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25/05/2016
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Como manter um alto nível de empregabilidade?

Por Villela da Matta para o RH.com.br

Empregabilidade é a capacidade de obter, manter e, se necessário, reencontrar um trabalho satisfatório e gratificante. Esse conceito foi aplicado pela primeira vez pela pesquisadora Emma Pollard e o diretor de pesquisas James Hillage, do Institute for Employment Studies, da Inglaterra.

Quanto maior for sua empregabilidade, maior será sua chance de manter sua carreira em ascensão mesmo em épocas de crises - como a que estamos vivendo -, e de se recolocar rapidamente no mercado caso você esteja à procura de emprego. Além disso, quando você avalia e aumenta sua empregabilidade, você também expande seu potencial e é capaz de estabelecer objetivos mais desafiadores e recompensadores.

A partir do trabalho de Pollard e Hillage, foram identificados quatro componentes fundamentais para que você possa desenvolver e aumentar sua empregabilidade:

1. Qualidades empregáveis: referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes valorizados pelo setor do mercado no qual você atua. Elas dividem-se em:

a) Qualidades básicas - atributos pessoais essenciais, que também podem ser definidos como valores pessoais. Por exemplo: responsabilidade, integridade, honestidade.

b) Qualidades intermediárias - conjunto de qualidades que compreendem:
1. As qualidades específicas para exercer determinadas funções.
2. As qualidades pessoais (necessárias para seu desenvolvimento profissional. Por exemplo: motivação e iniciativa).
3. As qualidades-chave (necessárias para obter bons resultados ao trabalhar com outras pessoas. Por exemplo, comunicação e liderança).

c) Avançadas - são as qualidades que contribuem para a performance organizacional (por exemplo: trabalho em equipe, autogerenciamento, visão estratégica e outras).

2. Capacidade de mobilização: possuir qualidades não basta. É necessário mobilizá-las, isto é, ser capaz de aplicá-las de acordo com o contexto para gerenciar sua carreira, potencializar a busca de emprego e desenvolver uma abordagem estratégica.

Por isso, o segundo componente da empregabilidade é a capacidade de mobilização. Veja como essa capacidade se aplica aos três contextos abaixo:
a) O gerenciamento da carreira requer:
- Autoconsciência, que implica conhecimento de seus pontos fortes.
- Consciência das oportunidades, que implica saber identificá-las e aproveitá-las.
- Habilidade de tomar decisões para fazer as melhores escolhas.

b) Potencializar a busca de emprego requer:
- A utilização das habilidades de comunicação e de construção de networking (ou rede de relacionamentos).
c) O desenvolvimento de uma abordagem estratégica requer:
- Flexibilidade e adaptabilidade às exigências do mercado (saber usar suas competências e habilidades em diferentes contextos e manter-se sempre atualizado. A atualização constante é um fator de extrema importância para evitar career gaps, ou lacunas em sua carreira).
- Expectativas realistas (ter objetivos viáveis e possíveis de serem realizados).

3. Apresentação pessoal: trata-se da capacidade de apresentar e "vender" ao mercado suas qualificações. Isso inclui, principalmente, transmitir uma excelente imagem.

4. Domínio das circunstâncias: consiste na análise das circunstâncias internas e externas que influenciam sua empregabilidade, bem como o desenvolvimento de estratégias para amenizar circunstâncias negativas ou que te limitam (se houver). As circunstâncias podem ser internas ou externas. As internas dizem respeito a você (por exemplo: responsabilidades familiares que o impedem de aceitar um ótimo emprego, porém em outra cidade). As circunstâncias externas dizem respeito ao mercado (por exemplo: a área na qual você atua está passando por um período de retração).

 

Palavras-chave: | crescimento profissional | empregabilidade | competência |

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