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21/10/2015
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Como estabelecer uma comunicação eficaz com os talentos?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

"Quem não se comunica, se trumbica!", costumava dizer animada e sabiamente Chacrinha - o Velho Guerreiro. Se pararmos para pensar nessa afirmação com um pouco mais de calma, veremos que ela se aplica tanto no campo pessoal quanto profissional. Vejamos, por exemplo, na esfera que envolve os nossos parentes e amigos. Várias pessoas estremecem seus laços simplesmente porque deixam de se expressar como deveriam ou, então, sempre encontram desculpas do tipo "Depois eu falo com fulano, para desfazer o mal-entendido". Já no âmbito corporativo isso também acontece, só que de uma maneira um pouco diferente, uma vez que o relacionamento acontece entre empresa-funcionário e entre colaborador-colaborador.

Por isso, a comunicação interna tem se tornado um fator estratégico para as companhias consideradas estratégicas, pois nesse tipo de organização a comunicação não vem em "segundo plano" e tampouco as informações infundadas ganham espaço nos corredores das empresas, via fofocas ou boatos infundados que possam comprometer o clima organizacional. Uma empresa que está sempre desenvolvendo ações contínuas com foco na comunicação organizacional é a Radix - que atua no segmento de engenharia e softwares. Isso porque lá, desde a sua fundação em 2010, são direcionados investimentos para os processos de comunicação interna.

No dia a dia, por exemplo, lá é possível encontrar uma política de portas abertas, e por isso a comunicação interna flui naturalmente na empresa. Os radixianos, como são chamados carinhosamente os colaboradores da Radix, estão habituados a serem informados sobre tudo o que está acontecendo com a empresa em tempo real. E isso, diga-se de passagem, inclui notícias sobre negócios, projetos, práticas de Recursos Humanos, eventos, patrocínios, entre os mais variados assuntos pertinentes à companhia.

Claudia Pittioni, coordenadora de RH da Radix.Vale destacar que a Radix conta com uma área de Comunicação e Marketing que é oficialmente responsável pela comunicação interna da empresa, mas que trabalha dia a dia e lado a lado com a área de Recursos Humanos. Embora seja a área oficialmente responsável pela comunicação, na Radix pode-se dizer que todos os grupos são responsáveis e fazem a comunicação interna da empresa.

PRINCIPAIS CANAIS - Segundo Claudia Pittioni, coordenadora de RH da Radix, na prática, a empresa conta com canais interno de comunicação que têm feito o diferencial para organização. Dentre eles, ela destaca:

E-mails corporativos - Uma das formas de comunicação mais básica e utilizada na Radix são os e-mails. As áreas de apoio costumam trocar informações frequentemente com a empresa através desse canal. Os e-mails também são valiosos para os gerentes, os sócios e até a presidência, uma vez que tratam assuntos que vão desde informações de projetos até benefícios para funcionários como sorteios de brindes e atividades esportivas.

Encontros Corporativos - Periodicamente, a Radix promove encontros corporativos com todos os radixianos do escritório do Rio de Janeiro e representantes de todos os escritórios da empresa, espalhados pelo país. Nessas oportunidades, todos os temas relacionados à empresa são abordados e as pessoas interagem e perguntam sobre os assuntos. É comum que nesses encontros estejam presentes representantes de todos os escritórios da empresa no Brasil e nos Estados Unidos, mas o encontro também é transmitido pela Internet, para todos os radixianos que não possam, por algum motivo, estarem presentes fisicamente.

Site, Facebook Corporativo, redes sociais e grupo secreto - É comum os funcionários acessarem os meios de comunicação externa da empresa, para também ficarem ciente sobre as novas atividades da empresa, seja a participação em eventos acadêmicos, técnicos ou patrocínios. Para isso, a empresa comunica-se frequentemente pelo seu site, redes sociais e pelo seu grupo secreto do Facebook, em que apenas colaboradores podem participar e saber de todos os assuntos da companhia com detalhes.

TV e Rádio Radix - Estes são os mais novos canais de comunicação recém-lançados pela empresa e que estão fazendo muito sucesso entre os radixianos. A Rádio Radix, transmitida semanalmente, e a TV Radix, que tem uma transmissão por mês, veicula os principais assuntos da empresa no momento.

Encontros com as equipes de projetos - É comum na Radix a realização de encontros de confraternização com as equipes, inclusive com os radixianos que ficam alocados em clientes. Nesses eventos são trocadas informações sobre o projeto, acontecem dinâmicas de grupo para estreitar a relação do grupo e também são promovidas palestras motivacionais. Esses encontros ocorrem nos escritórios da Radix que ficam localizados no Brasil.

Quando indagada se a empresa promove algum treinamento específico com abordagem sobre comunicação interna para um colaborador ingressa na empresa, Claudia Pittioni diz que não há exatamente um treinamento em relação à comunicação interna. "Mas logo que ingressam na empresa, os radixianos costumam participar de um programa de boas-vindas para conhecerem as áreas e práticas da empresa, inclusive as de comunicação. Inclusive, nunca tivemos casos de funcionários que estranharam a comunicação da empresa, mas frequentemente somos elogiados por mantermos esse canal aberto para que todos falem e ouçam, questionem e deem sugestões e sejam informados com detalhes sobre todos os momentos que a empresa vive", reforça.

DE OLHO NA COMUNICAÇÃO - Na Radix, o único canal para avaliar a comunicação interna é o conhecido "boca a boca". Isso porque, as pessoas têm liberdade para falar, criticar e dar opinião, e frequentemente os dirigentes recebem o feedback das ações implementadas, o que gera uma rica oportunidade para que alguma atividade seja ajustada, de acordo com retorno identificado.

Por fim, Claudia Pittioni menciona que na empresa, as pessoas sabem que serão informadas das situações positivas e negativas da Radix e por isso confiam na organização. Esse elo de confiança também faz com que os funcionários se sintam estimulados a se comunicarem mais e darem retorno com franqueza, sobre todos os assuntos. "Além disso, todos podem contribuir com a divulgação da empresa no mercado, meio universitário e candidatos a emprego porque eles também fazem a propaganda da empresa. Não diria que este seja um diferencial de retenção dos talentos, mas faz parte de um todo, que construímos por aqui e que faz a diferença para que as pessoas queiram vir trabalhar e continuar trabalhando na empresa", conclui.

 

Palavras-chave: | Radix | Claudia Pittioni | comunicação interna |

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