O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






27/06/2016
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Onde encontrar as vagas de emprego?

Por Joice Vicente para o RH.com.br

Saber onde encontrar as vagas de emprego apropriadas ao seu objetivo profissional nem sempre é tarefa fácil, ainda mais sabendo que o mercado de trabalho atual anda um pouco instável.

Entretanto, se você consolidou todas as suas experiências e suas habilidades para criar um currículo terá mais facilidade para mapear e encontrar as oportunidades de trabalho.

Hoje temos inúmeras possibilidades para buscar oportunidades: sites de empregos, empresas de recolocação profissional, consultorias de recrutamento, redes sociais, por exemplo.

Você precisa definir o seu objetivo para direcionar as buscas. Se o seu caso é recolocação profissional, porque está desempregado, por exemplo, deverá usar todos esses canais e ainda acionar o seu networking para encontrar o emprego que deseja.

Mas se você buscar transição de carreira ou crescimento profissional poderá investir tempo, cadastrando-se nas consultorias de recrutamento ou fechando um serviço de outplacement e também buscar a vaga e se cadastrar diretamente na empresa que deseja trabalhar, pelo link do "Trabalhe Conosco".

Entenda a diferença dessas formas principais de buscar oportunidades:

* Sites de empregos - Existem muitos sites de empregos gratuitos para o usuário. Para isso você precisa criar o seu currículo e dedicar um tempo diário para buscar as oportunidades e candidatar-se. Os melhores sites de empregos são os que tiverem relação com o que você está buscando. O Vagas.com é o mais conhecido, por oferecer uma plataforma de banco de dados para as empresas, mas ele trabalha praticamente todas as profissões e pode não trazer resultados tão bons como sites específicos, como o vagasembarcado.com, que se destina apenas ao público offshore. Hoje no mercado existem sites pagos também, como a Catho, por exemplo, mas a melhor opção para você será a que estiver ligada a sua área de trabalho e objetivo profissional.

* Empresas de recolocação profissional - Essas são as empresas que fazem o serviço de outplacement, ou seja, de buscar uma oportunidade para o profissional e também orientá-lo para encontrar as oportunidades conforme o interesse. Esse serviço é cobrado ou da empresa onde o profissional será dispensado ou do próprio profissional que buscar ajuda para recolocação e outplacement.

Existem muitas empresas de recolocação que cobram do candidato e fazem um trabalho idôneo e comprometido com o crescimento profissional, mas infelizmente existem outras que ligam para o candidato chamando-o para entrevista de uma vaga que não existe e se aproveitam do desespero para vender um pacote caríssimo de recolocação. Por isso, é importante entender tudo que existe no mercado para você buscar a melhor opção para o seu momento profissional.

* Consultorias de recrutamento - As consultorias, muitas vezes, chamadas de headhunters são especializadas em buscar profissionais com o perfil que as empresas buscam, sendo assim, elas são contratadas por pessoas ou instituições para fazer o recrutamento.

Essas consultorias precisam criar um banco de dados para atender à demanda das empresas que contratam seus serviços de recrutamento, por isso divulgam muitas vezes as oportunidades em suas páginas na Internet, onde é possível se candidatar ou enviar o currículo para uma futura oportunidade. Por isso, busque as consultorias que mais estão próximas do seu objetivo e cadastre o seu currículo.

Para você começar as suas buscas, veja as consultorias mais conhecidas: Michael Page, Hays, Page Personnel e Robert Half.

* Redes sociais - Atualmente, cada vez mais as redes sociais são fontes de busca de oportunidades e também de avaliação de candidatos como, por exemplo: o Facebook , o Twitter e o LinkedIn.

Você precisa buscar na sua rede o que tem ligação com o seu interesse, mas posso dizer que as opções são enormes, desde blogs, páginas no Facebook, até lista de e-mails e grupos no WhatsApp.

Ter uma página em uma rede social profissional é uma excelente estratégia e o LinkedIn é umas ferramentas mais utilizadas pelos recrutadores na atualidade, seja empresa ou headhunter, por conter de forma rápida e pratica todas as informações relevantes sobre o candidato, como: experiências, cursos, contatos, recomendações de trabalho, entre outros.

Além disso, através dele você fica sabendo das oportunidades de seu interesse, das notícias do mercado e pode encontrar profissionais que podem ajudá-lo ou indicá-lo para alguma oportunidade.

 

Palavras-chave: | talento | recrutamento | seleção | desemprego |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.