O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






09/08/2016
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Lições com o desemprego em um ano de crise

Por Daniele Brasil para o RH.com.br

Creio que ninguém tenha dúvidas que estamos em um ano de recessão em todos os aspectos, principalmente com o alto índice de desemprego do país.

Outro dia ouvindo uma música na rádio percebi o quanto Legião Urbana é sempre atual. A música dizia: "Vamos sair, não temos mais dinheiro, os meus amigos todos estão procurando emprego". Dei um sorriso idiota quando me dei conta disso, mas é a mais pura verdade. Pensando nisso, lembrei-me de uma fase de minha vida que estava justamente nessa situação: desempregada.

Havia saído de uma empresa na qual trabalhava há seis anos. Estava muito bem adaptada lá. Gostava das pessoas e do trabalho, ganhava um pouco menos do que gostaria, mas aprendia muito, o suficiente para acordar com vontade de estar lá todos os dias. Neste mesmo período, havia feito algumas escolhas na minha vida das quais infelizmente não caberia mais espaço para estar naquela empresa: uma delas foi meu casamento e mudança de cidade.

Ao fazer tais mudanças, estava muito confiante de que seria uma vida muito feliz. Havia também acabado de me formar em psicologia e tinha muitas ideias românticas para pôr em prática.

Porém não foi tão fácil como imaginei.

Fiquei um ano desempregada em um período de crise global. Durante este ano, fazia algumas (às vezes muitas) entrevistas, mas não era aprovada. Hoje entendo que minha energia ia se dissipando toda vez que recebia um "não" e ficava ainda mais desanimada. Tive inclusive receio de iniciar uma depressão por causa disso, mas felizmente não aconteceu.

Daí começaram as viradas da vida!

Durante todo o período tive muito apoio de familiares, esposo e amigos (os verdadeiros - é claro!). Fui incentivada por eles a me valorizar enquanto profissional e entender que "estar sem emprego" era apenas uma fase e que logo estaria produtiva novamente.

Assim considerei fazer uma especialização que me abriria portas para uma nova rede de relacionamentos e me proporcionaria também estar com a mente ativa. Fiz ainda outros cursos complementares em paralelo - hoje em dia existem muitos cursos gratuitos na internet de boa qualidade para quem não pode investir dinheiro.

Enfim, as coisas foram se encaminhando e o dia que uma empresa me abriu novamente as portas, entendi que todo aquele período desempregada me fez aprender muito.
Desta forma, deixo aqui as principais lições que a vida me deixou nesta etapa:

1. Aprendi que as dificuldades nos fortalecem dez vezes mais do que qualquer momento feliz.
2. Compreendi que os momentos de crise nos tornam mais criativos e mais independentes.
3. Passei a admirar muito mais algumas profissões, sobretudo as que são geridas pela simplicidade.
4. Percebi que as fraquezas e as forças ficam no mesmo lugar dentro de nós e que se deixamos uma de lado a outra acelera de zero a cem em um segundo.
5. Tornei-me mais confiante depois de aceitar que minhas experiências (boas ou ruins) me dariam os recursos necessários para conquistar tudo que eu preciso.
6. E entendi que existe lugar para todo mundo que não tem medo de trabalho.

Inicie agora suas lições aprendidas e passe adiante. Isso começará a lhe dar forças para transformar seu momento ruim em uma fase importante e necessária de sua vida.
A forma como se encara os desafios lhe diz como ficarão as cicatrizes.

"Feliz é aquele que divide aquilo que aprende e pratica aquilo que ensina".

 

Palavras-chave: | crescimento profissional | desemprego | competência |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.