O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






23/08/2016
RH » Desenvolvimento » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Benefícios da implementação de cursos de qualificação profissional nas empresas

Em tempos de crise econômica, gestores e líderes são colocados à prova diariamente. E muitos dos desafios estão relacionados à melhoria de desempenho, do clima organizacional, employer branding, aumento de eficiência e redução de despesas. Mas como conseguir melhorar esses fatores e índices internos? A coordenadora do programa Formare da Fundação Iochpe, Beth Callia, dá algumas dicas.

"Há uma visão equivocada de que só é viável investir e qualificar jovens em tempos de economia pujante. Mas é justamente em períodos desafiadores, como o que vivemos agora, que se faz mais necessário ainda apostar não só naqueles que serão o futuro de nosso país e do mercado de trabalho como também em todo o impacto direto que um programa de qualificação traz a uma empresa. É justamente aí que se faz a diferença. É por isso que temos parceiros de longa data e que percebem os ganhos que podem ter em todo ambiente. Cerca de 80% dos jovens que concluem o curso entram no mercado de trabalho após a formação e muitas de nossas empresas parceiras absorvem, em média, 50% dos alunos após o curso", explica.

Veja abaixo seis benefícios selecionados pela coordenadora do Formare que uma empresa e seus funcionários podem ter ao adotar um programa de qualificação profissional para jovens:

- Maior motivação dos funcionários pelo orgulho de trabalhar numa empresa que acredita e desenvolve uma ação social que traz resultados.

- Reputação empresarial qualificada - companhia torna-se ativa e antenada com reais necessidades sociais e melhora o relacionamento com várias instâncias da comunidade.

- Desenvolvimento de pessoal qualificado na própria empresa, absorvendo a cultura empresarial e beneficiando-se dos relacionamentos profissionais estabelecidos.

- Maior apego dos funcionários à empresa, com possibilidade de diminuição do turnover.

- Humanização do ambiente de trabalho, por meio de um espaço onde a experiência de um colaborador não é aplicada apenas no uso de máquinas e o torna mais cidadão.

- Desenvolvimento de competências de lideranças dos educadores voluntários e coordenadores internos do programa.

Sobre o Formare - O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas. Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica da Fundação Iochpe de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC -- a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

::Números FORMARE
Unidades: 67 | Empresas parceiras: 46 | Alunos em formação: 1.340 Educadores voluntários atuando: 5.100| Cobertura nacional: 50 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma unidade no México


FONTE: Ricardo Morato

 

Palavras-chave: | Formare | Fundação Iochpe | Beth Callia | jovem | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.