O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






16/06/2015
RH » Desempenho » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Avaliação 360º: um processo que agrega diferenciais

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Por mais que um profissional seja dedicado às suas atribuições, independentemente do cargo que exerça, ele necessitará em algum momento ele reconhecerá que precisa receber um feedback de como sua entrega tem sido percebida pela organização. A avaliação de desempenho tem conquistado espaço junto às empresas, porque não se trata de um instrumento de "caça às bruxas", mas sim de um recurso que permite que o colaborador se conscientize de quais são seus pontos fortes e mais importante ainda: estar ciente de quais competências precisa desenvolver para melhorar sua performance.

Logicamente que cada empresa opta por uma metodologia que mais se enquadre à sua realidade e, consequentemente, atenda às suas necessidades. No caso específico da Escola e Faculdade Fortec - organização fundada em 1983 e que hoje conta cerca de 500 colaboradores e sete unidades educacionais nas cidades de São Vicente, Praia Grande e Cubatão, todas localizadas no Estado de São Paulo, a metodologia escolhida para auxiliar a alavancar a performance dos profissionais foi a Avaliação 360º.

Vale ressaltar que esse processo 360º é realizado de forma circular por todos os elementos que mantêm alguma ligação com o profissional avaliado como, por exemplo: gestor, colegas, pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores, enfim, todos aqueles que estão ao "redor" da pessoa avaliada, em uma abrangência de 360º.

Segundo Yolanda Simões Terra, gerente operacional da Fortec, o processo de Avaliação 360º foi instituído desde 2008, sua aplicação acontece semestralmente e o público-alvo são todos os colaboradores da empresa - área administrativa e pedagógica, incluindo todo corpo docente e a gerência geral. "Esta avaliação é um importante instrumento para as empresas avaliarem seu momento atual e a percepção de seus colaboradores quanto aos diversos aspectos da organização. É uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento", argumenta a gerente operacional, ao acrescentar ainda que a Avaliação 360º é um instrumento usado por empresas que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pela organização.

Implantação do Processo - Para implantar o processo de Avaliação 360º, a Fortec optou por firmar uma parceria com uma consultoria externa que cuida desde a aplicação até os relatórios da avaliação que é totalmente informatizada. Já para comunicar a novidade sobre a aplicação do processo aos funcionários, como - em 2008 - o número de profissionais era bem menor, a empresa realizou reuniões para mostrar a importância e os benefícios que esse instrumento iria gerar.

Hoje, na admissão de cada colaborador é feita a integração e passado individualmente todo o Programa de Qualidade, incluindo a utilização da Avaliação 360º. "A cada início de ano, enviamos um calendário com períodos de aplicação da avaliação para todos os setores e as unidades. Um mês antes do início da mesma, afixamos vários cartazes pela escola, área administrativa e pedagógica, cartazes de conscientização sobre a importância do instrumento. E depois cada diretor ou coordenador faz reunião com sua equipe para esclarecer os benefícios e importância. Enviamos também e-mail marketing para os colaboradores", menciona Yolanda Simões Terra.

Ao ser indagada se, no início do processo, os profissionais apresentaram algum tipo de resistência, a gerente operacional da Fortec diz que no começo os colaboradores tinham receio de responder a avaliação, com medo de sofrerem algum tipo de represália. Ao observar esse problema, imediatamente a empresa iniciou uma campanha garantindo o sigilo junto aos funcionários, onde na aplicação do processo 360º não é necessário se identificar ao avaliar um determinado colega.

Fases da Avaliação 360º - O processo de Avaliação 360º da Fortec obedece ao seguinte cronograma:

- Na admissão do colaborador, inicialmente ele fica ciente de todo o Programa da Qualidade, incluindo a aplicação do processo.
- O calendário semestral é divulgado para todos os setores e as unidades da companhia.
- São divulgados cartazes com informações de datas e o link para todos os funcionários preencherem o questionário da Avaliação 360º.
- São realizadas reuniões com equipes para conscientização da importância da participação de todos os talentos.
- O período de preenchimento do questionário é divulgado via sistema da internet.
- A etapa seguinte compreende o levantamento e a realização de relatórios.
- São promovidas reuniões individuais para apresentação dos resultados e solicitação do plano de ação para aplicação de melhorias.

Na opinião de Yolanda Simões Terra, este tipo de avaliação proporciona um estilo mais democrático. "A relação entre as pessoas passou a ser tratada de igual para igual, além de permitir que a empresa passasse a obter resultados a partir de diferentes óticas", conclui.

 

Palavras-chave: | Fortec | Yolanda Simões Terra | Avaliação 360º | feedback |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.