O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






18/06/2015
RH » Desenvolvimento » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Companhias formam e contribuem para o emprego de jovens

Delphi, Coteminas, Santos Brasil, 3M, Ultra, Alstom e Schaeffler qualificaram, nos últimos dois meses, 180 jovens em suas unidades. Além de contribuírem para a formação desse público para o mercado de trabalho, cerca de 80% dos jovens que concluíram o curso de qualificação conseguem uma oportunidade de trabalho na empresa onde realizaram o curso ou no mercado de trabalho. A qualificação proporcionada por essas companhias acontece por meio de uma parceria com o Formare, programa da Fundação Iochpe de qualificação de jovens de baixa renda.

A Delphi formou 60 jovens nas unidades de Cotia, Santo Antonio do Pinhal e Jaguariúna (SP). Já a Coteminas respondeu pela formação de 20 jovens em suas instalações de Macaíba (RN). Na Santos Brasil, localizada em Santos (SP), outros 20 estudantes foram formados. E as empresas Alstom, em Taubaté (SP), Shaeffler, em Sorocaba (SP) e Ultra, na capital paulista, foram responsáveis pela formação de 20 jovens, cada.

"Essas empresas, e as demais que são nossas parceiras, entendem que uma das maneiras de se combater a crise é continuar apostando em educação e qualificação. Ao treinar e qualificar jovens, as companhias entendem que a produtividade de qualquer negócio depende de pessoas bem preparadas e bem formadas para o trabalho. . Não é à toa que temos parceiros que estão conosco há décadas e sabem como esse tipo de atuação é importante para o seu negócio", explica Beth Callia, coordenadora do Formare.

Januário Soares Dolores, diretor geral da Alstom Hydro América Latina, o ponto mais importante do Formare é a satisfação das pessoas que participam da formação dos jovens. "Quanto mais satisfeitas estiverem, melhor é o resultado da empresa. Tenho acompanhado as turmas do Formare e vejo o prazer delas por estarem ajudando ao próximo" diz.

Para Eliezer da Silva Matos, diretor da Coteminas, as mudanças de atitude que o voluntário apresenta na convivência e participação no programa é algo que nenhuma escola profissional ensina. "O Formare transforma o aluno e nossa experiência mostra que transforma muito mais nosso colaborador", revela.

De acordo com Luiz Corrallo, presidente da Delphi para a América do Sul, o Formare é fundamental para sua empresa. "Por meio do Formare, ajudamos as comunidades locais a inserir jovens de famílias de baixa renda no mercado de trabalho, transformando suas vidas e de suas famílias para melhor."

O Formare - O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Números FORMARE: Unidades: 72 | Empresas parceiras: 48 | Alunos em formação: 1.600 Educadores voluntários atuando: 3.200 | Cobertura nacional: 56 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma Unidade na Argentina e uma no México.


FONTE: Ricardo Morato

 

Palavras-chave: | Formare | cidadania | jovem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.