O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






16/06/2015
RH » Criatividade » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Você pode ser criativo!

Por Gilclér Regina para o RH.com.br

Parte do problema que temos que trabalhar em nossa energia criativa vem, algumas vezes, de uma visão limitada do que realmente significa criatividade.

Algumas pessoas consideram a criatividade uma atividade artística, mas útil no estúdio do que em um escritório executivo. Outros pensam na criatividade apenas em termos de tarefas e profissões (chefs são criativos; contadores, não).

Eis aqui algumas respostas de pessoas que atuam no mercado sobre o significado da "Criatividade":

- A habilidade para construir algo do nada - Ted Murphy .
- A habilidade de pensar em uma ideia comum de um jeito incomum - Randall Dunn .
- Resolver problemas. Você pode ser criativo ao polir sapatos. É a abordagem que você adota - Ernie Perich.
- A habilidade proativa de pensar, ponderar e julgar alternativas para resolver problemas. Enxergar múltiplos modos de ver as coisas - Lisa Vallee-Smith.
- Conectar coisas que não estão conectadas. A habilidade de pensar diferente. Ser capaz de virar o navio e gerenciar através da incerteza - Jake Sigal.
- A base é a curiosidade. Estruturar coisas desestruturadas. A habilidade de tolerar a ambiguidade e criar algo novo que não seja óbvio - Stephen Bean.

A maioria dos desafios criativos requer soluções que caem em uma destas categorias:

1. Descobertas Inovadoras - Alguns exemplos: o iPod, o Google, a guitarra elétrica...

2. Mudança de alto valor - Exemplo: uma nova função de um produto que encanta clientes e aumenta as vendas em 15%, melhora o processo de fabricação em 20% e um aumento imediato de 10% da renda.

3. Criatividade diária: um conceito essencial para o sucesso das empresas no mundo ultracompetitivo que vivemos. Por exemplo: um representante que mostra lealdade para com o cliente e não indiferença ou, ainda, um vendedor fechando negócio com uma abordagem renovada. São pequenos progressos que geram milhões.

Todas as pessoas têm uma massa muscular que pode desenvolvida através da prática contínua e estruturada (não importa idade, altura ou sexo, vai para a academia puxar ferro e desenvolverá músculos fortes).
Com a criatividade não é diferente. Estudos da Harvard Business School mostram que a criatividade é 80% aprendida e adquirida.

Pense na criatividade como um músculo e no sistema como uma malhação contínua para desenvolver sua capacidade criativa. Aristóteles disse: "Somos o que fazemos repetidamente. A excelência é, portanto, não um ato isolado, mas um hábito".

Pense nisso! Um forte abraço, esteja com Deus e até o próximo artigo, enquanto estimulo minha criatividade, lógico!

 

Palavras-chave: | criativo | aprendizagem | crescimento profissional |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.