O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






22/04/2015
RH » Criatividade » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Inovação e RH

Por Kamilla Matos para o RH.com.br

Dia desses enquanto cuidava dos afazeres domésticos, percebi que a vizinha estava escutando uma rádio que há muito eu não ouvia. Após veicular várias músicas, o locutor entrou no ar com uma ouvinte para que ela participasse de um quadro ao vivo. Mal pude acreditar quando ouvi que se tratava de uma brincadeira antiguíssima que conheço desde que me entendo por gente, minha primeira reação foi pensar: "Isso ainda existe?!". E logo em seguida constatei: "Por isso que eles não ocupam o primeiro lugar (embora queiram muito), fazem a mesma coisa desde sempre!".

Foi nesse momento que comecei a pensar em Inovação.

Segundo Albert Einstein "O princípio da insanidade é fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes". A frase dita no século passado não poderia ser mais adequada aos dias atuais. Parece uma antítese, mas inovação é um assunto antigo e é impressionante constatar o quão distante estamos de sermos verdadeiramente inovadores. Nossa vida é gerida através de rotinas e inevitavelmente esta característica reflete-se nas organizações. É fácil constatar esta afirmação ao analisar o quanto as empresas ainda estão presas ao seu "status quo", algumas ideias são tolhidas antes mesmo de serem transformadas em projetos devido à falta de incentivo e de apoio por parte dos gestores. A rádio é um exemplo simples de organização que não se transformou com o passar do tempo e assim como ela existem inúmeras outras nesta situação adotando estratégias ultrapassadas, processos obsoletos que convergem em estagnação.

Espaço para inovar é uma prerrogativa básica para que as organizações tenham sucesso. A competitividade está totalmente atrelada à capacidade de uma empresa de se diferenciar de seus concorrentes e esta diferenciação só é possível através da inovação. Dar espaço para que isto aconteça vai além de premiar as ideias bem-sucedidas, consiste também em não sacrificar aqueles que erram, permitindo que os desvios transformem-se em aprendizado. A grande falha das organizações e boa parte de seus prejuízos se dão justamente pelo contrário, embora o discurso incentive a busca por novas soluções, na prática aqueles que se arriscam em nome de uma ideia ousada acabam sendo prejudicados quando a iniciativa não funciona conforme o esperado.

Renovar estruturas, modificar equipamentos, adquirir novas tecnologias é apenas parte do caminho para que as organizações reinventem-se, para que isto se traduza em resultados é necessário que existam colaboradores engajados e motivados a participar deste processo. É neste contexto que a área de Recursos Humanos desenvolve um papel fundamental para o processo de inovação. Somente um RH estratégico, conhecedor e participante da definição dos objetivos organizacionais é capaz de atuar de forma a promover o alinhamento entre os objetivos da empresa e as habilidades e talentos disponíveis.

O processo de inovação começará a produzir resultados no momento em que gestores e RH trabalharem em sinergia, criando condições para que novas ideias, ou uma nova abordagem das mesmas, sejam transformadas em projetos e projetos em ganhos.

 

Palavras-chave: | criativo | inovação | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Ramiro Silva Pacheco Junior em 30/04/2015:
Excelente material, sem sombra de dúvidas o grande diferencial hoje dentro de qualquer organização, é inovar, e inovação vem de gente. A empresa que busca inovar, sai na frente da concorrência. Atenciosamente, Ramiro

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.