O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






30/04/2013
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Qual é mesmo o significado do trabalho para você?

Por Jerônimo Mendes para o RH.com.br

Confesso! Essa pergunta ainda me incomoda. Trinta anos de mundo corporativo não são suficientes para aquietar uma alma em busca de significado. Há sempre aquele momento em que a plena consciência castiga a indecisão humana. Todos os dias, a vida exige uma definição.


Meus pais sempre foram ótimos empregados, cada um na sua área de atuação. No tempo devido, ambos aposentaram-se aparentemente felizes, carregados de sonhos e esperanças, aliviados por terem cumprido mais um ciclo.


O significado do trabalho para eles nunca teve uma conotação diferente de manter o emprego seguro, tranquilo e estável até o dia de se aposentar, na mesma empresa onde iniciaram suas modestas carreiras de mecânico e professora.


No início, a gente se imagina médico, advogado ou engenheiro de sucesso. O que você vai ser quando crescer? Há quarenta anos, tudo, menos um empreendedor de sucesso. As empresas daquela época não precisavam de concorrência. O que elas mais precisavam era de pessoas comprometidas e engajadas na sua causa, não na minha.


Aos 18 anos ninguém sabe o que quer. O mercado não valoriza mais o ensino médio. Em tempos de concorrência dura, ensino médio passou a ser o básico em qualquer profissão. O consumismo desenfreado de diplomas, em todos os níveis da educação, empurra-nos para vários caminhos e nem sempre é aquele que o coração escolhe.


Com o canudo na mão vem um novo dilema: era isso mesmo que eu queria? Onde estão aquelas centenas de empresas que receberam o meu currículo e ainda não se beneficiaram do meu inestimável talento? Minha vontade era empreender, mas, por alguma razão, fui convencido a procurar emprego, afinal, eu estudei tanto.


Talento todo mundo tem. Preparação nem todos. Oportunidade é algo bem mais complexo do que você imagina. Você tem todas as qualidades do empregado mais desejado na face da Terra, entretanto, as oportunidades abrem-se para todos os amigos, menos para você.

Em casa, a cobrança é grande. O pai acha que o filho é um folgado de marca maior. Mãe é mãe. Toda mãe vê no filho um talento pronto para acender a própria chama, mas o mundo é duro. Cria vergonha e procura um emprego qualquer, diz o pai. Por que você não estuda para concurso público, diz a mãe. A cabeça quer explodir.


Qual é mesmo o significado do trabalho para você? Mil coisas. Não há lógica por trás da ambição. Aos 18, pode-se fazer qualquer coisa que amenize a pressão dos pais e o anseio dos avós. Vale a pena perseguir o sonho? Sonho sem significado é uma ilusão. Mais dia, menos dia, ela se volta contra você.


Em qualquer lugar existe um componente chamado "pressão financeira". Todo sonho vai bem enquanto você não precisa se humilhar para sobreviver e manter as contas em dia. A parte boa de tudo isso é que a dor faz a gente remoer as ideias e sair da zona de conforto.


Podemos nos manter satisfeitos em qualquer profissão na medida em que nosso trabalho é construído sobre interesses econômicos, mas isso não garante a satisfação por completo. É como pilotar um carro alheio. Você gosta de dirigir, mas não foi você quem comprou.


Uma boa maneira de descobrir se você está no lugar certo passa por uma profunda autorreflexão. O que você faz e a empresa onde atua correspondem ao verdadeiro significado do trabalho?


O que você faz da vida? Trabalho na Apple. Note que a pergunta não é sobre onde você trabalha, porém a maioria entra no piloto automático e define a empresa em primeiro lugar. No mundo onde a ditadura do cargo impera, soa melhor encher a boca para dizer "eu trabalho na Apple" do que "sou o empresário que faz o melhor cachorro quente da cidade".


Você pode fazer do trabalho um emprego, em troca de um simples salário, com o mínimo de comprometimento e satisfação pessoal. Você pode utilizar o trabalho para impulsionar sua carreira, motivado por um forte desejo de sucesso, realização pessoal e status. Você pode também atender a um chamado e colocar a vocação - um talento natural - para defender uma causa e levar adiante aquela ideia capaz de promover o bem-estar das pessoas e mudar o ambiente ao seu redor.


Desejo muito, e ainda quero ter a oportunidade de dizer a você pessoalmente, não importa o seu momento atual: que o trabalho seja, acima de tudo, uma importante fonte de significado e propósito na sua vida.


Arranjar um emprego é fácil. Arranjar um trabalho que faça a vida valer a pena é um desafio que vai acompanha-lo até os últimos minutos, quando você não puder mais olhar para trás, a tempo de se arrepender por não ter feito um pouco mais do que poderia.

Pense nisso, seja um empreendedor de si mesmo e trabalhe feliz!

 

 

Palavras-chave: | talento | empreendedorismo | crescimento profissional |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (4)
Mônica Rodrigues em 14/06/2013:
Adorei o texto! E a forma que foi abordado o assunto, deixou-me curiosa e com vontade de ler várias vezes, parabéns! Também vivenciei isso aos 18 anos e após me formar buscava uma oportunidade na área para ser reconhecida. Após inúmeras tentativas sem sucesso; até pensei em desistir e procurar um outro trabalho. Mas, nesse ano consegui! Estou me adaptando super bem e percebendo o valor do meu trabalho. Com isso estou ansiosa e mais motivada para seguir minha carreira e alcançar ótimos resultados tanto pra mim, quanto para a empresa. Obrigada!

Valdir Malagueta em 03/05/2013:
Gosto muito dos seus textos e até compartilho com os meus amigos.

clóvis em 02/05/2013:
Jerônimo, me desculpe, e seu texto é excelente, cliquei "sem querer' na primeira estrela, mas o correto seria clicar em todas elas. O assunto que você aborda é uma grande realidade para os que estão iniciando para com os que estão atuando do mercado de trabalho. Há tempo para mudanças, quando se quer mudar e para melhor e ser realmente feliz. Um grande abraço !!!

JAIR DE OLIVEIRA em 02/05/2013:
Jerônimo, como sempre: IMPECÁVEL. Grato por compartilhar suas ansiedades que faço delas minha, mas não com a mesma propriedade. Ansiedades assim nos levam a nos manter produtivos até o final de nossas vidas pessoal e profissional. Deus te abençoe. Forte abraço, Jair.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.