O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






25/07/2016
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Cuidado com a ambição

Por Roberto Aylmer para o RH.com.br

Quando eu era criança a história que mais me assustava era a do menino pobre que ganhou uma galinha que colocava ovos de ouro uma vez por dia. Um dia, o menino decide matar o animal e pegar todos os ovos dentro dele, mas ele descobre que ela era igual às outras e ele perde seu maior tesouro.

Revoltado, eu sempre me perguntava: "pra quê querer tudo de uma só vez?". Com quase 30 anos de formado e com algumas especializações, percebo que esse garoto está presente no executivo que tenta vencer seus pares em uma reunião diante do chefe, naquele que mostra sua superioridade sobre o seu ‘oponente' e que na verdade é apenas um colega de trabalho com os mesmos desafios que ele.

Esses modelos de pensamento mostram o foco no curto prazo sustentado por uma justificativa dita racional, que é a demanda dos acionistas.

Um dos principais desafios para uma nova gestão não é encontrar a competência certa que vai fazer o colaborador agir melhor, mas sim, escapar à tentação do curto prazo. O pensamento de ‘vencer o quarter' ou bater a meta do mês tira o foco do negócio e desloca para o medo.

Sou chamado para apoiar processos de mudança organizacional em vários setores, e o que eu vejo é que as empresas querem mudar tudo sem mudar nada, ou seja, esperam que haja um novo mindset dos colaboradores, porém as premissas que sustentam os comportamentos não são questionadas. Como diz o autor Chris Argyris, tratam os sintomas, mas não atuam sobre os problemas reais, as causas que sustentam os comportamentos.

E uma delas é o ‘menino da galinha dos ovos de ouro' que mora em nós. Indústrias mais antenadas já estão mudando essas premissas saindo de metas de quarter para metas anuais e outras iniciativas como sustentabilidade e os estudos sobre engajamento nas organizações. Esses movimentos apontam para uma nova forma de pensar o que, realmente, é crescer e ter sucesso.

 

Palavras-chave: | equipe | produtividade | crescimento profissional | meta |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.