O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






09/08/2016
RH » Desenvolvimento » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

As técnicas secretas da PNL

Por Armando Pastore Mendes Ribeiro para o RH.com.br

Você precisa de uma breve advertência antes de iniciar a leitura deste texto. Se está querendo aprender as técnicas secretas da PNL tenho uma ótima notícia: elas definitivamente não existem.

Pode ser que você fique desapontado com essa notícia. Sei que ao longo destes últimos meses e anos aparecem a toda hora - nas redes sociais, em artigos e revistas - pessoas chamando sua atenção para algo que poderia levá-lo a dominar algo que só poucos seres humanos têm esse privilégio. Ledo engano.

A PNL está toda fundamentada no princípio de que atingir objetivos é uma questão de estratégia e atitude mental. São as atitudes mentais que geram comportamentos adequados que permitem modificar os resultados e/ou alcançar novos objetivos.

A PNL estuda como o cérebro funciona, como as pessoas aprendem e se comunicam. Através de um processo prático e vivencial ensina como organizar as informações e as utilizar racionalmente, para atingir resultados mais positivos.

Nos eventos de formação da PNL não existem nem segredos e nem mágicas. É apenas aplicação da mais pura lógica e do entendimento de como o nosso cérebro funciona. Participando dos cursos de PNL aprende-se a manejar, orientar e edificar uma vida melhor. Aprende-se o como se faz, através de muita vivência e experiência. Identificam-se os limites e as crenças, aprende-se a transformá-los em estruturas mentais mais úteis, redirecionam-se as ações para obter os resultados que se deseja.

Chris Harrison(1) em recente artigo publicado no um dos mais respeitados sites de PNL no Brasil www.golfinho.com.br (2) menciona algo muito interessante que compartilho:

"Então, existe alguma técnica de PNL que não seja de domínio público?
Tendo realizado diversos treinamentos com Richard Bandler, é claro que ele utiliza algumas técnicas que outros trainers não parecem ensinar, mas isso não as torna em segredos da PNL. Eu sinto que as suas técnicas de identificação de liderança cinestésica e de transe profundo são especialmente poderosas, e nunca ouvi outro trainer falar sobre elas, mas isso ainda não é segredo. Muitos trainers têm os seus pequenos truques e dicas para melhorar as técnicas, mas isso também dificilmente é segredo.
Então, me desculpem - não existem segredos."

Ele também acrescenta, como eu, que se trata de uma jogada de marketing para atrair pessoas ávidas a conhecerem algo que possa atingir resultados pessoais e profissionais muito acima da média. Aliás, essas técnicas de marketing existem em quase tudo, os segredos do sucesso, as técnicas secretas para vender mais etc. Como elas atraem tantas pessoas?

O que podemos garantir é que a PNL não tem técnicas secretas e nem mágicas capazes de mudar instantaneamente os resultados que pretendemos. É importante ressaltar que algumas dessas técnicas já são utilizadas há muito tempo. A PNL apenas fez aquilo que chamamos de modelagem.

É bem verdade que algumas técnicas são mais complexas do que outras. Entretanto, com a prática e experiência qualquer pessoa é capaz de aplicá-las.

Outro fato importante é que um dos pressupostos da PNL que parece que os marqueteiros de plantão devem ter esquecido é: "AS PESSOAS JÁ POSSUEM TODOS OS RECURSOS DE QUE NECESSITAM".

O ser humano acumula e registra, no decorrer de sua vida, as mais diversas experiências. Aprendizagens que abrangem uma ampla gama de habilidades e capacidades. São recursos, que poderão ser ativados no futuro para obter acesso a mudanças desejadas.

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas". (Horácio)

Assim na próxima vez que ouvir que a PNL tem técnicas secretas, faz lavagem cerebral, realiza milagres ou mágicas, desconsidere completamente. Como diria o conhecido Padre Quevedo: "Isso nom ecxiste!".

(1) Chris Harrison é Master Practitioner em PNL e Trainer de PNL, licenciado pela Society of NLP. Também tem certificados em Design Human Engineering (DHE) e em Neuro-hypnotic Repatterning (NHR). Fez treinamento com Richard Bandler, Paul McKenna, e Michael Breen, e desde então tem trabalhado com clientes.
(2) http://golfinho.com.br/artigo/segredos-da-pnl-sera-que-eles-existem-em-caso-afirmativo-quais-sao-eles.htm

 

Palavras-chave: | PNL | aprendizagem | competência |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.