O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






13/09/2016
RH » Desempenho » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O capital humano

Por Ernani Pautasso Nunes Junior para o RH.com.br

Soma dos conhecimentos e habilidades dos indivíduos que permitem a criação de valor econômico, o capital humano de uma nação pode representar o fator ou recurso mais importante para o desenvolvimento no longo prazo - meta global que as preocupações imediatistas em vencer a crise econômica não devem menosprezar.

O novo relatório do Fórum Econômico Mundial traz informações relevantes sobre a capacidade de aprendizado e empregabilidade ao redor do mundo. Como esperado, as sociedades mais desenvolvidas são as que ocupam os primeiros lugares nesse ranking.

O Brasil figura em posições intermediárias, e os indicadores com maior deficiência, por aqui, estão ligados à qualidade e continuidade da educação além do nível primário e à relativamente baixa disponibilidade de mão de obra qualificada. O resultado reforça, mais uma vez, que estamos diante de um desafio dos mais significativos no que tange ao padrão necessário de educação em nosso país.

Por outro lado, o Brasil apresenta performance satisfatória no tocante a educação e treinamento no trabalho. Em outro dado positivo, o país também registra uma alta diversificação de campos de atuação profissional, o que nos confere maior adaptabilidade ao rápido ritmo de modificação no escopo de trabalhos e profissões.

Como bem situa o relatório, investimento em capital humano vai além da necessidade econômica: é a base para que todos os indivíduos desfrutem ao máximo de seu potencial, visando ao aperfeiçoamento contínuo.

O relatório do Fórum Econômico Mundial está disponível na internet. Recomendo a sua consulta!

 

Palavras-chave: | Fórum Econômico Mundial | aprendizagem | competência |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.