas mais enfrentados no mundo, como fome e segurança, entre outros. Cada participante terá como objetivo impactar positivamente um bilhão de pessoas em dez anos com seus projetos. Apesar de ser um projeto global, estou com uma expectativa muito positiva. Seja qual for o resultado, já me sinto satisfeito", ensina.

Outro exemplo de superação e empreendedorismo é o de Augusto Pinheiro, de apenas 18 anos. O jovem acabou de concluir um curso na ZF do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Ele desenvolveu ao lado de quatro colegas um plano de negócio para a disciplina de empreendedorismo, durante o curso Formare. O projeto de elaboração de uma plataforma de lojas virtuais foi tão bem realizado que foi colocado em prática e já gera bons resultados.

"O Gera Lojas é uma plataforma para criação de sites e lojas virtuais, permite que o próprio empreendedor seja o criador e mantenedor do seu ambiente web, por meio de uma ferramenta simples e prática. Com a plataforma é possível a edição completa de todo o conteúdo do site, opção de blog, calendário de eventos e integração com as principais redes sociais", resume Augusto. "Eu sei que é difícil, mas sei também como todo esse esforço vale a pena. Tenha um plano e trabalhe para realizá-lo. Não tem um plano ainda? Trate de encontrar um. Satisfeito sempre. Conformado, jamais", finaliza.


Fonte: Ricardo Morato

 

Palavras-chave: | Formare | jovem | desemprego |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.