O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






15/03/2016
RH » Criatividade » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Inovação e criatividade! O que vai salvar o país?

Por Armando Pastore Mendes Ribeiro para o RH.com.br

Nos últimos meses é frequente e comum ouvirmos por todos os lados que a alternativa que vai salvar o Brasil, melhorar nossa produtividade e favorecer o crescimento da economia está fundamentada em duas palavras: criatividade e inovação.

Entretanto, em todas as entrevistas e as reportagens que assisti ou li, em nenhum momento foi mencionado o método ou a metodologia para que se consiga fazer com que uma organização ou a sociedade brasileira seja mais criativa e inovadora.

Parece que as pessoas entrevistadas ou os jornalistas acreditam que, basta informar, que a criatividade surgirá como num passe de mágica ou que ela virá em um estalar de dois dedos.

Sinto-me na obrigação de informar que não será dessa forma que conseguiremos produzir com criatividade e tampouco inovar. Ë necessário um método, um trabalho que, por vezes, pode demorar algum tempo, que englobe milhares de ideias para que se possa, então, aprovar apenas uma única iniciativa. Ë fundamental que as organizações implantem, desde seu mais simples trabalhador até o presidente, a cultura da inovação e da criatividade.

Na próxima vez que ouvir alguém dizendo que aquilo que salvou foi a criatividade, pergunte qual o método utilizado? Como o processo foi implementado? Quanto tempo demorou para se criar a cultura da inovação? Ou então: quantas vezes, as pessoas ou a pessoa teve que desistir e retomar ao ponto inicial para obter o resultado desejado?

Diga ao seu interlocutor que o método não fará com que ele divulgue o segredo do negócio. Método é apenas "Como se faz"!

Existem dezenas de métodos que podem ajudar as pessoas a se tornarem criativas e inovadoras, mas isso não acontece de uma hora para a outra.

O método que elaborei depois de mais de cinco anos de pesquisa e de várias etapas aplicadas, tem essa finalidade de tornar a criatividade e a inovação simples de serem utilizadas e etapas fáceis de serem guardadas. Isso não significa, entretanto, que não será preciso que inexista dedicação, comprometimento, aprendizagem e muito, mas muito trabalho.

Estou à disposição para trocarmos ideias. Mas, por hora deixo aqui um exercício interessante para despertar a criatividade!

- Pegue um lenço ou um pedaço de papel imaculadamente branco.
- Em seguida, segure o papel ou o lenço em uma das pontas com o dedo indicador e o polegar de qualquer uma das mãos. Segure firme, para que não caia em momento algum.
- Agora, levante o braço da mão que está segurando o papel ou o lenço, até que a mão fique algo em torno de 10 ou 15 centímetros acima de sua cabeça.
- Abaixe a mão balançando o papel ou o lenço até a altura do seu peito, lentamente, e ao mesmo tempo pronuncie a frase com ênfase: "Xô mesmice! Xô mesmice! Xô mesmice!". Repita o processo lentamente várias vezes.

Critique, debata e coloque outras ideias e exercícios.

 

Palavras-chave: | criativo | inovação | produtividade |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.