O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






03/12/2015
RH » Desenvolvimento » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Formare qualifica aproximadamente 1.500 jovens, em 2015

O Formare, programa desenvolvido pela Fundação Iochpe que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, encerra 2015 com 1460 jovens qualificados. A iniciativa contabiliza neste ano 73 Unidades de Ensino, 49 empresas parceiras e colaboração de 4151 educadores voluntários.

"Foi um ano de superação. Os desafios que nos foram impostos foram extremamente valorosos. Superamos vários obstáculos em meio ao cenário de instabilidade econômica e chegamos aqui com um saldo extremamente positivo. Nossos parceiros, alunos e demais stakeholders sempre nos mostram que há alternativas e é por meio dessa sinergia que continuamos nossa jornada. A educação é o caminho que pode garantir melhor produtividade e competitividade às empresas e o Formare pode contribuir nesse sentido", diz Beth Callia, coordenadora do Formare.

O Formare teve início em 1988 nas fábricas do Grupo Iochpe em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Ao longo dos anos, foi sendo ampliado e aperfeiçoado com a contribuição de todos os envolvidos.

Em 1995 a Fundação Iochpe estabeleceu um convênio com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sediada em Curitiba. Professores da instituição passaram a construir as propostas curriculares e a acompanhar a execução dos cursos, certificados pela Universidade e reconhecidos pelo MEC.

Mas foi em 2001 que a Fundação Iochpe optou pelo sistema de franquia social, possibilitando a outras empresas adotarem o Formare e atuarem na qualificação de jovens em desvantagem socioeconômica em suas comunidades. "Hoje atuamos em 58 municípios em 12 Estados brasileiros. Foi por meio desse modelo que conseguimos ampliar a presença do programa no país e consolidar o Formare como um programa de sucesso", avalia Beth.

Sobre o Formare - O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.
Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Números Formare - Unidades: 73 / Empresas parceiras: 49 / Alunos em formação: 1.460 Educadores voluntários atuando: 4.151 / Cobertura nacional: 58 municípios em 12 Estados do Brasil / Uma Escola no México.


FONTE: Ricardo Morato

 

Palavras-chave: | Formare | Beth Callia | jovem | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.