O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






02/03/2016
RH » Desenvolvimento » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Por que nem todas as pessoas alcançam suas metas?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Todos nós almejamos sonhos, conquistas que surgem nas mais variadas fases das nossas vidas. Mas, apenas desejar algo não é suficiente para que a aspiração torne-se realidade, é preciso traçar metas e essas, por sua vez, só serão concretizadas se a pessoas traçar estratégias e tiver foco. Por outro lado, no dia a dia, muitos se deixam influenciar por fatores e se "perdem" no meio das suas trajetórias. Consequência: profissionais desmotivados por acreditarem que não são capazes ou merecedores de conquistar novos horizontes. Para falar sobre como o indivíduo pode ser fortalecer para atingir as suas metas, o RH.com.br entrevistou a consultora organizacional e coach, Roberta Omeltech.
Segundo ela, as metas são uma referência para que o indivíduo possa traçar objetivos, permitindo que o profissional tenha um referencial para que possa atingir o objetivo que ele deseja atingir. "Muitos ainda possuem dificuldade em traçar as metas pela falta de organização e pela ausência de um planejamento especifico. Estudos recentes realizados pela neurociência mostram que o cérebro precisa de objetivos e de desafios para se manter em atividade. Ou seja, o cérebro necessita de estímulos para estar motivado", complementa a especialista ao RH.com.br. A seguir, você confere na íntegra a entrevista concedida por Roberta Omeltech ao site RH.com.br. Na ocasião, ela enfatiza pontos que podem contribuir para o alcance das metas, como também menciona os fatores que devem ser evitados para que o desempenho do profissional não seja prejudicado e seus sonhos sejam "condenados" ao fracasso. Boa leitura e até breve!


RH.com.br - O que podemos compreender por obtenção de metas seja para um único profissional ou mesmo para um time?
Roberta Omeltech - As metas são uma referência para traçar objetivos, permitem que se tenha um referencial para qual caminho se deseja chegar. Muitos ainda possuem dificuldade em traçá-las pela falta de organização e pela ausência do planejamento especifico. Estudos recentes realizados pela neurociência mostram que o cérebro precisa de objetivos e de desafios para se manter em atividade. Ou seja, o cérebro necessita de estímulos para estar motivado. É importante lembrar que as metas são os passos que você percorrerá para alcançar seu objetivo, por isso é tão relevante existência de objetivos claros e bem definidos. Também é fundamental, que seja determinado um prazo para realizá-las como, por exemplo, metas de curto, médio e longo prazo. E mais ainda: os objetivos precisam ser importantes para que a o indivíduo tenha motivos para alcançá-los, pois quando não se vê e sente importância em algo, a pessoa perde tempo e, muitas vezes, também dinheiro.

RH - Qual o primeiro passo para se atingir ou superar uma meta profissional?
Roberta Omeltech - O primeiro passo é definir um plano de ação, ou seja, você precisa ter claro o que precisará fazer, tempo que levará, quais as ferramentas e os recursos que serão necessários e as estratégias que serão utilizadas. Neste momento as ações precisam partir de você. Então, pense no que fazer que dependa tão somente de você, para que não caia no erro de "terceirizar" a ação e perder o controle da situação.

RH - Que fatores contribuem para que as metas de um profissional sejam atingidas?
Roberta Omeltech - É fundamental que existam: foco, organização, planejamento, disciplina, persistência, dedicação, sonhos, autocontrole, automotivação e equilíbrio emocional.

RH - Quando as metas são ultrapassadas, isso significa que o profissional apresentou uma entrega diferenciada ou foi apenas o acaso que contribuiu para esse resultado?
Roberta Omeltech - Os nossos resultados são reflexo das nossas ações. Costumo perguntar o seguinte: "Quais sementes você plantou?". Você colherá o que planta, se tem tido sempre os mesmos resultados muito provavelmente está agindo da mesma maneira, agora se plantar novas sementes, ou seja, se tiver novas ideias, buscar novas estratégias, inovar, criar e suas atitudes forem outras os resultados virão e muito provavelmente as chances de você ultrapassá-los serão maiores o que trará uma satisfação ainda maior. Então quando ultrapassar, comemore, celebre. Vibre!

RH - O que pode desviar a atenção dos talentos quando esses procuram focar-se no atingimento de metas?
Roberta Omeltech - Podemos dizer que "n" fatores desviam as pessoas das suas metas. Porém, os mais comuns são: falta de foco, procrastinação, má gestão de tempo e até mesmo ausência de clientes para o perfil ideal ao negócio.

RH - Em sua opinião, o que mais pesa na obtenção de metas: a força de vontade de um profissional ou o ambiente que o envolve?
Roberta Omeltech - A falta da busca pelo novo, a ausência da persistência e da inovação. Acredito que independentemente da empresa, produto ou serviço existem "n" formas de você diferenciar-se. É preciso "quebrar" a caixa, olhar acima do cenário atual e buscar caminhos que surpreendam, inovem e encantem o seu cliente. Uma das atitudes mais simples que existem e muitos profissionais estão deixando de fazer há tempos é cultivar o relacionamento pessoal com o cliente. Existem diversas maneiras de se aproximar dos clientes e não somente quando se deseja "vender" o produto. O cliente quer e gosta de se sentir importante, resgatar a proximidade e o contato "olho no olho" traz resultados surpreendentes.

RH - Quando um profissional recebe um desafio da empresa em que atua, é aconselhável que ele trace uma estratégia individualizada para atingir as metas apresentadas?
Roberta Omeltech - Sim, pois cada um funciona de uma maneira, temos valores e crenças individuais. É importante respeitarmos o nosso tempo, mas também é relevante nos permitirmos conhecer coisas novas. Quando você tem uma estratégia, você tem uma referência o que contribuiu muito para se manter focado. Mas, vale também estar aberto e receptivo para novas opiniões, analisar, observar e pensar, pois em algum determinando momento você poderá rever algum ponto da sua estratégia e ser surpreendido pelos resultados.

RH - Qual a influência do líder para a atingimento das metas de um liderado?
Roberta Omeltech - O líder tem um papel fundamental para que os liderados atinjam seus resultados, pois a liderança influencia de forma positiva ou negativa toda uma equipe. É papel do líder manter os colaboradores motivados todos os dias.

RH - Já falamos sobre meta profissional, mas existe a meta pessoal. Os caminhos para alcançar ambas assemelham-se ou não?
Roberta Omeltech - Os caminhos assemelham-se com frequência. Contudo, o que pode variar é que uma dessas metas apresente questões externas que não dependam apenas da pessoa para que sejam alcançá-las.

RH - Que orientações a senhora daria para quem tem metas apenas em mente, mas não sabem por onde começar?
Roberta Omeltech - O primeiro passo que sempre incentivo as pessoas que me procuram é: colocar as metas no papel, pois tirá-las da mente e do coração nos fazem trazer para a realidade o que desejamos. Coloque no papel, se preciso for, monte um painel ilustrativo com figuras que representem seus objetivos e reserve esse conteúdo em um local que você sempre poderá ver, pois isso fará o seu inconsciente lembrar constantemente o que você deseja realizar e conquistar. Esse é um excelente combustível, pois nos traz a sensação de conquista. Ter claro o que desejamos é muito importante, porque fará você perceber que as metas podem ser realizáveis.

 

Palavras-chave: | Roberta Omeltech | meta | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.