O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






05/11/2015
RH » Criatividade » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Situações difíceis x mudanças

Por Mônica Bastos para o RH.com.br

Atualmente a situação do Brasil é extremamente difícil. Na busca por soluções para as suas dificuldades muitas pessoas têm tomado medidas drásticas. O nível de estresse coletivo é altíssimo e o desespero por parte de alguns é visível. Infelizmente o desespero não vem sozinho, traz consigo a desesperança que possivelmente nos deixa inertes diante da situação. A criatividade falha e a saída mais viável é seguir a maioria e seguir a maioria pode não ser tão proveitoso quanto parece.

Essa atitude nos dá apenas uma sensação de que não estamos sozinhos no mesmo barco e isso é realmente reconfortante, mas do que adianta caminhar com a maioria quando percebemos que estamos indo em direção a um grande iceberg? Ter a certeza de que não afundaremos sozinhos? Em situações difíceis precisamos buscar estratégias que nos levem para longe do problema e, para isso, é necessário aprender a pensar fora da caixa. O que seria essa caixa? Nossos conceitos, crenças, costumes, nossa zona de conforto, o lugar ou situação a qual nos tornamos reféns.

Qual o problema de pensar dentro da caixa? A dificuldade para ver além. Acostumamo-nos tanto com a situação que corremos o risco de perdermos a própria identidade. A nossa visão é limitada e alterada de acordo o que diariamente vivenciamos. De maneira imperceptível a minha idade afeta o meu modo de pensar, o meu histórico afeta o meu modo de pensar, os meus pais, o meu gênero, a minha comunidade, os meus amigos afetam o meu modo de pensar, negando quem somos e o que almejamos.

Concordo com Anthony Robbins quando diz: "Porque se não dirigirmos nossos pensamentos, cairemos sob a influência daqueles que nos condicionariam para nos comportarmos como desejam".

Muitas pessoas não têm certeza se querem verdadeiramente pensar fora da caixa, já que é algo que envolve grande risco. Mas precisamos ter consciência de que toda decisão envolve risco. Se sair da caixa é arriscado, ficar dentro dela não nos isenta dos riscos.

Se optarmos pelo novo, por pensar fora da caixa, o primeiro passo é abrir a nossa visão para fazer uma análise acerca do nosso ambiente e o impacto que ele causa nas nossas vidas. Logo é necessário perguntarmos para nós mesmos: "Como me sinto nesta situação? Quais as minhas expectativas? Elas podem ser alcançadas?". As respostas destas perguntas podem nos dar um direcionamento, principalmente se chegarmos à conclusão de que estamos numa situação difícil. Situações difíceis são ideais para identificarmos a necessidade de mudança. Mas mudar, inovar, não é uma tarefa muito fácil. Existem inseguranças e investimentos são requeridos. Esta é uma atitude tomada por aqueles que compreendem que para estar sempre a frente é necessário ser mais competitivo, e para ser mais competitivo é preciso inovar.

Sair da nossa zona de conforto e tentar obter uma nova perspectiva acerca das ideias e ações que temos é algo complicado, principalmente quando já estamos acostumados com uma rotina fixa. Será necessário um trabalho de desconstrução, com o intuito de que uma nova ideia surja. Mas quando isso acontece ganhamos discernimento sobre a própria vida, e partimos à procura de oportunidades que estão alinhadas com aquilo em que acreditamos. Ganhamos dignidade e muitas chances de encontrar um trabalho com propósito.

Romper barreiras e quebrar paradigmas depende exclusivamente de nós mesmos, por isso é preciso ter cuidado para não sair de uma caixa e entrar em outra.

 

Palavras-chave: | criativo | produtividade | qualidade de vida no trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.