O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






16/09/2015
RH » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Em São Paulo, empresas unem-se para qualificar jovens

As empresas Schaeffler, Suzano, Cummins, Maxion e Bosch estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Há 100 vagas disponíveis para jovens residentes próximos às unidades dessas companhias, instaladas no Estado de São Paulo.

Para participar do processo, é necessário ter idade mínima de 16 anos e renda per capita inferior a um salário mínimo. Os cursos têm duração média de um ano com carga horária de pelo menos 800 horas/aula e são ministrados nas empresas por colaboradores que atuam como educadores.

A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre as empresas e o Formare, programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho.

Veja abaixo mais informações sobre as inscrições em cada companhia:

Empresa: Schaeffler (Modelo Aprendiz)
Local: Sorocaba (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Assistente de Montagem em Série
Período de inscrições: até 18 de setembro
Requisitos: residir na região de Sorocaba, ter nascido entre 31/1/1997 e 31/1/1998, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio em escola pública, ter renda familiar por pessoa de, no máximo, meio salário mínimo e não ser dependente de funcionário Schaeffler.
Benefícios: remuneração, além de benefícios como assistência médica e odontológica, cesta básica, seguro de vida, convênio farmácia, refeitório na empresa, transporte fretado (Sorocaba e Votorantim) e clube da empresa.
Inscrições: ficha de inscrição deve ser retirada na própria empresa (Av. Independência, 3500 - Éden - Sorocaba / Portaria 3) e devolvida preenchida no mesmo local. É necessário apresentar os documentos: cópia simples do RG e CPF e comprovante de renda familiar (holerite atual, declaração do empregador ou declaração de próprio punho)
Informações: tel.: 0/xx/15/3335-1500

Empresa: Suzano Papel e Celulose (Modelo Aprendiz)
Local: Limeira (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Operador de Processo de Produção
Período de inscrições: até 2 de outubro
Requisitos: ter entre 18 e 19 anos completos, residir em regiões próximas à fábrica, ter Ensino Médio completo ou estar cursando o segundo ou terceiro ano em escola pública, ser membro de famílias com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa, ter disponibilidade para acompanhar as aulas no período das 8h às 16h de segunda a sexta-feira, não possuir vínculo empregatício em regime CLT por mais de um ano e ter sido dispensado do serviço militar.
Benefícios: contratados, durante todo o curso, em regime CLT, conforme a Lei de Aprendiz.
Inscrições: pelo e-mail voluntariar@suzano.com.br.
Informações: tel.: 0/xx/19/3404-2234

Empresa: Cummins South America (Modelo Social)
Local: Guarulhos (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Assistente de Produção e Serviços da Indústria Mecânica
Período de inscrições: até 17 de setembro
Requisitos: Jovens nascidos entre julho e dezembro de 1998, ter renda familiar de até um salário mínimo por membro familiar, estar cursando (no período noturno) ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública, não ter frequentado curso técnico ou profissionalizante, não estar trabalhando, não ser filho de funcionário da Cummins ou de prestador de serviço interno, ter disponibilidade de estudar em período integral, residir no entorno da Cummins - Guarulhos.
Inscrições: https://cummins.allegiancetech.com/cgi-bin/qwebcorporate.dll?9C9B62
Informações: tel.: 0/xx/11/2186-4066

Empresa: Maxion Cruzeiro (Modelo Social)
Local: Cruzeiro (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Mecânica de Produção e Montagem de Estampados Metálicos
Período de inscrições: até 30 de outubro
Requisitos: ter nascido no ano de 1997, estar cursando 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído, ter renda máxima de R$394,00 por pessoa da família e não ser dependente de funcionário da Maxion ou da Amsted Maxion.
Inscrições: As inscrições podem ser realizadas na Escola Formare (Rua Dr. Othon Barcellos, 83 - Cruzeiro), das 8h às 12h e das 14h às 17h. É necessário apresentar uma cópia do Histórico Escolar no momento da inscrição.
Informações: tel.: 0/xx/12/3184-1105

Empresa: Instituto Robert Bosch (Modelo Social)
Local: Campinas (SP)
Quantidade de vagas: 20
Curso: Assistente de Serviços Logísticos e Comerciais-administrativos
Período de inscrições: até 23 de setembro
Requisitos: Cursando o 3° ano do Ensino Médio em 2016, não ser filho(a) de colaborador(a) ou terceiros de empresas Grupo Bosch, ter entre 16 e 17 anos em 2016, morar na cidade de Campinas (preferencialmente no entorno da Empresa).
Benefícios: Bolsa auxílio de meio salário mínimo, transporte, alimentação no local, uniforme, assistência médica e odontológica, seguro de vida e material escolar.
Inscrições: Nas escolas e ONGs parceiras do programa Formare.
Informações: juliana.teixeira@br.bosch.com | Telefone (19) 2103-4270

Formare - O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas. Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas, que são transformadas em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. No caso do modelo Social, os alunos recebem certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição de ensino superior que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. Já no modelo Aprendiz, a certificação é realizada pela Fundação Iochpe, entidade qualificadora credenciada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

 

FONTE: Ricardo Morato

 

Palavras-chave: | Formare | Schaeffler | Suzano | Cummins | Maxion | jovem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.