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01/04/2015
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Motivos para usar o mural na Era da Comunicação Digital

Por Jurema Luzia Cannataro para o RH.com.br

Sabia que você já tem disponível em sua empresa uma mídia poderosa de comunicação interna, mas que não está sendo aproveitada como deveria?

Sabia que essa mídia foi a primeira a ser implantada nas organizações e ainda continua a ser a mais utilizada por 57,9% das empresas? (Segundo o PTGP/2014 - Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas, da ISK Consultoria Organizacional).

Veja, a seguir, sete dicas extraídas do livro Jornal Mural - Ferramenta Poderosa de Comunicação a Baixo Custo, que explicam porque o jornal mural continua a ser uma mídia interna imbatível para empresas de qualquer porte ou segmento, mesmo frente à comunicação eletrônica.

Instantaneidade - Pense nos outdoors, aqueles cartazes de propaganda colocados nas ruas e agora proibidos em diversas cidades.

Já observou como esse tipo de comunicação atrai de forma instantânea e imediata a atenção de quem está passando pelo local?

O jornal mural funciona assim dentro da empresa, desde que, é claro, seja elaborado da maneira correta, de forma a tornar-se visualmente atrativo e com mensagens relevantes.

É um processo de neurocomunicação, em que o leitor, quase que inconscientemente, é levado a olhar.

Sem clicar, abrir ou folhear - O jornal mural está ali disponível para ser visto, de forma imediata. Não requer que o leitor tome a ação de abrir ou clicar, como acontece com jornais, revistas, sites ou intranet da empresa.

Mas, para isso, é preciso analisar cuidadosamente sua localização no espaço organizacional.

Custo - Muitas empresas têm recursos para implantar mídias internas como jornais e revistas ou até mais sofisticadas como intranet ou redes sociais corporativas.

Mas e as que não têm? Para estas o jornal mural é uma alternativa excelente, pois combina alta eficiência em comunicação com baixo custo.

E mesmo nas empresas que contam com um maior potencial de investimento em comunicação interna, o jornal mural é um recurso que, por suas características específicas, deve ser utilizado em toda a sua potencialidade como mídia complementar.

Interatividade - Pela proximidade que cria com os leitores, o jornal mural permite que as informações sejam transmitidas de diversas maneiras criativas e interativas.

Explore os aspectos relativos a texturas, volumes, efeitos visuais e a capacidade que o jornal mural tem de ser "tocado" pelos leitores e de que eles interajam com ele e obtenha resultados surpreendentes na comunicação com os colaboradores da empresa.

Espaço multifuncional - Uma vez que esse "espaço" de comunicação tenha sido criado e os colaboradores da empresa tenham se acostumado a encontrar ali informações relevantes e de interesse, nos períodos entre a publicação de uma edição e outra, o mesmo painel poderá ser utilizado também para ações de endomarketing, como campanhas internas, concursos etc., aplicando-se os mesmos conceitos de instantaneidade e interatividade.

Reprodutibilidade - É possível ter vários "exemplares" da mesma edição do jornal mural, a serem distribuídos em diversos espaços estratégicos da empresa.

Nesse aspecto, o princípio de atuação também é semelhante ao dos outdoors. O colaborador vai estar exposto ao mesmo conteúdo em muitas ocasiões diferentes. Essa repetição ajuda na atração do leitor e na assimilação e fixação das mensagens.

Para negócios? Por que não? Para empresários que têm um tipo de negócio em que os consumidores frequentam o estabelecimento (lojas, restaurantes, bares etc.) usar o jornal mural com criatividade e bom gosto pode ser uma opção original e de baixo custo para compartilhar informações sobre a empresa, seus produtos e lançamentos e para criar ações de relacionamento com os clientes.

Veja esse espaço de comunicação, que certamente já está disponível em sua empresa, com "outros olhos". E busque formas de como extrair todo o potencial dessa mídia interna poderosa, alcançando eficácia de comunicação na sua empresa, de forma simples, rápida e barata.

 

Palavras-chave: | comunicação interna | tecnologia | desempenho |

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