O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






19/04/2016
RH » Desempenho » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Saia da zona de conforto e passe para a zona mágica

Por Leonardo Siqueira Borges para o RH.com.br

A época de instabilidade tira o sono de muita gente, freia as pessoas, faz com que elas desistam dos seus sonhos e fiquem esperando o momento certo para mudanças de atitude. Mas quem é empreendedor sabe que o friozinho na barriga sempre vai existir, essa é uma das características de empreender, quer seja no trabalho ou em seu negócio próprio.

E você está esperando o que para romper sua zona de conforto? Sair da zona de conforto significa mudanças de comportamento, ter novas atitudes para fazer coisas diferentes e alcançar resultados diferentes. A barreira entre a zona de conforto, expansão e mágica são barreiras mentais e psicológicas, que cada um impõe a si mesmo. Esses comportamentos impedem as pessoas de encarar novos desafios. Mas para isso é importante diferenciar zona de conforto, zona de expansão e zona mágica.

Zona de Conforto - Tudo o que provoca medo, insegurança, dor, sofrimento ou mal-estar dispara no organismo uma defesa que faz ficar imóvel, faz com que as pessoas permaneçam na sua zona de conforto, sem sair da rotina. Zona de conforto é desperdício de talento, impacto negativo na imagem, imaturidade, insegurança, dói ouvir isso, mas é a pura verdade.

Zona de Expansão - A zona de expansão é a zona de aprendizado. Toda vez que você aprende uma coisa nova, faz algo diferente de sua rotina está expandindo seus conhecimentos e isso é a zona de expansão, que tira a pessoa da zona de conforto para outro nível de conhecimento. Aproveite sempre os treinamentos que fizer, leia muito, plante sementes novas em lugares diferentes da sua rotina.

Zona Mágica - A zona mágica é quando a pessoa sai da zona de conforto, passa pela zona de expansão e rompe as suas barreiras mentais, atingindo níveis nunca alcançados, estoura todas as bolhas que impedem de fazer a diferença em seu trabalho ou na sua vida pessoal. Quando chega nesse nível, passará a colher frutos futuros dessa nova fase em que estará, e não terá vontade de voltar à zona de conforto.

Para ultrapassar cada uma dessas barreiras, precisamos muita disciplina e foco, caso contrário somos atraídos a retornar à rotina. Procure pensar fora da caixa, em fazer coisas diferentes do dia a dia, pensar e planejar é fundamental para ter novos horizontes, faça com excelência desde a primeira vez, coloque o tubarão no tanque, pois água parada nunca fez um bom marinheiro.

Qual preço a pagar em ficar na zona de conforto? O que lhe desafia a sair dela? Quais os resultados que podemos ter quando se alcança a zona mágica? O que você vai fazer para sair da zona de conforto a partir da leitura desse texto?

Fica o desafio para você ir à busca de sua felicidade, ache o seu talento, faça alguma coisa que nunca fez antes, tenha a iniciativa para propor novas ideias, conheça novos lugares, ponha uma meta para alcançar até o final deste ano e corra atrás dela, dessa maneira chegará a lugares nunca antes imaginados.

 

Palavras-chave: | zona de conforto | aprendizagem | empreendedorismo |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.